Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : informações de assunto - Leitura recomendada

O que é e por que fazer um curso preparatório no exterior?

Com diferentes nomes e variações – foundation, access, pathways –, os cursos preparatórios para graduações podem ser o seu primeiro passo para o seu bacharelado no exterior.

O que é e por que fazer um curso preparatório no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses... Os cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação ou então após o seu bacharelado para se preparar para uma pós-graduação.

 

O que é e por que fazer um curso preparatório no exterior?

 

O preparatório é uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes áreas de estudo, para que os alunos comecem a se inserir no campus acadêmico que quer estudar no bacharelado. A grade curricular inclui também disciplinas de base, essenciais para uma carreira universitária bem-sucedida.

 

A seguir, esmiucei o assunto para que você aprenda o que são os cursos preparatórios, o formato que eles podem ter, por quais motivos cursá-los e onde você encontra opções deste programa de estudos no exterior.

 

O que é Foundation Year?

 

O curso preparatório é um programa de estudos criado para preencher a lacuna existente entre o seu nível de conhecimento atual e o nível necessário para cursar um diploma de graduação ou de mestrado em uma universidade internacional. Estes estudos complementam os seus conhecimentos e aptidões que possam ainda estar desfalcadas após concluir o ensino médio.

 

Um dos seus formatos mais comuns é o Foundation Year, também conhecido como ano preparatório, é um programa acadêmico que oferece aos estudantes uma base sólida de conhecimento e habilidades em uma determinada área antes de ingressarem em um curso de graduação. Ele é geralmente oferecido por universidades e faculdades pelo mundo, especialmente em países onde o sistema de ensino superior difere do sistema educacional do país de origem do aluno.

 

O Foundation Year geralmente tem duração de um ano acadêmico e é projetado para ajudar os estudantes a se prepararem para o nível de estudos exigido em uma graduação. O programa pode abranger uma variedade de disciplinas, desde habilidades acadêmicas básicas, como leitura crítica e escrita acadêmica, até disciplinas específicas relacionadas ao curso escolhido.

 

Os estudantes que participam do Foundation Year geralmente têm a oportunidade de aprender em um ambiente mais acolhedor e com atenção individual, em turmas menores. Além disso, às vezes têm a chance de explorar diferentes áreas de interesse antes de decidirem sua área de estudo.

 

Os estudantes internacionais que desejam estudar em uma universidade estrangeira, mas que não atendem aos requisitos acadêmicos exigidos para a admissão se beneficiam imensamente com o Foundation Year. Por meio desse programa, eles têm a oportunidade de melhorar suas habilidades e adquirir uma compreensão mais profunda do sistema educacional do país hospedeiro antes de ingressar na graduação.

 

Características do curso preparatório

 

Aqui vão mais algumas características deste tipo de curso no exterior:

 

1. Oferecido para todos

 

Os cursos preparatórios são direcionados tanto para estudantes nativos quanto para internacionais de todas as partes do mundo, independente da sua origem.

 

2. Melhora a proficiência no inglês

 

As opções de cursos específicas para estudantes estrangeiros normalmente incluem também aulas de inglês para melhorar a fluência necessária tanto no idioma do uso cotidiano quanto no inglês acadêmico, para o uso em ambiente universitário, em tarefas, projetos, participação em salas de aula, leituras, redações, interpretação de textos etc.

 

3. Pode ser genérico ou focado

 

Os cursos preparatórios podem ser genéricos com intenção de preparar os estudantes para campos de estudos mais amplos, por exemplo, negócios, humanas, ciências ou artes.

 

Ou então, podem ter uma grade curricular mais adaptada a fim de preparar o estudante para uma área de estudo específica, por exemplo, tecnologia da informação, engenharia civil, artes midiáticas, jornalismo etc.

 

A oferta depende de cada universidade.

 

4. Tem um ano de duração

 

Estes programas de preparatórios têm normalmente um ano de duração, podendo ser dividido em três semestres ou fases, cada uma delas com um número específico de módulos que deve ser cursado.

 

5. Começa em setembro

 

No Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, todos localizados no Hemisfério Norte, os cursos têm início setembro e, como levam um ano para serem terminados, os estudantes se formam no preparatório a tempo de dar início à graduação no ano letivo seguinte.

