Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Estudar Arquitetura e Construção no exterior

Entenda o que significa estudar Arquitetura e Construção para a sua futura carreira e onde encontrar cursos no exterior nessas áreas

Estudar Arquitetura e Construção no exterior

As áreas de Arquitetura e Construção lidam com planejamento, projetos e montagem de estruturas, sistemas, paisagens e ambientes edificados, incluindo também manutenção e restauração.

 

Encontre seu curso no exterior

 

Por que estudar Arquitetura e Construção?

 

Arquitetura e Construção estão no centro do desenvolvimento dos ambientes que vivemos e ocupamos todos os dias. Basta olhar ao seu redor – estamos sempre construindo coisas! Casas, edifícios, shoppings, complexos de escritórios, sistemas de transporte, áreas de uso comum, praças, parques, monumentos e muito, muito mais. Você verá obras em andamento o tempo todo, em especial em cidades grandes ou com grandes populações.

 

Normalmente, esses ambientes têm a função principal de acomodar populações em crescimento ou paisagens em evolução conforme as áreas de tornam mais desenvolvidas. Ou então para renovar o que já existe, à medida que sofre desgastes naturais. Também há construções por diversos outros motivos, como celebrar ou homenagear alguém e conectar lugares.

 

Além de uma forte qualificação acadêmica e diversas possibilidades profissionais, ao estudar Arquitetura e Construção, você ganha um conjunto importantíssimo de habilidades e competências:

 

  • Solução de problemas;
  • Interpretação de dados e informações;
  • Pensamento lógico, analítico e crítico;
  • Desenvoltura com diferentes softwares;
  • Noção espacial;
  • Visão inovadora e de futuro;
  • Atendimento ao cliente.

 

Esses são apenas alguns exemplos. Outra característica marcante da profissão é viajar bastante para conhecer outros projetos, trabalhos, sociedades, culturas e tendências. É sair da sua bolha e aprender com o que for diferente, entender como as pessoas vivem e interagem com o ambiente ao redor em outras partes do país e do mundo.

 

E, além de tudo isso, são áreas que lhe permitem ser artístico e analítico em uma só profissão. Poético, né?

 

Para quem são as áreas de Arquitetura e Construção?

 

A imaginação e a capacidade de criar uma grande ideia a partir do nada são peças centrais da Arquitetura e Construção. Também é necessária uma dose de praticidade para basear seus projetos no mundo real a fim de atender aos requisitos e necessidades de cada cliente.

 

O profissional da área precisa de muita atenção aos detalhes, organização, planejamento, gestão do tempo para atender a diferentes prazos e habilidade interpessoais para lidar com pessoas, tanto colaboradores quanto clientes.

 

Além disso, você precisa ser uma pessoa interessada em renovar os seus conhecimentos o tempo todo, porque a Arquitetura e a Construção são áreas em constate evolução – novos conceitos, tendências, ideias, processos, produtos, materiais surgem o tempo todo, especialmente com o foco crescente em sustentabilidade. A sua profissão nunca será estática.

 

Quais os requisitos para cursos de Arquitetura e Construção?

 

Os estudantes interessados em cursos de Arquitetura e Construção precisarão, quase sempre, de desenvoltura em disciplinas de Matemática, Artes, Ciências e Geografia. Além disso, a grande maioria das universidades exige um portifólio com exemplos do seu trabalho ou então uma prova prática como parte do processo de admissão.

 

Qualquer experiência relevante que você tenha acumulado, como atividades extracurriculares ou voluntariado, e a demonstração do seu interesse pela área contarão a seu favor.

 

Como? Estagiando (mesmo que sem remuneração) em um canteiro de obras ou tendo um conhecimento abrangente sobre um arquiteto específico que você admira, por exemplo.

 

Mas não deixe de verificar os requisitos de admissão diretamente com a universidade de seu interesse, porque eles variam entre nível e área de estudo, localização, instituição, entre outros fatores.

 

O que você pode estudar?

 

Dentro da classificação “Arquitetura e Construção”, encontra-se uma série de oportunidades acadêmicas que você pode escolher estudar no exterior. Aqui vão alguns exemplos:

 

  • Arquitetura;
  • Ambiente Edificado;
  • Construção;
  • Manutenção e Restauração de Edifícios;
  • Planejamento e Mobilidade Urbano;
  • Gestão de Propriedade;
  • Agrimensura;
  • Design de Interiores;
  • Paisagismo;
  • Administração de Obras;
  • Urbanismo;
  • Luminotécnica;
  • Projeção Digital;
  • Designer Gráfico;
  • Sustentabilidade;
  • Estudos de Patrimônio.

 

Estudar Arquitetura e Construção no exterior

 

Quais carreiras são possíveis com um diploma de Arquitetura e Construção?

 

Os graduados com uma qualificação acadêmica de Arquitetura e Construção podem seguir uma série de planos de carreira – inclusive em todas as áreas listas no item anterior.

 

Você pode se tornar arquiteto, planejador urbano, agrimensor, especialista em restauração e até mesmo professor e pesquisador, só para mencionar algumas carreiras.

 

À medida que as cidades se desenvolvem rapidamente ao nosso redor para acompanhar a economia e a população, novas oportunidades e carreiras surgem com um papel fundamental na criação de mundos inteiros.

 

Só na arquitetura, por exemplo, você pode desempenhar diferentes funções ou se especializar em ramos variados. Veja os exemplos do site Vive Decora:

 

  • Arquitetura de Edificações;
  • Arquiteto Urbanista;
  • Arquiteto de Interiores;
  • Arquiteto Luminotécnico;
  • Arquiteto Consultor;
  • Arquiteto Paisagista;
  • Arquiteto de Restauro e Revitalização;

 

O que combina mais com você, seu conjunto de habilidade e seus planos profissionais? Leia nosso artigo sobre como mapear o seu plano de estudos e carreira.

 

Com um diploma em Arquitetura e Construção, você pode trabalhar no setor público ou privado, abrir o seu próprio negócio, ser autônomo ou freelancer. As opções são inúmeras!

 

Onde estudar Arquitetura e Construção no exterior?

 

Bem, aqui as opções também são inúmeras! Veja alguns exemplos de universidades renomadas no exterior que oferecem opções acadêmicas, de preparatórios a doutorados, na área:

 

 

Não se esqueça de clicar em “Mais informações” para entrar em contato direto com a universidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o curso, requisitos etc.

 

Encontre o seu curso de Arquitetura e Construção no exterior

 

Agora que você já tem todas as informações essenciais, chegou o momento de escolher onde estudar Arquitetura e Construção no exterior! E nós temos uma ferramenta excelente que lhe ajudará a encontrar resultados de acordo com as suas preferências e objetivos. Use o nosso Selecionador de Cursos!

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K