Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

A área de estudo de Engenharia de Áudio no exterior

O que faz o engenheiro de áudio ou de som e quais universidades oferecem o curso de Engenharia de Áudio no exterior

A área de estudo de Engenharia de Áudio no exterior
2395

O áudio é uma parte integral de qualquer experiência multimídia moderna – da música, televisão, cinema e games. Todos eles precisam dos elementos sonoros para ficar perfeitos e oferecerem a melhor experiência do usuário. A Engenharia de Áudio ou Engenharia de Som é responsável pelo processamento e criação dos áudios usados nestas mídias. O engenheiro desta área manipula o som.

 

Diferente da Engenharia Acústica, que capta e manipula o áudio por recursos eletrônicos e mecânicos, além de trabalhar com o design de ambientes com o intuito de melhorar a qualidade do som, a Engenharia de Áudio trabalha diretamente com equipamentos de gravação e manipulação, de transmissão e emissão do áudio, seja criando-os, os instalando ou os operando.

 

Visão geral sobre a área

 

O profissional cria e refina áudios com propósitos específicos. Na música, em geral, o objetivo é a mixagem dos sons de diferentes instrumentos para que atinjam a combinação perfeita, sem que nenhum instrumento se sobressaia. Nos filmes, a tarefa principal do engenheiro de áudio é isolar sons importantes para as cenas e remover barulhos desnecessários que possam distrair a audiência. Já em animações ou em games, normalmente não há nenhuma outra fonte sonora além das vozes dos personagens. Todos os sons são criados posteriormente, por meio de uma variedade de técnicas e truques para emular certos sons.

 

A Engenharia de Áudio não é exatamente considerada uma disciplina totalmente da engenharia, como a civil, elétrica e mecânica. Por esta razão, acabaram surgindo outros termos para os profissionais, como técnico de áudio e sound mixer (mixador de som), dependendo do setor onde estão inseridos.

 

Estrutura típica do curso de Engenharia de Áudio

 

Inevitavelmente, apesar de uma base teórica engenharia elétrica, acústica, mídias, computação, música, entre outras disciplinas de base, o curso de Engenharia de Áudio é bastante técnico e prático, com aulas em estúdios e laboratórios de som.

 

Alguns exemplos de cursos de Engenharia de Áudio no exterior

 

A JMC Academy, na Austrália, tem um Bacharelado de Tecnologia Criativa com especialização em Engenharia de Áudio e Produção de Som. Segundo o site oficial da instituição, o curso foi projetado para os interessados em trabalhar em estúdios de som profissionais, gravando faixas e mixando e editando gravações de áudio ou então em trabalhar nos bastidores de eventos ao vivo, do cinema, da televisão e do rádio.

 

Esta é uma das mais importantes graduações de Engenharia de Áudio da Austrália; a JMC tem estúdios profissionais com as mais recentes tecnologias do setor para o uso exclusivo de seus estudantes, que trabalham em colaborações diretas com os cursos de Cinema e Música. O bacharelado tem duração de seis trimestres e é oferecido nos campi de Brisbane, Melbourne e Sydney. Sua grade curricular preparará os estudantes com conhecimento avançado e aplicado de eletrônica e acústica e estenderá os conceitos de áudio às mídias mixadas, como TV, cinema e rádio.

 

Um dos estúdios profissionais da JMC à disposição dos estudantes de Engenharia de Áudio. (Fonte: site oficial da JMC.)

 

A JMC também tem uma opção de Diploma de Engenharia de Áudio e Produção de Som de apenas dois trimestres, que é bem mais técnico e voltado à indústria do áudio – mesas de áudio digital, console analógico e equipamentos de som ao vivo. Os estudantes também usarão os estúdios da Academia.

 

O Musicians Institute (MI), nos Estados Unidos, tem uma Escola de Engenharia de Áudio. Ela oferece Associates de Artes, que são cursos similares a graduações tecnológicas, de seis a nove meses de duração, em cinco áreas de performance instrumental combinadas com a Engenharia de Áudio: baixo, percussão, guitarra, tecnologia de teclado, e vocais.

 

Além disso, há também o Certificado de Engenharia de Áudio, de seis meses, e o Certificado de Engenharia de Áudio/Som Ao Vivo ou Pós-Produção. Todos os estudantes da área do MI aprenderão a trabalhar nos ambientes profissionais atuais do setor, desde estúdios de gravação e casas de shows até estúdios de pós-produção e de cinema. Os cursos possuem elementos de treinamento prático e o MI tem instalações e equipamentos modernos, laboratórios 24 horas, e organiza palestras e workshops com famosos profissionais da área.

 

Assista ao vídeo sobre a vida estudantil no Musicians Institute, nos Estados Unidos:

 

 

Carreiras em Engenharia de Áudio

 

Como um engenheiro de áudio, você pode seguir diferentes caminhos profissionais:

 

  • Análise forense de áudios;
  • Engenharia do som ao vivo;
  • Consultoria em acústica;
  • Audiologia;
  • Engenheiro de estúdio/gravação;
  • Pós-Produção;
  • Freelancer;
  • Gerência de casas de shows;
  • Gerência de artistas;
  • Broadcasting.

 

As opções são inúmeras e relacionadas à música, televisão, rádio, cinema, games, etc.

 

(Com informações do site differencebetween.net.)

 

Leia mais:

A área de Engenharia de Software no exterior

A área de Engenharia de Produção no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A área de estudo de Engenharia de Áudio no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...