Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Guia essencial: como escolher o seu curso online

Os cursos online se tornarão uma opção quase obrigatório durante a pandemia para estudantes que ainda desejam um curso no exterior. Mas qual é a melhor escolha para você?

Guia essencial: como escolher o seu curso online

Para muitos, tanto os que pretendem estudar no exterior quanto os que são admitidos no Brasil, ir para a universidade não é só conseguir uma formação de qualidade, como também mudar-se de casa, tornar-se independente e aprender habilidades sociais importantes para o futuro. No entanto, no momento atual, ter uma experiência completa no campus não será mais uma opção possível tão cedo, enquanto houver o perigo iminente de contágio do coronavírus. E agora?

 

Com a incerteza de quando as universidades poderão reabrir suas portas em segurança novamente, mais e mais estudantes do mundo inteiro estão sendo obrigados a considerar alternativas além das aulas presenciais. E os cursos online, que já eram uma escolha atraente para quem tem uma vida agitada, passaram a ser o principal plano B. Ninguém precisa desistir dos estudos e o faz do conforto do lar.

 

As vantagens do ensino online

 

Por que considerar um curso online nesse momento

 

Os cursos online são úteis para uma variedade de estudantes. Você pode ser um adulto que quer estudar sem prejudicar a rotina profissional; ou então um jovem aprendiz que não quer perder tempo entre a conclusão do ensino médio e o início do ensino superior, mesmo sem poder sair de casa. Nestas e diversas outras situações, o curso online é uma opção viável.

 

Muitos estudantes se preocupam que o diploma não terá o mesmo peso ou não será valorizado por futuros empregadores só porque foi cursado online. No entanto, isso é uma concepção errônea. Se a universidade, faculdade ou empresa de treinamento que ministra o ensino virtual é uma instituição legítima, reconhecida oficialmente, então não há com o que se preocupar. O diploma terá o mesmo valor que o de um curso presencial.

 

Uma notícia ainda melhor é que um número crescente de universidades e faculdades tem oferecido ensino online ou a distância de alta qualidade. Atualmente, há mais de 450 cursos online do Reino Unido listados no site WhatUni, inclusive em áreas como Negócios, Psicologia e Medicina.

 

Entretanto, com o número cada vez maior de opções disponíveis em instituições renomadas, surge a dúvida de como escolher o melhor curso online para você. Por isso, a fim de ajudar na sua escolha, criamos um guia essencial com todos os fatores importantes a serem considerados.

 

1. O provedor mais adequado

 

A beleza dos cursos online é poder estudá-lo de qualquer parte do mundo. Você não precisa se mudar para onde a universidade está localizada. Isso significa que você tem o mundo nas suas mãos e pode optar pela melhor qualidade possível sem sair de casa.

 

Você não fica limitado às universidades perto da sua casa e também não precisa do enorme investimento de mudar-se de país para estudar no exterior. O ensino online abre as portas de instituições do mundo inteiro com a educação da melhor qualidade.

 

Independentemente do que preferir, verifique com cuidado a legitimidade da provedora do curso, seja uma universidade, faculdade ou empresa de treinamento. O governo de cada país mantém programas de regulamentação e registro oficial para evitar fraudes e garantir a qualidade do ensino oferecido pelas de instituições de ensino do país.

 

As listas costumam ser publicadas em sites oficiais e atualizadas com regularidade. Veja três exemplos:

 

 

Há também universidades especializadas em cursos online, como a UniSA Online da Austrália e as britânicas Arden University e a The Open University. Mas agora, com a pandemia da Covid-19, inúmeros campi do mundo inteiro estão adaptando os seus cursos em versões online para atender à demanda dos estudantes nativos e internacionais e garantir a segurança e bem-estar de todos.

 

Ao pesquisar por universidades, use diferentes fontes e recursos que indiquem a qualidade do ensino, como os rankings globais, que se baseiam em uma série de indicadores de padrões de qualidade para a avaliação.

 

2. A duração dos estudos

 

Como encontrar o seu curso online

 

A melhor coisa dos cursos acadêmicos online é que você segue no seu próprio ritmo, em período integral ou meio período, de acordo com a sua situação particular. Enquanto a grande maioria das graduações tradicionais leva no mínimo três anos para serem concluídos, os cursos online podem durar até seis anos. (Alguns duram oito!)