 

6. Há opções intensivas

 

Há também opções de programas preparatórios intensivos de seis meses para os estudantes interessados em concluir os estudos com mais rapidez. Estes costumam ter início em janeiro e acabar em agosto, apesar de, intensivos ou não, muitos cursos terem datas de início flexíveis.

 

O que são cursos preparatórios no exterior e por que ele pode ser a escolha certa para você

 

O que acontece ao concluir o curso preparatório?

 

O curso preparatório não costuma ser concluído com a concessão de um diploma acadêmico, mas o certificado de conclusão implica um nível satisfatório de conhecimento e preparação para a admissão no ensino superior, seja em uma graduação ou em uma pós-graduação – dependendo do nível do programa cursado – no país onde você estudou.

 

Possuir um curso preparatório pode ser um ponto extremamente positivo no seu processo seletivo no exterior. Isto demonstra o seu interesse pela área de estudo e o seu conhecimento do sistema educacional do país.

 

Algumas universidade oferecem programas de acesso a graduações para os estudantes que completarem foundation courses na própria instituição ou em faculdades parceiras. Outras, inclusive, incluem cursos preparatórios como uma das exigências do processo seletivo.

 

Os preparatórios proporcionam uma base de conhecimento em disciplinas importantes para determinadas áreas de estudo. Desta forma, você deve escolher o curso que lhe preparará para a graduação específica que você pretende cursar.

 

Com a conclusão bem-sucedida de um curso preparatório, você pode partir para a graduação sem precisar passar pelo processo seletivo novamente. Isso mesmo - várias universidades aceitam o Foundation como uma prova de que o candidato internacional tem todos os requisitos acadêmicos e de proficiência no inglês para iniciar o bacharelado.

 

Portanto, em alguns casos, um preparatório significa, sim, a admissão automática na sua graduação no exterior.

 

6 vantagens de fazer um curso preparatório no exterior:

 

 

 

1. Melhorar suas chances de admissão

 

Os requisitos para a admissão em cursos preparatórios são bem menos competitivos e rígidos do que os necessários para entrar direto em uma graduação ou mestrado no exterior. Depois, ao terminar o seu preparatório, você terá todas as qualificações certas para ser selecionado em uma graduação.

 

Leia também: O que é pré-mestrado?

 

2. Admissão direta em uma graduação

 

Em alguns casos, principalmente quando o curso preparatório e a graduação são oferecidos pela mesma universidade, você tem a admissão garantida e automática no bacharelado ao concluir o preparatório de maneira bem-sucedida.

 

Além disso, com o curso você adquire todo o conhecimento necessário, não só acadêmico mas também sobre o funcionamento da instituição, para se sentir mais confiante ao começar a graduação.

 

Mesmo que a graduação seja em outra instituição de ensino, o preparatório pode valer como requisito para a admissão.

 

3. Melhorar a sua proficiência na língua inglesa

 

Os cursos preparatórios costumam ter módulos para ajudar os estudantes estrangeiros a melhorar a fluência no inglês antes de assumir a grande responsabilidade de fazer um bacharelado ou mestrado ministrado completamente no idioma.

 

Leia também: Cursos preparatórios de inglês no exterior.

 

4. Mais facilidade ao começar a sua graduação ou mestrado 

 

Como alguns cursos preparatórios são em áreas de estudo específicas, você já estará familiarizado com as disciplinas da grade curricular e com a terminologia do curso quando começar a sua graduação.

 

5. Adaptação mais rápida e tranquila

 

Todo estudante internacional passa por um período de adaptação ao se mudar para estudar no exterior, mesmo que para alguns leve menos tempo do que para outros. O programa preparatório foi projetado para facilitar a adaptação dos estudantes tanto ao país e à cultura quanto ao sistema de ensino, e para diminuir o choque cultural.

 

O conteúdo do curso, apesar de desafiador e essencial, não é tão rigoroso quanto o de uma graduação, o que ajuda a ir se acostumando gradualmente com os estudos no país.

 

6. Habilidades gerais de estudo 

 

Além de aprender o conteúdo de base necessário a fim de se preparar para graduação e também se adaptar à cultura e ao sistema de ensino, o foundation program ajuda a aprender habilidades gerais de estudo que serão muito úteis para os estudos acadêmicos, por exemplo, como escrever os seus trabalhos e como fazer anotações durante as aulas.

