Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Por que estudar Pintura & Desenho no exterior?

Os cursos de Pintura & Desenho no exterior: a área de estudo, exemplos de cursos e caminhos profissionais

Por que estudar Pintura
377

Você tem desenvoltura artística? Sempre gostou de desenhar, rabiscar, colorir, contornar, criar personagens ou paisagens? Experimentar formas, cores, papeis e materiais diferentes? Já até mesmo criou um estilo artístico e identidade visual próprios?

 

Tem vontade de desenvolver as suas técnicas e conhecimentos e transformar o seu talento em uma carreira profissional? Isto é possível com um curso de Pintura & Desenho no exterior!

 

Visão geral da área

 

Os pintores são responsáveis por algumas das expressões mais provocantes e duradouras da cultura visual, seja ela clássica ou contemporânea. O seu trabalho nos possibilita acompanhar a história da sociedade e as descobertas artísticas de cada período da humanidade. O pintor ou desenhista conversa com o mundo por meio de sua arte.

 

Apesar de manter tradições ao longo do tempo, a área de Pintura e Desenho está constantemente à procura de experimentações para expandir e redefinir as suas crenças e os seus limites.

 

A área com certeza evoluiu imensamente. Do óleo aos softwares, o artista tem um leque de possibilidades para se expressar e criar a sua carreira profissional.

 

Estrutura geral do curso

 

Pintura & Desenho costumam ser uma área de estudo acadêmica oferecida pelo Departamento ou Faculdade de Artes, Artes Visuais ou Artes Liberais das universidades estrangeiras. Os cursos procuram explorar as diversas abordagens, histórias e formas da pintura e do desenho.

 

A intenção é instigar a experimentação e os estudos individuais e independentes a fim de ajudar cada um dos estudantes a encontrar a sua própria voz artística. Desta forma, os cursos de Pintura & Desenho possuem muitos módulos práticos para que os estudantes treinem o máximo possível antes de se graduarem.

 

Por isso, é muito importante verificar se a universidade tem diferentes instalações para os estudos práticos, como estúdios, suítes e galerias de arte, e também se ela oferece diferentes materiais e equipamentos para que você tenha oportunidade de experimentar técnicas diversas e concluir os estudos com um portfólio completo de trabalhos – e, muito provavelmente, uma carreira já encaminhada.

 

Em várias universidades do exterior, as áreas de Pintura e de Desenho são independentes, mas interdisciplinares. A grade curricular dos dois cursos contém matérias em comum. Ou então, mesmo matriculado em Pintura, o estudante pode cursar matérias de Desenho, e vice-versa, e colaborar com professores e outros alunos dos dois cursos, além de participar de projetos e exposições em conjunto.

 

No geral, a grade curricular dos cursos de Pintura e Desenho incluem disciplinas de pintura a partir de um modelo, pintura digital, graphic novel, materiais e métodos, produção 3D, fotografia digital, história da arte, história da mídia, crítica, estudos visuais, entre várias outras.

 

Como trata-se de um programa prático em sua quase totalidade, o processo seletivo normalmente exige a apresentação de um portfólio de trabalhos de cada candidato.

 

Exemplos de cursos de Pintura & Desenho no exterior

 

A Southern Utah University, nos Estados Unidos, tem um Bacharelado de Belas Artes em Artes de Estúdio com ênfase em Pintura, Desenho e Gravura. Basicamente, um curso de arte e design, ele permite que o estudante receba toda a base fundamental das três áreas de ênfase para conceituar, processar, produzir, criticar arte e compreender o seu contexto histórico e estilístico de pensar, falar e escrever e também de se relacionar com a sociedade.

 

A graduação tem quatro anos de duração e é ministrada pela Faculdade de Artes Performáticas e Visuais da SUU.

 

O Bacharelado de Belas Artes em Pintura da Ball State University, também nos Estados Unidos, tem uma grade abrangente de artes visuais com disciplinas de animação, cerâmica, desenho, vidro, metais, fotografia e arte intermidiática, gravura, escultura, comunicação visual (design gráfico) e ensino.  

 

O curso exige a conclusão de 120 créditos e inclui oportunidades de estágio, prática, aprendizado imersivo, viagens de campo e estudos no exterior.

 

A University of Canterbury, na Nova Zelândia, também oferece um Bacharelado de Belas Artes em Pintura de quatro anos de duração ministrado pela Faculdade de Artes. O curso tem como objetivo ampliar os horizontes em artes visuais, multimídia e design antes dos estudantes começarem a se especializar em pintura.

 

Caminhos profissionais em Pintura & Desenho

 

Os estudantes que se formam em Pintura e Desenho têm muitas opções de carreiras profissionais. Eles podem se tornar:

 

  • Artistas profissionais;
  • Diretores de galerias de artes;
  • Consultores artísticos;
  • Conservadores de artes;
  • Críticos de artes;
  • Historiados;
  • Professor de artes;
  • Curadores.

 

E muito mais! Os profissionais têm oportunidades de trabalhar em galerias de artes, museus, espaços alternativos, casas de leilão, universidades... É possível abrir sua própria galeria ou ser contratado em uma diversidade de setores.

 

Em um âmbito mais contemporâneo, o pintor/desenhista pode criar graphic novels, trabalhar com softwares 3D e outras novas tecnologias.

 

Leia mais:

Por que estudar Comunicação Visual no exterior?

Por que estudar Artes Visuais no exterior?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Por que estudar Pintura

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...