 

Isso acontece para que o aluno encaixe os estudos na sua rotina e não vice-versa. Assim, progride mais lentamente, com uma carga horária diferente da presencial.

 

Antes de se comprometer com qualquer universidade, considere quanto tempo terá à sua disposição por semana para dedicar aos estudos e em quantos anos você gostaria de concluir o curso. A partir das suas preferência, procure opções que atendas à sua demanda de tempo.

 

Embora os cursos online proporcionem mais tempo para a conclusão, é comum que haja prazos e limites para concluir aulas, conteúdos, provas e trabalhos. Por exemplo, todo o conteúdo de uma disciplina fica à disposição do estudante por seis meses e depois sai do ar no portal. Portanto, você precisa se programar para concluir essa matéria em um semestre, mesmo que no seu ritmo, antes que perca a validade.

 

3. Totalmente independente X Aprendizado híbrido

 

Vários cursos online são projetados para serem totalmente independentes. Nestes casos, os estudantes têm acesso a todos os materiais e conteúdo e seguem sozinhos ao longo dos estudos. Pode ser por videoaulas, apostilas, áudios, etc., e até uma combinação de todos esses recursos, mas não há interação direta com os professores. Para quem tem dúvidas, há email, chats ou salas de discussões virtuais.

 

No entanto, há provedores que oferecem a experiência de “aprendizado híbrido”, combinando o aprendizado online tradicional com atividades virtuais mais interativas. Isso envolve uma mistura de estudos online independentes, no seu ritmo, e aulas com horários marcados por chamada de vídeo ou webinários. Dessa forma, você consegue interagir virtualmente com o professor e colegas de estudos de todas as partes do mundo.

 

O aprendizado híbrido de algumas universidade também pode ser estudos independentes a distância combinados a encontros presenciais no campus em datas determinadas.

 

O que funciona melhor para você dentro destas opções? Se você acha vantajoso ter esse encontro virtual regular com professores e outros alunos, pode se interessar pelo método híbrido. Mas quando o curso requer a presença física em um centro de estudos de vez em quando, você precisa avaliar se conseguirá atender à exigência, especialmente se isso significar viajar para o exterior.

 

4. Métodos de avaliação

 

Um fator importante na escolha de qualquer programa acadêmico, não apenas online, é como o seu conhecimento será avaliado. Em alguns cursos virtuais o seu desempenho é acompanhado pelo andamento das aulas e também na entrega de projetos. Outros usam métodos mais tradicionais, como provas.

 

Escolha um curso que use métodos de avaliação com os quais você se sente confortável e também que acredite serem eficientes. Se você vira uma pilha de nervos com exames, tem a chance de optar por um programa com outros formatos de avaliação – redações, trabalhos em grupo, pesquisa, quizz, exame online com consulta, entre outros tipos de tarefas.

 

Verifique se a universidade na qual você estiver interessado não exige a presença em algum centro físico para prestar os exames periodicamente. Isso acontece em alguns provedores.

 

5. Grade curricular

 

Como escolher o seu curso online

 

Saber quais matérias você terá também é essencial em qualquer estilo de estudos. Na busca por cursos online, certifique-se de analisar como será a sua grade curricular, quais módulos são obrigatórios e se há módulos opcionais à sua escolha. Eles devem estar de acordo com a sua área de estudo e seus objetivos de carreira.

 

A grade curricular de uma graduação de Administração de Empresa em uma universidade, apesar de ser a mesma área de estudo, pode diferir amplamente em reação a de outras. Isso acontece porque cada curso tem um foco distinto em um campo específico da Administração de Empresas ou leciona sobre a área em diferentes setores.

 

Compare as grades curriculares dos cursos e quais disciplinas elas incluem. Você cursará tudo o que precisa para a sua futura carreira?

 

6. Uma área de estudo X duas áreas combinadas

 

Se você não consegue se decidir entre duas áreas de estudo, há uma opção chamada joint ou combined degree (algo como “curso conjunto” ou “curso combinado”), que permite ao estudante cursar duas áreas de estudo ao mesmo tempo e se formar com uma qualificação em dois campos do saber. Ou então há a escolha de major e minor, que funcionam como a área de estudo principal e outra secundária, sem necessidade de serem relacionadas ou ministradas pela mesma faculdade/departamento.

