Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Da graduação à pós-graduação: o que você precisa para continuar os estudos acadêmicos

Fazer o seu mestrado logo após a graduação? Você precisa de uma pós-graduação? O mestrado é essencial a carreira que você quer seguir? Esta e outras respostas neste artigo!

Da graduação à pós-graduação: o que você precisa para continuar os estudos acadêmicos

Alguns estudantes formam-se na graduação prontos parar adentrar o mercado de trabalho, enquanto outros optam por aproveitar o momento e embarcar imediatamente em uma pós-graduação, continuando assim a carreira de estudos acadêmicos. Não existe uma única escolha certa. O fundamental é considerar todas as suas opções, objetivos e interesses para escolher o caminho mais adequado de acordo com a sua situação individual.

 

Neste artigo, publicado originalmente pelo Hotcourses Abroad, nós ouvimos as estudantes de pós-graduação Gabriella Baker e Nia Griffiths sobre como optaram por uma pós-graduação. Além disso, analisamos as razões mais comuns para continuar os estudos acadêmicos e quais são as profissões específicas que requerem o aprofundamento do seu conhecimento e habilidades em uma pós a fim de exercer a profissão.

 

Razões para fazer uma pós-graduação

 

Há um número de razões pelas quais os estudantes escolhem fazer uma pós-graduação. Para esclarecer um pouco a questão de acordo com uma experiência pessoal, nós conversamos com a estudante de Ciências Psicológicas da University College London (UCL), Gabriella Baker. “Eu escolhi a minha pós-graduação por causa de um propósito bem específico, que é poder cursar um doutorado de Psicologia Clínica, porque eu quero me tonar uma psicóloga clínica no futuro”, explica.

 

Gabriela conta que o seu curso de graduação foi relevante e a preparou para o mestrado. “Nós estamos estudando muitas coisas que eu já havia aprendido na minha graduação.  Eu acho que eu teria dificuldade se eu não tivesse estudado o comportamento e cognição cerebral no meu bacharelado de Ciências Naturais”, relata.

 

Ao citar as razões para a escolha do mestrado, Gabriela diz: “Por eu mesma já ter feito terapia, eu tinha um interesse na área e queria ajudar outros jovens que pudessem estar passando pelo mesmo que eu”.

 

Alguns estudantes sabem muito cedo que eles querem fazer uma pós-graduação, antes mesmo de começarem a graduação. No entanto, outros tomam essa decisão ao longo do bacharelado, após terem uma ideia mais clara sobre os seus interesses na área.

 

De acordo com Gabriella, “há uma grande variedade em relação ao que as pessoas [da sua sala de mestrado] estudaram na graduação, alguns fizeram Neurociência, mas há também alguns ex-alunos de Letras e também engenheiros”.

 

“Eu concluí a universidade em 2016 e estava tentando guardar dinheiro para continuar em Londres, então estava trabalhando como garçonete. Depois, e consegui um emprego no NHS [serviço de saúde pública do Reino Unido] porque queria trabalhar no setor público. Foi só nesse momento que eu decidi que queria me inscrever em uma pós-graduação”, Gabriela adiciona.

 

 

Ela nos contou que estava preocupada com o intervalo entre o término da sua graduação e o início da sua pós-graduação. “Eu estava com medo de ser mais velha do que todo mundo no meu curso porque esperei uns dois anos para me decidir pelo mestrado, mas a sala é bem variada. Alguns de fato vieram direto da graduação, porém há um estudante que já tem até doutorado e outros que são estudantes mais velhos”, enumera.

 

fazer uma pós-graduação no exterior

 

Eu PRECISO de uma pós-graduação?

 

Enquanto alguns estudantes escolhem fazer um mestrado para se especializar em alguma área específica que lhes interessem, outros querem começar em uma carreira que exige mais estudos acadêmicos.

 

Para se formar um Direito no Reino Unido, por exemplo, o bacharelado tem três anos e depois é necessário fazer também um ano de Diploma de Pós-Graduação em Direito (Graduate Diploma in Law – GDL). Nos Estados Unidos, Medicina e Direito são consideradas áreas de pós-graduação, o que significa que o estudante precisa primeiramente concluir uma graduação. Saiba mais sobre isso aqui!

 

Se você acha inconveniente estudar mais um ano para poder exercer a profissão, a boa notícia é que, tanto no Reino Unido quanto Estados Unidos, você pode ter se formado em qualquer área de estudo antes de passar para o diploma de Direito e se tornar um advogado.

 

Por outro lado, para ser um terapeuta ocupacional, você precisará de uma qualificação de pós-graduação. Este tipo de profissão tem uma grande responsabilidade e demanda habilidades especificas que não são ensinadas apenas na graduação. Primeiramente, você precisará de um bacharelado em algum campo relacionado, como Biologia, Psicologia ou outra área de ciências.

 

Então, o que isso significa? Preciso ou não de uma pós-graduação? Basicamente, se você já tem uma carreira em mente, pesquise quais são os passos que você precisa seguir até ela ou então conversar com algum especialista da sua universidade. Desta forma, você consegue passar direto para um mestrado com as qualificações que você já tiver.

 

E se a minha graduação for de área diferente do mestrado que eu quero cursar?

 

Se você optar por um curso que não tenha uma ligação direta com o mestrado de seu interesse, você pode entender como mudar de área conversando com a equipe de admissão da universidade para saber se é possível converter a sua qualificação acadêmica. Nunca é tarde demais para fazer algo novo!

 

Você também pode conversar com a equipe acadêmica antes mesmo de escolher a sua graduação e perguntar se é possível passar para o seu mestrado de interesse a partir da área de estudo de bacharelado que você pretende cursar, assim eles te ajudam a manter-se no caminho mais adequado.

 

Como a maioria dos estudantes escolhem a área de graduação aos 18 anos, não é nenhuma surpresa que muitas não saibam exatamente qual carreira querem seguir ou o que fazer depois da universidade. Entretanto, após concluir o seu diploma de bacharelado ou até mais tarde na vida, os seus interesses e planos podem mudar e você se decida por outra profissão.

 

Se a sua graduação for completamente diferente do mestrado, tente primeiro conversar com a universidade onde você pretende cursar a pós-graduação. Algumas instituições e alguns cursos pedem um diploma na área ou cinco anos de experiência profissional. Quem sabe você tem os requisitos necessários, mesmo que a sua formação seja em outro campo.

 

Uma forma de conseguir admissão em uma universidade é tentar fazer trabalho voluntário ou um estágio na área que você procura estudar no mestrado.

 

“Eu sempre tive uma ideia do que eu queria fazer e a Ludoterapia era algo que me interessava muito durante a minha graduação”, conta Nia Griffiths, graduada em Ciência Política e Social na Goldsmith University.

 

Ela preocupava-se se a sua graduação não fosse suficiente para o mestrado que ela gostaria de cursar. “Eu consegui fazer um curso de abordagens observacionais psicanalíticas para trabalhar com famílias, crianças e jovens. Este curso é um pré-requisito para um doutorado em Psicoterapia Psicanalítica para Crianças e Adolescentes”, ela explica.

 

Ou seja: pode haver um curso que te prepare com os requisitos que você precisa para o seu mestrado ou doutorado e, por fim, chegar à sua carreira almejada.

 

Encontre o seu curso de pós-graduação no exterior!

 

Leia também:

Como se preparar para uma pós-graduação no exterior

Como encontrar o seu MBA no exterior

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.1K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.3K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.4K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.4K