
Quando você está sentado em frente a sua televisão, em uma ligação no celular, ou com o ouvido colado em um radinho (como na música dos Titãs), não pensa no caminho inteiro que a informação tem que percorrer para chegar até você. São cabos, satélites, sinais, redes, equipamentos, serviços, fibras ópticas... Todo o necessário para que a mensagem atinja o receptor sem interrupção. Este é o objeto de estudo do engenheiro de telecomunicações.
E dizendo assim, parece até simples. Mas esta é uma das mais abrangentes áreas da engenharia. Tem forte foco em elétrica e eletrônica, e o profissional pode trabalhar em companhias telefônicas (de serviços fixos ou móveis), com a transmissão de dados, em emissoras de televisão, em estações de rádios, com redes de computadores, entre outras opções.
Entrevista: Engenharia da Computação na Washington State University.
Engenharia de Telecomunicação
O mercado de trabalho é encorajador e o que não falta são boas oportunidades. E este cenário só tende a melhorar. A Copa e as Olimpíadas no Brasil vão exigir que a infraestrutura do setor de telecomunicações esteja preparado para a magnitude destes eventos.
Como é o curso de Engenharia de Telecomunicação no exterior?
As especializações são o forte das universidades internacionais nesta área. As pós-graduações em Engenharia de Telecomunicações no exterior costumam variar o foco de estudo: telecomunicações para celulares, sistemas e sinais, transmissão de dados, sistemas de comunicação wireless, implementação de redes, sistemas móveis e muito, muito mais.
São mestrados e doutorados em telecomunicações que proporcionam a oportunidade de se aprofundar no seu assunto de interesse dentro desta área, frequentando aulas e, simultaneamente, realizando uma pesquisa acadêmica, que deverá resultar, na conclusão do curso, em uma tese final.
Os cursos de telecomunicação costumam dar uma grande ênfase na indústria, com termos e aulas mais técnicas; mas também desenvolvem as habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança dos estudantes.
Onde estudar Engenharia de Telecomunicações no exterior?
Pós-graduações em Engenharia de Telecomunicações nos Estados Unidos |
Pós-graduações em Engenharia de Telecomunicações na Inglaterra |
Pós-graduações em Engenharia de Telecomunicações na Austrália |
Requisitos para a admissão de estudantes estrangeiros
Para ser admitido em uma especialização em engenharia de telecomunicações em uma universidade internacional, o estudante estrangeiro precisa comprovar a conclusão de uma graduação em alguma área relacionada à engenharia ou à telecomunicação.
Deverá providenciar os seus documentos e diploma de bacharelado traduzidos para o inglês por um profissional tradutor reconhecido oficialmente. Além disso, é obrigado a atingir a nota mínima exigida pelas universidades em alguma prova de fluência em inglês, o IELTS ou o TOEFL.
Entre nos perfis das universidades no Hotcourses Brasil, e clique nas opções “Visite website” ou “Peça informações”, para checar o processo seletivo específico de cada uma delas. Se quiser conhecer melhor as universidades faça o download gratuito do catálogo universitário, e encontre informações importantes sobre as instituições.