Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que é Undergraduate Education?

Undergraduate education são cursos acadêmicos de graduação. Quais qualificações você pode estudar no exterior na “undergraduate education”?

O que é undergraduate education?
14197

Undergraduate education é qualquer estudo de ensino superior cursado depois do ensino médio e antes dos estudos de pós-graduação. Normalmente, os estudantes neste nível têm 18 anos ou mais. Em alguns dos destinos de estudo mais famosos, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, a qualificação mais famosa é a graduação e a mais importante é a graduação com Honras (o Honours Degree, no inglês). Este é comumente o primeiro diploma conquistado por um estudante após ter terminado o colegial e a maior qualificação possível da undergraduate education.

 

A palavra undergraduate significa “estudante ou universitário que ainda não colou grau”. Ou seja, basicamente qualquer estudante que esteja cursando a sua primeira qualificação acadêmica para graduar-se, “colar grau”, e receber um diploma de graduação.

 

Encontre sua universidade

 

Tipos de qualificações da undergraduate education

 

Os diplomas explicados abaixo são os mais comuns oferecidos por universidades internacionais dentro da undergraduate education.

 

1. Bacharelado

 

Um diploma de bacharelado é a qualificação mais cursada neste nível. Os mais comuns são os de Artes e os de Ciências, mas depende muito da área de estudo desejada pelo estudante.

 

Ele pode ser:

 

  • Bacharelado de Artes (Bachelor of Arts – B.A.);
  • Bacharelado de Ciências (Bachelor of Science – B.S.);
  • Bacharelado de Belas Artes (Bachelor of Fine Arts – B.F.A.);
  • Bacharelado de Trabalho Social (Bachelor of Social Work – B.S.W.);
  • Bacharelado de Engenharia (Bachelor of Engineering– B. Eng.);
  • Bacharelado de Ciência em Relações Públicas (Bachelor of  Science in Public Affairs – B.S.P.A.);
  • Bacharelado de Ciência em Enfermagem (Bachelor of Science in Nursing – B.S.N.);
  • Bacharelado de Filosofia (Bachelor of Philosophy­ – B.Phil.) 

 

Geralmente um bacharelado é de “Artes” ou de “Ciências” em alguma área específica. Por exemplo: Bacharelado de Artes em Psicologia ou Bacharelado de Ciências em Sistemas da Informação. Isto significa que o foco da grade curricular variará de acordo com a nomenclatura do diploma.

 

Os bacharelados de artes têm disciplinas fundamentais mais abrangentes voltadas para as artes liberais, como humanas, literatura, história, ciências sociais, comunicação e idiomas estrangeiros. Já os bacharelados de ciências costumam exigir mais créditos acadêmicos e são focados em uma área de estudo específica, geralmente com teor técnico e científico, como engenharia, tecnologia, matemática, ciência da computação, enfermagem e bioquímica – apesar de algumas universidades ter concentrações mais diferentes especializadas, por exemplo, um bacharelado de ciências em música.

 

Você também pode estudar uma graduação que divide os seus estudos em duas áreas, permitindo que você conclua o curso com dois títulos de bacharelados:

 

  • Graduação Conjunta: Joint Bachelor, Degree ou Undergraduate;
  • Graduação Dupla: Double Degree ou Dual Degree;
  • Graduação Combinada: Combined Degree, Bachelor ou Undergraduate/Graduate.

 

Em alguns países, o Dual Degree e Combined Degree significam que você se forma com dois diplomas, podendo ser dois bacharelados no período de um ou então um bacharelado e um mestrado em apenas cinco anos de estudos em um ritmo acelerado.

 

Diferenças entre os bacharelados dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá

 

Estados Unidos x Reino Unido

 

No Reino Unido, uma graduação dura três anos e o estudante cursa uma grade curricular específica desde o início. Há opções de cursos acadêmicos mais curtos que resultam em um diploma de ensino superior, no entanto, não possibilitam a admissão em uma pós-graduação, por não possuírem créditos suficientes.

