Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

MBA ou Mestrado: qual é melhor para você?

Entenda a diferença entre MBA e mestrado e descubra qual é a melhor opção para você

MBA ou Mestrado: qual é melhor para você?

Depois de terminar a graduação, você pode entrar para o mermado de trabalho, viajar ou fazer um mestrado. Se você está interessado em aprofundar sua educação e adquirir mais habilidades, um mestrado, o mais conhecido diploma de pós-graduação, pode ser a escolha certa para você. Mas existem diferentes tipos de mestrado, com terminologia variada com a qual talvez não esteja familiarizado.

 

Neste artigo, vamos considerar as semelhanças e diferenças entre um MBA e um Mestrado de Artes (MA), bastante comuns em universidades no exterior, para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre o que é melhor para você.

 

O que é MBA?

 

Este acrônimo significa Master of Business Administration – Mestrado de Administração de Empresas – e é adequado para alunos que estão interessados ​​na área de negócios e finanças. Embora um MBA esteja no mesmo nível que todos os outros mestrados, um MBA difere por se concentrar especificamente no desenvolvimento de habilidades de negócios.

 

Também pode ser necessário ter experiência de trabalho profissional antes de se inscrever para um curso de MBA, o que não é o caso para a maioria dos mestrados. No entanto, a maioria dos cursos de MBA não especifica qual curso você precisa estudar na graduação para ser aceito, o que significa que suas qualificações anteriores não precisam necessariamente ser relacionadas a negócios ou finanças, apesar de ajudar a mostrar seu interesse.

 

Como os cursos de MBA tendem a ser altamente competitivos e exigirem notas altas, eles costumam ser considerados mais conceituados do que outros cursos de mestrado. No entanto, embora isso seja verdade para graduados que buscam desenvolver uma forte visão de negócios, se você quiser uma profissão que não esteja particularmente relacionada a negócios, liderança ou finanças, você deve considerar um mestrado (MA) em um campo que seja mais relevante para seus interesses.

 

Por que estudar um MBA?

 

Conforme descrito, um MBA é apenas um tipo específico de programa de mestrado, o que significa que não é necessariamente melhor do que outros cursos de mestrado. Em vez disso, realmente depende de suas aspirações. Que carreira você deseja seguir? Ter um mestrado ou MBA irá diferenciá-lo de outros candidatos? Você está procurando desenvolver habilidades especificamente nos negócios? Depois de responder a algumas dessas perguntas, você deve saber se deseja fazer um mestrado ou um MBA.

 

Requisitos de admissão para MBA

 

Então, o que você precisa para ser aceito em um MBA? A maioria dos programas de MBA exige que você tenha um diploma de bacharelado ou superior. Se você não tiver uma graduação, ainda poderá ser elegível se for capaz de demonstrar ampla experiência de trabalho.

 

A principal diferença entre um mestrado geral e um MBA é que os cursos de MBA normalmente exigem que os alunos tenham pelo menos três anos de experiência profissional relevante.

 

Há também um exame de admissão específico conhecido como GMAT (General Management Admission Test), que é um teste de múltipla escolha feito em computador. Em geral, uma pontuação de 650-690 é boa e 700 ou mais é ótima, segundo o US News and World Report 2019.

 

O que é mestrado?

 

Um mestrado é o termo para um curso de ensino superior ministrado no nível acima da graduação. Há uma grande variedade de disciplinas para escolher no nível de mestrado, como Mestrado em Ciências Políticas, Mestrado em Engenharia da Computação, Mestrado em Engenharia etc. A estrutura e as expectativas de um mestrado são diferentes dos estudos de graduação.

 

Por exemplo, um curso de pós-graduação normalmente dura entre um a dois anos, dependendo da área de estudo e se você escolheu cursar meio período ou período integral.

 

Um mestrado também envolverá mais estudos e pesquisas independentes, e costuma exigir menos tempo de contato em sala de aula do que na graduação. Portanto, o mestrado é mais rápido do que estudos anteriores e que o conteúdo é mais avançado.

 

Por que estudar um mestrado?

 

Existem muitas razões pelas quais alguém pode optar por obter um diploma de mestre, como, por exemplo:

 

  • Aumentar as perspectivas de emprego e salário;
  • Desenvolver o conhecimento em um determinado campo de interesse;
  • Trabalhar para conseguir um doutorado;
  • Mudar de carreira/setor;
  • Progredir na carreira atual.

 

A melhor coisa sobre um mestrado é que você não precisa ir direto para ele depois de se formar no bacharelado. Você pode tirar um tempo para trabalhar ou descobrir o que deseja fazer antes de embarcar em outro curso. Ao mesmo tempo, você pode seguir seu curso de graduação com um mestrado se souber o que deseja fazer.

 

Requisitos de admissão em mestrados

 

Ao contrário de um MBA, um mestrado geralmente exige uma qualificação de graduação relevante ou semelhante para mostrar seu conhecimento existente e habilidade no campo.

 

Isso também precisará ser demonstrado como parte da sua inscrição. Para alguns cursos, você pode falar com o líder do curso para saber se suas qualificações seriam consideradas aceitáveis. Se você conseguir explicar e demonstrar seus interesses com experiência de trabalho, por exemplo, isso pode ser suficiente para ser aceito. No entanto, isso é algo que você precisa verificar diretamente com o departamento da universidade ou faculdade.

 

Agora você já deve entender a diferença entre um mestrado e um MBA e qual é o mais adequado para você e suas ambições. Seus próximos passos devem ser usar nossa ferramenta de Selecionador de Curso para encontrar um caminho de estudo adequado às suas preferências e qualificações.

 

Leia também:

Como mapear o seu plano de estudos e carreira

O que é pré-mestrado?

Como encontrar o seu MBA no exterior?

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado em Hotcourses Abroad)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K