Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Artes ou Ciências: qual é a melhor escolha de mestrado?

Mestrado de Artes (MA) ou Mestrado de Ciências (MSc): saiba quais são as diferenças e requisitos de admissão dessas pós-graduações no exterior.

Artes ou Ciências: qual é a melhor escolha de mestrado?

Todos nós já encontramos o que pode parecer uma quantidade estonteante de siglas de cursos de graduação, pós-graduação e qualificações acadêmicas no exterior. Daqui a pouco vamos precisar de um diploma só para entender o que todos eles significam...

 

Brincadeiras à parte, hoje vamos nos focar em duas siglas das mais comuns quando o assunto é mestrado no exterior: MA e MSc, ambos qualificações de pós-graduação. Neste artigo, exploramos a diferença entre um mestrado de Artes e um mestrado de Ciências, o que eles significam e algumas de suas características.

 

O que é um MA?

 

Mestrado de Artes no exterior

 

MA é a sigla para Master of Arts – Mestrado de Artes –, uma qualificação de pós-graduação com foco em disciplinas de Ciências Humanas e Sociais. Com frequência, a especialização do curso é bastante específica e lida com um nicho da sua área de estudo.

 

Algumas das áreas mais comuns do MA estudadas incluem:

 

  • História
  • Sociologia
  • Antropologia
  • Literatura Inglesa
  • Línguas
  • Filosofia
  • Belas Artes
  • Arte Performática
  • Jornalismo
  • Arquitetura

 

Leia também: Um curso de Humanas é a escolha certa para você?

 

Na maioria dos casos, os interessados em um MA são formados em uma das disciplinas de Ciências Humanas ou Sociais na graduação e gostaria de continuar se aprofundando na sua área de interesse.

 

Se você está se perguntando sobre a forma com que será avaliado no mestrado, não precisa se preocupar. Dependendo da natureza do seu curso, geralmente a avaliação envolverá uma combinação de exames, trabalhos e artigos.

 

No entanto, para obter um mestrado baseado em pesquisa (researche-based MA degree), você precisará conduzir uma pesquisa independente com a ajuda de um orientador e enviar uma dissertação para avaliação de uma banca. Esse tipo de curso às vezes é chamado de MRes degree ou MA by research.

 

O que é um MSc?

 

Mestrado de Ciências no exterior

 

Um MSc ou Master of Science – Mestrado de Ciências – tem o foco claro em ciências, tecnologia, engenharia e áreas relacionadas à matemática. Em alguns casos, isso se estende a certas disciplinas de ciências sociais também.

 

Leia também: O que são as área de estudo STEM?

 

No mestrado, você irá ampliar e desenvolver o seu conhecimento e expertise em uma área especializada. Geralmente, isso serve para aprimorar o seu perfil profissional, aperfeiçoar as suas habilidades técnicas e prepará-lo para um trabalho mais avançado em um determinado campo ou setor.

 

Algumas das áreas mais comuns de especialização do Mestrado de Ciências incluem:

 

  • Ciência Ambiental
  • Engenharia
  • Ciência da Computação
  • Ciência Biomédica
  • Contabilidade
  • Psicologia
  • Economia
  • Geologia
  • Negócios e Finanças
  • Física

 

Os Mestrados de Ciências são predominantemente profissionais (taught master’s degrees). Eles costumam levar dois anos para serem concluídos em meio período ou um ano em período integral. Também podem incluir módulos de trabalho prático, aulas em laboratório e/ou estágios como parte de seu curso.

 

Quais são as principais diferenças entre um MA e um MSc?

 

Embora existam semelhanças muito claras entre os dois tipos de mestrados, existem pequenos detalhes que os diferenciam:

 

  • Área de especialização - Um MA é focado nas ciências, mas humanidades e sociais com foco, enquanto um MSc tem foco nas áreas de STEM.
  • No exterior, um MA pode representar o mais alto nível de estudos que alguém alcança em um determinado assunto, enquanto com um MSc esse não é o caso.
  • Um MSc pode incluir um estágio prático como parte do programa de estudos.
  • Um MA oferece um foco mais amplo, podendo, por exemplo, permitir uma transferência para um PhD em uma área relacionada, enquanto os diplomas de MSc tendem a ser muito mais afunilados em uma área específica.
  • Os métodos de ensino e a aprendizagem podem ser diferentes entre os dois diplomas, com uma distinção na quantidade de pesquisas e aulas – os MSc geralmente envolvem mais interação presencial com os professores.

