Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Diplomas profissionais ou acadêmicos: qual é a escolha certa para você?

Entenda diferença entre diploma profissional e diploma acadêmico e qual seria a melhor opção para os seus estudos e carreira.

Diplomas profissionais ou acadêmicos: qual é a escolha certa para você?

Durante a sua pesquisa para estudar no exterior, você provavelmente encontrou qualificações definidas como profissionais ou acadêmicas. Você se perguntou qual é a diferença entre elas? Exploramos os detalhes do que diferencia esses dois tipos de cursos aqui nesse artigo.

 

Um debate de longa data entre os estudantes internacionais é qual qualificação é melhor entre um diploma profissional e um grau acadêmico. Há certa confusão sobre qual é a definição exata de cada um, se um diploma universitário é uma qualificação profissional e quais são os diplomas que resultam em mais bem pagos ou bem-sucedidas.

 

Estamos aqui para ajudar a entender as suas opções. É hora de descobrir quem ganha na batalha entre diplomas profissionais e acadêmicos!

 

O que é um diploma profissional?

 

Um curso profissionalizante possui um currículo focado e específico que visa desenvolver suas habilidades em uma área distinta de especialização. O objetivo de um diploma profissional é garantir que você esteja pronto para uma carreira em uma determinada área e tenha recebido a formação necessária para começar a trabalhar. Grande parte do seu tempo de estudo será dedicado ao treinamento prático e no mundo real.

 

Os cursos profissionais procuram preencher a lacuna entre o mundo acadêmico e a indústria. Um diploma dessa natureza geralmente inclui estágios obrigatórios no setor e trabalhos como parte de seu currículo.

 

A aplicação prática do conhecimento e da teoria é essencial. A conclusão do curso é geralmente obrigatória para conseguir trabalhar em campos específicos. Em alguns casos você precisa inclusive de uma licença oficial de algum órgão regulamentador do setor.

 

Alguns exemplos de diplomas profissionais:

 

  • Engenharia
  • Farmácia
  • Arquitetura
  • Psicologia
  • Educação
  • Enfermagem
  • Medicina
  • Direito

 

Leia também: O que são diplomas profissionais?

 

O que é um diploma acadêmico?

 

Um diploma universitário acadêmico é projetado para promover o pensamento crítico e se concentra mais em tarefas orientadas por pesquisa em várias áreas ou disciplinas acadêmicas.

 

Os diplomas acadêmicos não são necessariamente projetados para uma orientação profissional específica, por isso muitas vezes levam a serem considerados “cursos generalistas”. No entanto, eles desenvolvem um amplo conjunto de habilidades que pode ser aplicado em variados campos.

 

Isso não quer dizer que as áreas de especialização não façam parte dos graus acadêmicos. Com um desses diplomas, você pode se concentrar em áreas de interesse ou especificidade, tanto em graduação quanto em pós-graduação. Isso pode ser até com um determinado setor em mente.

 

Alguns exemplos de diplomas acadêmicos:

 

  • Tecnologia da Informação
  • Ciência da Computação
  • Administração de Empresas
  • Marketing
  • Ciências Naturais
  • Gestão
  • Línguas
  • Matemática

 

Quais são as principais diferenças entre diplomas profissionais e acadêmicos?

 

Em primeiro lugar, existem alguns pontos críticos a serem lembrados ao avaliar os diplomas profissionais e acadêmicos:

 

  • Diplomas profissionais são qualificações acadêmicas de ensino superior;
  • São necessários diplomas profissionais para o exercer certas profissões;
  • Os diplomas acadêmicos não formam em carreiras ou funções profissionais especializadas ou específicas e podem ser usados ​​em vários campos e configurações de carreira;
  • Os diplomas profissionais geralmente demoram mais para serem concluídos do que os acadêmicos;
  • Os profissionais podem ter critérios de qualificação adicionais, como exames da ordem, testes de licenciamento e programas de trainees;
  • Um diploma de bacharel profissional não é o mesmo que um diploma de bacharel.

 

 

Uma forma de pensar sobre a diferença entre os diplomas profissionais e acadêmicos é que o primeiro está fortemente voltado para o desenvolvimento da prática profissional, enquanto o último nutre a disciplina acadêmica e uma abordagem teórica das disciplinas.

 

Os graus profissionais irão equipá-lo com um conjunto de habilidades claramente definido, enquanto os acadêmicos irão adicionar um amplo conjunto transferível de habilidades ao seu arsenal.

 

Quais são os benefícios de um diploma profissional?

 

O principal benefício de um diploma profissional é que ele fornece uma trajetória mais direta e um plano de carreira claro. Se você é um estudante que tem uma ideia muito boa do que gostaria de buscar profissionalmente, esse tipo de curso seria uma aposta certeira. Você deve avaliar claramente suas habilidades acadêmicas, aptidões e objetivos futuros antes de fazer sua escolha.

 

Alguns dos outros benefícios de buscar um diploma profissional são os resultados favoráveis ​​da graduação para essas qualificações. Embora os diplomas sejam projetados com carreiras específicas em mente, as habilidades que você vai adquirir podem ser transferidas para outras esferas e lhe dar uma vantagem.

 

Você terá vantagem no mercado de trabalho e boas perspectivas de emprego. Em alguns casos, o seu salário inicial será maior do que no caso de um diploma acadêmico.

 

Lembre-se de que a competição por vagas em diplomas profissionais é bastante alta e, portanto, você precisa garantir todos os requisitos de admissão e se inscrever o mais cedo possível.

 

Quais são os benefícios de um diploma acadêmico?

 

Aceitar a opção de estudar um diploma universitário acadêmico traz alguns pontos positivos. A primeira é que você receberá uma boa base acadêmica com exposição a uma ampla variedade de assuntos e conhecimentos, com potencial para se especializar. Você obterá habilidades essenciais que serão muito úteis após a formatura, incluindo comunicação, pesquisa, pensamento crítico e colaboração.

 

Um diploma acadêmico também pode ser um caminho para uma qualificação profissional, se no início de seus estudos você estiver um pouco inseguro sobre sua formação acadêmica ou carreira.

 

Os graus acadêmicos também abrirão as portas para uma variedade de opções de carreira e campos de estudos. Na verdade, a qualificação muitas vezes é crítica para ajudar os alunos a descobrir seus interesses e direção. Você será incentivado a usar sua imaginação e criatividade durante o curso, o que o ajudará em qualquer caminho que decida seguir.

 

Algumas das carreiras que você pode construir depois de estudar um diploma acadêmico:

 

  • Marketing
  • Recursos humanos
  • Artes criativas
  • Educação
  • Gestão
  • Meios de comunicação
  • Relações públicas

 

Que tipo de curso devo escolher?

 

A escolha entre um diploma profissional e acadêmico dependerá de uma série de fatores-chave, incluindo:

 

  • Seus interesses e objetivos
  • Seu conjunto de habilidades e talentos
  • Seus objetivos de carreira
  • Sua personalidade
  • Seu orçamento

 

Em primeiro lugar, a decisão está muito ligada ao fato de você ter uma ideia clara do tipo de profissão que gostaria de ingressar e da progressão na carreira profissional que gostaria de alcançar. Também depende se você é mais orientado para a prática ou gosta de pesquisar e questionar a teoria.

 

Você pode precisar de tempo para se autoavaliar e descobrir uma área de estudo ou especialização que lhe interesse e, neste caso, um diploma acadêmico seria melhor. No entanto, se você está comprometido com uma carreira específica e já sabe o que quer, então um diploma profissional é para você.

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K