
Se você for um estudante internacional procura de uma graduação ou pós-graduação ministrada em inglês, talvez você previsse de um curso preparatório de inglês antes de começar os estudos acadêmicos no exterior. Foi pensando sobre isso que criamos este guia essencial sobre pre-sessional English courses, que também pode ser chamado de cursos pré-sazonais, pré-sessão ou pré-temporada em português.
O que significa pre-sessional?
Os pre-sessional English courses são cursos de inglês projetados para ajudar estudantes internacionais a se prepararem para as demandas de fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior ministrada na íngua inglesa e atender aos requisitos de proficiência para a admissão. Estudar em um país anglófono como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia, exige um nível adequado de fluência para que os estudos universitários sejam bem-sucedidos.
Os cursos pré-sazonais procura melhorar as habilidades dos estudantes internacionais para que eles não enfrentem grandes dificuldades em uma graduação ou pós-graduação no exterior. Além disso, a qualidade do ensino e a equivalência das qualificações diferem entre os países, portanto, as universidades tomam medidas para garantir que os alunos estrangeiros sejam capazes de aproveitar ao máximo os estudos acadêmicos. Nesse caso, melhorar a proficiência no inglês pode fazer toda a diferença.
Aos pesquisar por cursos pre-sessional, você se deparará com nomes diferentes, mas que significam a mesma coisa, como:
- Pre-sessional course
- Pathway
- Foundation
- Summer Institute
- Academic English
Observação: Em resposta à pandemia da Covid-19, universidades do mundo inteiro adotaram o ensino online enquanto ainda não for seguro retomar as aulas presenciais. Isso significa que a maioria dos cursos será ministrada online, inclusive os pre-sessional de inglês. Quando for possível novamente, os cursos continuarão no campus.
Por que fazer um curso preparatório de inglês?
Pelo propósito do pre-sessional English course, já dá para entender bem as vantagens de optar por um desses cursos:
- Para desenvolver e melhorar as habilidades na língua inglesa com um foco acadêmico – escrita, leitura, conversação, compreensão oral e mais;
- Para se familiarizar com o sistema acadêmico do país e com as habilidades de estudo necessárias para frequentar a sua universidade interacional;
- Para ajudá-lo a desenvolver a sua independência acadêmica no exterior;
- E também para se familiarizar com as instalações da universidade antes de começar a sua graduação ou pós-graduação.
O que você aprenderá em um curso preparatório de inglês
Neste tipo de curso, você desenvolverá novas habilidades e melhorará as que você já tem a fim fazer a sua graduação ou pós-graduação no exterior. Pensa só: cursar uma universidade no Brasil, em um sistema de ensino que você conhece e na sua língua nativa, já é bastante exigente e desgastante. Imagina no exterior, em um novo sistema de ensino e em um idioma estrangeiro? O curso pré-sazonal ajudará a amenizar os desafios antes do início dos estudos acadêmicos.
Nele, você aprenderá:
- Escrita acadêmica: gramática, pontuação, ortografia, dissertação e relatório, estilo e referência acadêmica, como evitar plágio, etc.
- Compreensão oral e conversação em ambiente acadêmico: pronúncia, como tomar notas em sala de aula, como participar de discussão e debates, como participar ativamente das aulas, etc.
- Pesquisa: citação, referências bibliográficas, uso de publicações acadêmicas, etc.
- Habilidades para apresentações;
- Trabalho em grupo;
- Pensamento analítico e crítico.
No final do curso, é bem comum passar por provas e precisar entregar diferentes trabalhos que comprovarão a sua proficiência no inglês e o quanto você conseguiu desenvolver as suas habilidades durante os estudos. Algumas universidade avaliam inclusive participação em sala de aula e desempenho em trabalhos em equipe.
A nota na prova final do curso pré-sazonal, em vários casos, pode ser usada para atender ao requisito de proficiência para a admissão na sua graduação ou pós-graduação de interesse.
Algumas universidades que oferecem pre-sessional English course
- University of Warwick, Reino Unido
- University of Southampton, Reino Unido
- University of Leeds, Reino Unido
- Humber College, Canadá
- Torrens University, Austrália
- University of Bridgeport, Estados Unidos
Requisitos para a admissão nesse tipo de preparatório
Algumas universidades aceitam uma nota mínima de 4.5 no IELTS ou equivalente, enquanto outras pedem 5.5 ou 6.0, dependendo da área acadêmica que o estudante quer cursar depois. No entanto, quase sempre o resultado mínimo obrigatório em uma prova oficial de proficiência será menor do que a universidade exige para a admissão em uma graduação ou pós-graduação.
Às vezes, quando o candidato tem todos os requisitos acadêmicos adequados, mas não consegue a nota mínima no IELTS ou outro teste oficial, ele recebe uma admissão condicional. Assim, ele consegue fazer o pre-sessional English course e melhorar a proficiência no idioma antes de começar a graduação ou pós-graduação.
Leia também: O que é admissão condicional?
Qual é a duração do curso?
A duração do curso pode variar de acordo com a necessidade de cada estudante. Nesse caso, você e a instituição determinam por quanto tempo estudará inglês para atingir a proficiência adequada, baseado na sua nota no IELTS ou equivalente. Sendo assim, os pre-sessional English courses durante de seis a 41 semanas.
O mesmo acontece com o número de aulas por semana. Cada universidade tem ofertas diferentes. Veja alguns exemplos:
- University of Warwick (Reino Unido): 10 horas por semana
- University of Missouri (Estados Unidos): No mínimo 20 horas por semana
- Humber College (Canadá): 18 horas por semana
- Western Sydney University (Austrália): 20 horas por semana
- University of Otago (Nova Zelândia): 23 horas por semana
Valores dos pre-sessional English courses
Cursos mais curtos de seis a dez semanas costumam ter preços de no mínimo £ 2.000 no Reino Unido (ou equivalente em outras moedas), onde esse tipo de preparatório é mais popular. Já opções mais longas de 20 a 40 semanas podem chegar a £ 7.000 ou £ 8.000.
Mais vantagens (além do aprendizado do idioma)
Sabemos que você deve estar ansioso para começar logo a sua graduação ou pós-graduação no exterior, mas um curso preparatório de inglês tem vantagens que vão além do aprendizado:
- Fazer amizade com outros estudantes internacionais e trabalharem juntos para melhorar a fluência dentro e fora das salas de aulas;
- Aprender mais sobre a cultura e tradições do país (alguns cursos incluem até mesmo passeios e excursões);
- As salas de aulas costumam ser menores, assim cada aluno recebe a atenção e assistência personalizadas que precisar.
Leia também:
A admissão condicional nos Estados Unidos
Um curso de inglês de curta duração é suficiente para aprender um novo idioma?