Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que são os Massive Online Open Courses (MOOCs)?

Saiba tudo sobre os Cursos Online Abertos e Massivos: estude com as melhores universidades de graça e sem sair de casa!

O que são os Massive Online Open Courses (MOOCs)?

MOOC é a sigla para Massive Open Online Course. Em português, Curso Online Aberto e Massivo. Eles são cursos à distância ministrados online por muitas universidades, faculdades e escolas do mundo todo. Normalmente, eles estão abertos a qualquer pessoa interessada; um só curso pode admitir até milhares de alunos. O único requisito essencial é ter acesso à internet.

 

Pelo método dos MOOCs, é possível estudar quase qualquer área, inclusive ministradas por algumas das universidades mais famosas do mundo, como Harvard, MIT, Oxford, Cambridge e muito mais. Os seus propósitos são dos mais variados, podendo ser tratados como estudos independentes para indivíduos interessados em um determinado assunto ou como a continuação de um curso completo que você já está seguindo.

 

O que são os MOOCs?

 

O que são MOOCs?

 

O termo surgiu nos Estados Unidos em 2008 para descrever cursos gratuitos, acessíveis e online. Os MOOCs nem sempre resultam em qualificações formais, mas significam que você pode adquirir conhecimento em qualquer área de estudo, no seu ritmo e de qualquer parte do mundo. Você pode usar um MOOC para desenvolver habilidades profissionais, preparar-se para outro curso acadêmico ou explorar um novo interesse.

 

Não há limites e normalmente também não há requisitos de admissão. Você pode cursá-los independentemente de onde você mora ou da sua situação financeira. Como são ministrados online, você pode fazer o mesmo curso que milhares de outras pessoas – por isso se chamam “massivos”.

 

Os MOOCs oferecem aos alunos a opção de estudar algo em profundidade sem as restrições de um curso universitário tradicional. Como os recursos são todos online e não exigem qualificações anteriores, eles estão abertos a qualquer pessoa, não importa se já estudaram ou não a área antes ou se já possuem um bacharelado.

 

Os alunos podem simplesmente seguir o curso em seu próprio ritmo, levando o tempo que precisarem. No entanto, a maioria dos MOOCs está disponível por um período limitado de tempo, então, em vários casos, as aulas online e webinários não estarão disponíveis por mais de um ano ou algum outro período definido. Mas você vai saber disso com antecedência suficiente para se programar e completar os estudos antes dele sair do ar.

 

Plataformas para MOOCs

 

Há algumas plataformas já bastante famosas de MOOCs, que reúnem dezenas, as vezes centenas de cursos online e gratuitos diferentes em um só lugar. Veja exemplos das mais conhecidas:

 

  • Coursera
  • edX
  • Udacity
  • Udemy
  • FutureLearn

 

Todas elas hospedam cursos de universidades renomadas do mundo inteiro. Na grande maioria dos casos, são ministrados em inglês, mas vários já possuem legendas e/ou materiais em idiomas diferentes, inclusive português.

 

O edX, por exemplo, é um provedor norte-americano de cursos online abertos e vários gratuitos, criado em parceria pela Harvard e o Massachusetts Instituto of Technology (MIT). Ele mantém inúmeras disciplinas acadêmicas ministradas pelos professores de ambas as instituições. É a sua chance de fazer um curso de duas das melhores universidades do mundo sem sair de casa e sem pagar nada.

 

Em quase todas as plataformas listadas acima, você encontra diversos cursos gratuitos, no entanto, o certificado de conclusão é pago e tem preços variados normalmente em dólares.

 

Mas há casos dos MOOCs estarem disponíveis diretamente no site da própria universidade, como é o caso do MIT, dos Estados Unidos, e da University of Alberta, do Canadá, e muitas outras.

 

Como os MOOCs funcionam?

 

Os MOOCs geralmente têm datas de início e término específicas. Também têm diferentes datas de início ao longo do ano, assim, se você perder uma, pode se programar para começar o curso em pouco tempo com uma nova disponibilidade.

 

Eles costumam durar semanas, às vezes poucos meses, ao invés dos anos que os cursos universitários tradicionais duram. São quase como disciplinas de uma graduação ou pós-graduação. Se você cursar alguns MOOCs, seria parecido com montar a sua grade curricular com as matérias que te interessam.

 

Durante um MOOC, você usará uma ampla variedade de mídias online e ferramentas interativas para interagir com os professores e os outros alunos, como aulas em vídeo, artigos, discussões, chats, tarefas, quizzes e redes sociais.

 

Devido ao grande número de pessoas fazendo os MOOCs, geralmente você receberá apoio da comunidade de alunos matriculados, assim como de uma equipe de suporte da universidade que oferece o curso ou até mesmo da plataforma onde ele estiver hospedado. O importante é que você saiba que, na grande maioria dos casos, não estará desamparado e poderá encontrar orientação se houver algum problema ou dúvida em relação ao conteúdo.

 

O seu progresso no curso pode ser avaliado por meio de trabalhos revisados e debatidos entre os próprios estudantes ou com testes corrigidos por computador.

 

Os cursos nem sempre oferecem crédito acadêmico, mas podem levar à obtenção de certificados ou ao desenvolvimento de habilidades e aprendizado adicional que melhoram a sua perspectiva profissional. Você pode, por exemplo, acrescentar a conclusão dos MOOCs no seu currículo ou perfil do LinkedIn.

 

6 vantagens dos MOOCs

 

Acho que até aqui, você já tem uma ideia de que os MOOCs proporcionam uma série de benefícios para diferentes objetivos. Mas aqui vão mais algumas vantagens de se fazer um Curso Online Aberto e Massivo:

 

1. “Degustando” um curso

 

Com o MOOC, você pode fazer tipo um test-drive. Como ele é de graça, de curta duração e de qualidade, é como ter um gostinho da área de estudo antes de escolher uma graduação ou pós-graduação completa.

 

2. Flexibilidade

 

Os MOOCs são cursos flexíveis, você pode começar agora e estudar no seu próprio ritmo. Como eles costumam ter um período bem tranquilo de duração – por exemplo, ficam abertos por alguns meses –, você tem liberdade de se programar para estudá-lo como e quanto quiser ao longo dessa janela.

 

Além disso, você sabe quantas horas serão necessárias para se dedicar ao curso antes mesmo de começar.

 

3. Registro gratuito

 

Você pode se registrar gratuitamente em quantos quiser e muitos MOOCs são cursos certificados, ou seja, com qualidade oficialmente reconhecida.

 

4. Feedback

 

Receba e dê feedback aos seus colegas de curso em grupos de discussão com pessoas do mundo inteiro.

 

Em alguns MOOCs, mais de 50.000 alunos estão fazendo as mesmas aulas online e participando das discussões com os professores e colegas. Você pode se envolver e se conectar com pessoas de diversas nacionalidades e históricos, todas interessadas no mesmo assunto que você escolheu para estudar.

 

5. Materiais e recursos

 

Acesse diferentes conteúdos, materiais de estudo e recursos gratuitamente. Inclusive, alguns que você pode baixar e guardar mesmo após o término do curso.

 

6. Qualidade

 

Os MOOCs interativos são desenvolvidos por especialistas em suas áreas nas melhores universidades do mundo todo. As aulas e os materiais são tão bons quanto os ministrados nas próprias instituições.

 

6 vantagens dos MOOCs

 

 

Ficou interessado?

 

Nós temos mais artigos sobre o assunto para você encontrar o seu curso internacional online:

 

 

Com informações do FutureLearn, StudyPortals e University of London.

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K