 

Diversos cursos online são conjuntos. Por exemplo: você pode escolher a área de Criminologia sozinha, ou estudar Criminologia e Direito em um curso online combinado.

 

7. Suporte estudantil

 

Estudar online pode ser uma experiência solitária, no sentido de estar em casa e não em uma sala de aula cercado por outros estudantes. Mas isso não deve significar não ter acesso ao suporte adequado ou a oportunidades de networking.

 

Como a universidade oferece apoio aos alunos a distância? Quais são os serviços de suporte à disposição? Você tem acesso a um email direto com a universidade ou a chamadas individuais com os seus professores? Com que frequência receberá feedback sobre o seu desempenho e trabalhos? Regularmente ou apenas nas avaliações?

 

Não foque apenas no suporte acadêmico. Uma experiência completa deve incluir também o apoio pessoal aos estudantes, por exemplo, com opções de bolsas de estudo e questões de bem-estar. Mesmo que você não sinta necessidade destes serviços no momento, é interessante saber que terá acesso a eles caso as suas circunstâncias mudem ao longo do curso.

 

Um serviço vital que a universidade deve dispor é o planejamento de carreira e empregabilidade. Como eles ajudarão os alunos online a procurar por oportunidades profissionais, experiência de trabalho e contatos com pessoas do setor?  A instituição precisa ter um plano para proporcionar as experiências que acontecem com mais facilidade em cursos presenciais (como feiras de carreira e palestrantes convidados).

 

Para a maioria das pessoas, conseguir um diploma acadêmico é o passo fundamental para a sonhada carreira profissional. No caso dos cursos online, há ainda motivações como melhorar a carreira, subir de função ou mudar de setor. Se a empregabilidade for uma das suas razões principais para procurar por um curso online, procure se informar como a universidade ajuda os estudantes e qual é a porcentagem de empregabilidade dos ex-alunos.

 

8. Recursos virtuais

 

Como escolher o seu curso online

 

Nos cursos online, todos os materiais de estudo, como apresentações, videoaulas, livros e atividades interativas acontecem em um ambiente virtual, normalmente por um portal de estudos. Algumas universidades também fornecem recursos físicos como apostilas para impressão, embora isso não seja uma obrigação da instituição.

 

De maneira geral, o estudante tem acesso a uma série de ambientes online, como chats, salas de discussões, página de perguntas e respostas, questionários, material de apoio, etc.

 

No caso dos estudantes que moram próximos ao campus, há a oportunidade de usar as instalações do campus quando necessário, como laboratórios de informática e biblioteca.

 

9. Requisitos de admissão

 

Engana-se quem acha que, por ser online, o processo de seleção para graduações ou pós-graduações a distância é fácil. Levemente menos exigentes que dos cursos pessoais, os requisitos de admissão variam de universidade para universidade e também dependem da área e nível de estudo, mas ainda assim incluirão uma série de fatores como conclusão do ensino médio, proficiência no inglês e histórico escolar.

 

Entretanto, há, sim, opções de cursos online sem qualquer tipo de requisito de admissão – basta o interesse e os meios financeiros para bancar os estudos. A Open University é um exemplo de instituição “aberta a todos”, sem processo de seleção. As únicas exigências são padrão básico de conhecimento de programas de computador e boa compreensão da língua inglesa.

 

10. Taxas de ensino

 

As taxas de ensino costumam ser um fator decisivo. Os cursos online são, tipicamente, mais baratos do que os presenciais, embora sempre haja exceções. Para a universidade, os gastos são menores para ministrá-los; para os estudantes, significa uma economia, pelo menos, com transporte até o campus. No caso de estudantes internacionais, se economiza com passagens aéreas, conversão da moeda, visto de estudante, acomodação e custo de vida no exterior.

 

Mas você deve estar preparado para bancar pelas taxas de ensino, que podem variar amplamente. No Reino Unido, por exemplo, vão de £ 3.000 a £ 9.250 ou mais para graduações, dependendo da área de estudo.

 

Leia também:

Preparar-se para o aprendizado a distância

5 vantagens e desvantagens do curso online

 

(Texto original de Michelle Roberts publicado no WhatUni. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.2K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.6K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.6K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.6K