 

Além de tudo isso, é comum que os MSc sejam classificados como diplomas profissionais com mais frequência, enquanto um MA é geralmente um diploma acadêmico (academic degree).

 

Um Mestrado de Ciências resultará em opções de carreiras distintas de um Mestrado de Artes. Por isso, é importante avaliar quais são as suas metas e objetivos. Lembre-se de que um MSc tem uma abordagem mais técnica e científica, enquanto um MA é focado na especialização.

 

Uma coisa que pode confundir bastante é que uma mesma área de especialização pode ser oferecida tanto como MSc quanto MA. Contabilidade, por exemplo, pode ser um MSc in Accounting ou um MSc in Accounting. O que os distingue é a grade curricular, os métodos de ensino, se é um diploma profissional ou acadêmico, os orientadores, os resultados após conclusão do curso, entre outros fatores. Portanto, é essencial ficar muito atento a essas diferenças na hora de escolher o seu curso no exterior.

 

Quais são os requisitos de admissão para um MA?

 

Se você pretende estudar para um Mestrado de Artes, precisará atender a alguns dos pré-requisitos abaixo para a sua admissão, que podem variar entre universidades e países. O ideal é certificar-se de verificar diretamente com a sua universidade de interesse quais são eles.

 

Uma diretriz geral de requisitos de admissão para o Mestrado de Artes (MA):

 

  • Um diploma de bacharelado em uma área de estudos relacionada com a que você quer estudar no mestrado, com uma média mínima B, 2:1 ou equivalente.
  • Uma pontuação de 6,5 no IELTS (e 6,0 em cada seção da prova) ou equivalente.
  • Se você pretende estudar nos Estados Unidos, geralmente precisará também de um GPA de 3,0 em uma escala 3,33.
  • Você também pode precisar fornecer evidências de experiência prévias de trabalho ou de conclusão da graduação, como uma dissertação ou projeto.

 

Quais são os requisitos de admissão para um MSc?

 

Para um Mestrado de Ciências (MSc), os requisitos de admissão podem variar dependendo da sua escolha. Isso também se aplica à concorrência por vagas em certas disciplinas mais populares, nas quais os critérios de admissão podem ser ainda mais rígidos.

 

Em geral, você precisará de:

 

  • Um diploma de bacharelado com honras (2:1, média B ou superior) em uma área de estudo relacionada.
  • Em alguns casos, a universidade pode exigir um diploma de pós-graduação ou programa de pré-mestrado em área relacionada.
  • Um pontuação de 6.5 no IELTS(e 6,0 em cada seção da prova) ou equivalente.
  • Para algumas áreas, demonstrar um nível adequado de conhecimento técnico e especializado (por exemplo, uma linguagem de programação).
  • Se você pretende estudar nos Estados Unidos, você precisará de um GPA superior a 3,0 para aceitação em um MSc.
  • Dependendo da área, apresentar um portfólio de trabalhos prévios.
  • Alguns programas também exigem que você faça uma entrevista para uma vaga no curso.
  • Para alguns MSc, é necessário ter experiência de trabalho na área relacionada.

 

Sempre verifique com a universidade os requisitos específicos antes de começar sua inscrição. De fato, a melhor opção é entrar em contato primeiro para tirar todas as suas dúvidas.

 

E quanto às perspectivas após a conclusão do mestrado?

 

O essencial é que você tenha clareza sobre suas prioridades antes de se inscrever para um MA ou MSc. Alguns cursos são projetados especificamente para desenvolver suas habilidades e currículo para o mercado de trabalho, enquanto outros são mais teóricos e acadêmicos, sem muito efeito direto em suas perspectivas de emprego. Mas, lembre-se de que nenhum estudo acadêmico é desperdiçado e que novas funções e empregos são criados constantemente.

 

Muito também dependerá de sua área de interesse, de suas habilidades e do campo que estiver estudando, no que diz respeito às perspectivas após os estudos. Tente combinar o que você estudou com suas aspirações profissionais. Você pode ouvir as pessoas dizerem que um MSc é superior a um MA, mas este não é o caso, pois cada um carrega um prestígio acadêmico diferente e serve como um indicador de sua dedicação para alcançar seus objetivos.

 

Agora que você está atualizado com os graus de MSc e MA, provavelmente deseja explorar suas opções de universidades e países onde estudar. Use nosso Selecionador de Cursos para encontrar opções de acordo com as suas preferências!

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.9K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K