 

  • Certificate of Higher Education (CertHE): Um ano de duração em período integral ou dois anos em meio período;
  • Diploma of Higher Education (DipHE): Dois anos de duração em período integral.

 

Saiba como se preparar para o ensino superior no Reino Unido.

 

Já nos Estados Unidos, as graduações duram quatro anos. No primeiro ano, os estudantes cursam uma série de matérias abrangentes de base, similares às cursadas no ensino médio, mas com conteúdo mais aprofundado. Apenas no segundo ano, eles decidirão qual área de estudo específica eles gostariam de estudar. Esta área de “especialização” é chamada de major e ditará quais matérias os estudantes cursarão nos próximos três anos de estudos. Aproximadamente 50% das disciplinas que o estudante escolhe para formar a grade curricular do bacharelado devem estar relacionada à sua major.

 

Algumas universidades americanas oferecem também áreas secundárias chamadas de minor, que não precisam ser necessariamente relacionadas à sua major, a área de estudo principal, e exigem uma quantia bem menor de créditos acadêmicos. A grade curricular de bacharelados nos Estados Unidos também inclui “aulas eletivas” ou “opcionais” (elective classes), que os estudantes podem escolher dentre uma enorme variedade de matérias em qualquer departamento, portanto de caráter mais interdisciplinar, a fim de completar o número de créditos exigidos para a graduação e ampliar o horizonte dos estudantes.

 

Na Austrália, os bacharelados têm três anos de duração. Se você tiver um desempenho exemplar durante o seu bacharelado, a sua instituição australiana pode permitir que você faça um ano adicional de estudos – ou seja, quatro anos no total – para se graduar “com honras”, e conseguir um Bachelor’s Degree (Honours). O título de Honours no seu diploma demonstra que você fez o ano adicional e cursou uma carga maior de estudos. Isso pode ser muito bom para a sua carreira tanto profissional quanto acadêmica.

 

A Austrália tem um setor de Treinamento e Educação Vocacionais muito forte no país, o VET (Vocational Education and Training), uma parceria entre o governo nacional e a indústria para oferecer qualificações de caráter mais prático. Os cursos servem como uma primeira qualificação do ensino superior e/ou treinamento para o mercado de trabalho; e são oferecidos por instituições do governo chamadas de TAFE – Technical and Further Education (Educação Técnica e Continuada) ou por institutos particulares.

 

Saiba mais sobre as TAFE aqui.

 

No Canadá, a duração do bacharelado depende da província e território onde a instituição está localizada.

 

  • No Quebec, única província do país com uma maioria francófona (79% de sua população fala oficialmente o francês), o bacharelado tem três anos ou mais de duração. Há também opções de programas vocacionais, como Diploma de Estudos de College Técnica (3 anos), Certificado de Treinamento Pré-Trabalho (2 anos), Certificado de Treinamento para um Comércio Semiespecializado (1 ano), Diploma de Estudos Vocacionais (de 600 a 1.800 horas), entre outros.
  • Nas demais províncias e territórios canadenses, o Treinamento Técnico e Vocacional dura de um a quatro anos, o Diploma de College leva de um a três anos, e o bacharelado, de três a quatro anos.

 

Diferença entre undergraduate e graduate

 

A diferença principal é o que o termo graduate no inglês, geralmente, significa pós-graduado; enquanto que, no português, graduado significa ter um bacharelado. Undergraduate são os primeiros diplomas do ensino superior, portanto as graduações. Já os graduate e postgraduate são as pós-graduações. Em alguns lugares, o graduate significa mestrado ou diplomas de pós-graduação e postgraduate são os pós-mestrados e doutorados.

 

2. Associate’s Degree

 

Os Associate’s Degrees são similares às graduações tecnológicas. Eles podem ser o primeiro curso após o ensino médio e, por serem mais curtos do que uma graduação, são uma opção para os estudantes que querem desenvolver uma carreira, mas não possuem tempo ou recursos financeiros para cursar um bacharelado integral.

