Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que é educação vocacional no exterior?

Conheça os cursos vocacionais e descubra se eles são a escolha mais adequada para você, principalmente se você aprende melhor colocando as mãos na massa.

O que é educação vocacional no exterior?
353

Você teria interesse em um curso com uma pegada muito mais prática do que os programas acadêmicos tradicionais, como as graduações? Tem alguma área específica ou mercado de trabalho em mente? Você aprende melhor em laboratórios, oficinas e situações do mundo real do que em salas de aula? Prefere quando as notas em testes não decidam o seu futuro? Então há sérias possibilidades de a educação vocacional ser a escolha mais adequada para você.

 

O que são os cursos vocacionais?

 

Os cursos vocacionais são particularmente focados em profissões e no objetivo final dos estudantes. Enquanto as graduações e pós-graduações normalmente possibilitam caminhos acadêmicos e profissionais diferentes para você considerar de acordo com a área de estudo que escolher, os cursos vocacionais têm a vantagem de preparar o estudante diretamente para uma carreira específica. Isto significa que ao se formar você não terá aquele momento de indecisão sem saber por onde começar e em qual setor tentar a sorte.

 

A educação vocacional é perfeita para quem já tem um objetivo em mente desde cedo. Ela dá ênfase ao conhecimento mais prático e direcionado exigido por uma série de carreiras, ofícios e trabalhos, diferente da teoria priorizada pelas graduações e pós-graduações.

 

Tipos de qualificações vocacionais

 

Os cursos vocacionais normalmente resultam em um diploma, certificado ou outro documento de conclusão após um ou dois anos de estudo. Da mesma forma que os cursos de graduação são chamados de potsgraduate no Reino Unido e graduate nos Estados Unidos, a educação vocacional recebe diferentes nomes pelo mundo.

 

Veja alguns exemplos:

 

  • Nos Estados Unidos, existem os associate degrees e a Career Technical Education (CTE);
  • No Reino Unido, são os cursos do Business and Tchnology Education Council (BTEC);
  • Na Austrália, são os cursos de Vocational Education and Training (VET), oferecidos pelos institutos TAFE.

 

Onde os cursos vocacionais são ministrados?

 

Além de diversas opções online, os cursos vocacionais são oferecidos por faculdades, community colleges, escolas profissionalizantes, institutos politécnicos ou escolas vocacionais.

 

Qual é o formato dos cursos vocacionais?

 

Os cursos vocacionais, geralmente, podem ser cursados logo após a conclusão do ensino médio. Como indicado acima, eles se diferem das graduações, com aulas tradicionais todas as semanas; e das pós-graduações, em que o estudante se dedica unicamente a uma pesquisa. Embora tenham alguns componentes semelhantes, a educação vocacional possui uma natureza bem mais “mão na massa” do que simplesmente ler apostilas, ouvir o professores e fazer provas.

 

Esse viés prático ajuda os estudantes a aplicar seus conhecimentos desde muito cedo no curso para aprender em situações reais o trabalho que ele realizará após a graduação. De fato, é bastante comum que participem também de estágios ou experiências profissionais em empresas durante os estudos.

 

Os estudantes são avaliados por meio de tarefas e projetos sob supervisão de professores. No entanto, o formato dos exames varia muito de escola para escola.

 

A educação vocacional é a melhor escolha para você?

 

Os requisitos para estudar em um curso vocacional não são tão rígidos quanto os de graduações. Normalmente, você vai precisar de boas notas no seu histórico do ensino médio, principalmente em algumas matérias relacionadas à área que você quer estudar no curso vocacional. Também é comum precisar demonstrar alguma experiência prática relevante ou interesse aprofundado pela área (por exemplo, ter feito trabalho voluntário ou tido um emprego de meio período).

 

Alguns mitos sobre a educação vocacional

 

cursos vocacionais no exterior

 

1. A educação vocacional é válida apenas para ocupações da “classe trabalhadora”

 

A ideia é que os cursos vocacionais preparam os estudantes apenas para trabalhos considerados “braçais”, que envolvem esforço físico. Isso é um mito. Há, sim, uma série de programas voltada aos trabalhos mais artesanais ou fisicamente exigentes, como ferraria, mecânica e construção, mas também há opções em quase todas as áreas – cabelo e beleza, contabilidade, informática, enfermagem, direito, engenharia, etc.

 

Enfim, todas as carreiras são legítimas e essenciais, portanto os cursos vocacionais não devem ser enxergados como “inferiores” do que as graduações e pós-graduações. O que eles oferecem, na verdade, é um caminho mais rápido a uma profissão (por durarem no máximo dois anos enquanto os bacharelados duram no mínimo três) e também o mais barato, por exigir um ano a menos de investimento dos estudantes.

 

2. O curso vocacional é uma opção de estudos mais conveniente e realística

 

Isso é verdade. Um curso vocacional pode ser mais conveniente, acessível e realístico do que uma graduação em uma universidade, especialmente para estrangeiros interessados em estudar no exterior e também para pessoas que já possuem uma vida agitada, com trabalho e família, mas que gostariam de uma nova carreira.

 

3. Todos os cursos vocacionais são acreditados

 

De maneira geral, isso é verdade. O que significa que os cursos vocacionais precisam da aprovação oficial de um órgão acreditador a fim de poder ser ministrado legitimamente e, inclusive, admitir estudantes internacionais. Com uma acreditação, a instituição tem direito a outorgar um diploma ou certificado aos estudantes que concluírem os cursos.

 

Portanto, na hora de escolher o seu curso vocacional no exterior, verifique a acreditação oficial da instituição. Isso é um indicador de qualidade.

 

4. Depois do curso vocacional, não faz sentido fazer uma graduação

 

Isso é um mito. Nada te impede de partir para um curso de graduação após um diploma ou certificado vocacional. Um bacharelado pode ser uma excelente opção e você quiser melhorar as perspectivas da sua carreira ou seguir um caminho acadêmico para um mestrado posteriormente. A experiência prática adquirida com o curso vocacional pode ser um fator decisivo para conseguir a admissão em uma universidade.

 

Leia também:

O que é further/continuing education?

Como se preparar para o ensino superior do Reino Unido?

Os diferentes cursos acadêmicos do Canadá

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Qual tipo de curso é o certo para você?

Quando e como mudar de carreira – e como um curso no exterior pode te ajudar?

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é educação vocacional no exterior?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

24817

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

12607

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

7722

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

5822