 

Por ensinar a base e os fundamentos na área de estudo escolhida pelo estudante, o diploma serve também como um preparatório para uma graduação, sendo possível, com a conclusão do Associate’s Degree, conseguir a transferência para o terceiro ano de uma graduação.

 

Nos Estados Unidos, eles são ministrados em faculdades comunitárias e são concluídos em dois anos. Quem terminar um desses associates, normalmente, o estudante consegue entrar no segundo ou terceiro ano de uma graduação de quatro anos de duração em uma universidade americana. Por isso, eles são comumente chamados de “cursos de transferência”. Isto porque a grade curricular do Associate’s Degree inclui disciplinas cursadas nos dois primeiros anos de uma graduação tradicional. A vantagem é que as faculdades comunitárias costumam ser bem mais baratas.

 

No Canadá, o Associate’s Degree está disponível na província de British Columbia e também tem dois anos de duração. Como nos EUA, os estudantes que concluírem um destes cursos podem transferir os créditos acadêmicos para um bacharelado de quatro anos de duração em uma universidade tradicional.

 

Você também encontra opções de Associate’s Degree na Holanda, Reino Unido, Hong Kong, Austrália, entre outros países.

 

Leia mais sobre as vantagens de se cursar um Associate’s Degree aqui.

 

3. Qualificações intermediárias

 

Qualificações intermediárias

 

Preparatórios ou “cursos de base”  

 

Os preparatórios normalmente equivalem aos dois primeiros anos de um bacharelado. Estas qualificações são mais vocacionais ou técnicas por natureza, e darão ênfase a uma carreira específica. Ela pode ser cursada em período integral (como um bacharelado) ou parcial, e a faculdade pode ser afiliada a uma universidade, facilitando a transferência.

 

Você pode optar por um Foundation of Arts (FdA), Foundation of EngineeringFoundation of Science (FdSc), entre outras áreas. Cada uma delas tem uma grade curricular diferente, com disciplinas funsamentais – chamadas de base – a fim de preparar os estudantes para um bacharelado ou para uma carreira profissional.

 

Como mencionado acima, o Reino Unido também tem uma série de diplomas intermediários equivalentes a dois anos de um bacharelado: os Higher National Diplomas (HND), os Diplomas of Higher Education (DipHE) e o Certificado de Ensino Superior (Certificate of Higher Education – CertHE), equivalente ao primeiro ano de um bacharelado.

 

Os cursos preparatórios estão disponíveis no mundo inteiro e podem receber diferentes nomes:

 

  • Foundation program/course ou Foundation Pathway;
  • Pathway program/course ou University Pathway;
  • Preparation course;
  • Bridge Program ou Bridging Program;
  • International Year One (especificamente para estudantes estrangeiros).

 

Os cursos podem variam não só em nome, mas também em duração, formato e propósito, dependendo do país, universidade e curso. No entanto, de maneira geral, são programas mais curtos e vocacionais, que precedem um bacharelado.

 

Saiba mais sobre os cursos preparatórios aqui.

 

Como os cursos de graduação são ministrados e avaliados?

 

Os cursos de graduação costumam ser lecionados com aulas e seminários combinados a estudos independentes. Alguns cursos também incorporam um ano de estudos no exterior ou de estágio em uma empresa real para proporcionar experiência prática ao estudante.

 

Os estudantes de undergraduate courses são avaliados com uma série de trabalhos acadêmicos: dissertações, projetos, portfólios, apresentações e provas. Nos Estados Unidos, há dois períodos principais de exames: mid-term, as provas na metade do termo (normalmente, um trimestre); e finals, provas que concluem uma disciplina.

 

Leia mais:

O processo seletivo nos Estados Unidos

O processo seletivo no Reino Unido

O que são HonorsDegrees?

O que são Major e Minor?

Começar os estudos nos Estados Unidos em uma universidade ou em uma faculdade comunitária?

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é undergraduate education?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

23683

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

9928

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

3783