 

Quanto custa um curso preparatório no exterior?

 

A taxa de ensino anual de um curso preparatório internacional geralmente é mais barata do que a de um programa acadêmico, como uma graduação ou uma pós-graduação. Os valores variam amplamente entre 2.500 a 25.000 euros por ano, dependendo do país, da cidade, da instituição, da duração e do nível dos estudos – por exemplo, genérico ou específico em uma área de estudo.

 

Apesar de não serem tão comuns, há algumas opções de bolsas de estudo para este tipo de programa também.

 

Onde fazer o seu curso preparatório?

 

Os foundation courses são populares nos Estados Unidos e Canadá, mas principalmente no Reino Unido, onde o Foundation Year, um ano completo de preparatório acadêmico, é obrigatório para estudantes internacionais interessados em cursar graduações em universidades do país. Se você for admitido em um bacharelado no Reino Unido, passará pelo preparatório e, ao término bem-sucedido do primeiro ano de estudos, pode passar diretamente para o segundo ano da graduação.

 

Aprenda tudo sobre o ensino médio completo no Reino Unido para se preparar para a admissão em uma universidade britânica.

 

Quando não têm um foco acadêmico como os cursos exigidos aos estudantes estrangeiros, os preparatórios no Reino Unido são mais voltados para o âmbito vocacional. Segundo o UCAS, o serviço oficial de admissões em universidades e faculdades do Reino Unido, os foundation degrees são ideias para quem ainda não tem certeza sobre cursar um programa acadêmico completo, como uma graduação, ou para quem pretende trabalhar durante os estudos.

 

Com um preparatório no país, “você pode ganhar habilidades profissionais e técnicas para aprofundar a sua carreira em um período de tempo mais curto do que em um programa acadêmico”, explica o site.

 

Um programa preparatório vocacional completo no Reino Unido dura dois anos (ou três, se você quiser se formar com honras) e equivale a dois terços de uma graduação britânica. Para ser admitido, a experiência de trabalho prévia, industrial ou comercial, pode ser mais relevante do que suas qualificações educacionais formais.

 

Atenção: um foundation degree não é a mesma coisa que um foundation year. Apesar de ambos passarem como programas preparatórios, o degree é uma qualificação por si só, preparando os estudantes para uma carreira e é equivalendo a uma parte de um bacharelado. Enquanto o year é o programa especificamente para quem estiver interessado ou precisar se preparar academicamente antes de dar início a uma graduação.

 

Quem oferece cursos preparatórios no exterior?

 

Os provedores de preparatórios costumam ser escolas e institutos especializados que fazem parceria com diferentes universidades para oferecer cursos e programas que preparam os alunos para uma graduação. Os programas incluem aulas de inglês, preparação acadêmica e treinamento vocacional focando os critérios de admissão da universidade parceira.

 

Outra grande vantagem é que as escolas de pathway geralmente estão localizadas dentro de campi universitários, assim os estudantes internacionais podem aproveitar da experiência universitária completa desde o preparatório, enquanto ganham créditos para o bacharelado.

 

Mesmo matriculado em um pathway, você tem acesso a todas as mesmas instalações e serviços do campus que um aluno de graduação ou pós-graduação. Essa é uma excelente forma de se adaptar ao ambiente acadêmico antes de progredir nos estudos.

 

Os provedores têm conhecimento especializado e experiência no ensino superior, além de normalmente manterem uma rede global de instituições e contatos da indústria para beneficiar os seus estudantes.

 

Opções de universidades que oferecem curso preparatório no exterior:

 

 

Pesquise por cursos preparatório no exterior pelo Hotcourses Brasil. Ao encontrar alguma universidade ou curso de interesse, clique em “Mais informações” ou em “Contate a universidade” para entrar em contato direto com algum representante da instituição e tirar todas as suas dúvidas.

 

Leia também: Programas preparatórios no Reino Unido – um passo para o seu diploma perfeito

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.9K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   O

14.7K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

7.3K
article Img

5 benefícios de fazer uma pós-graduação no exterior

Os alunos que vivenciam uma pós-graduação em uma universidade no exterior costumam ser categóricos: a experiência é de fato necessária e pode ser um divisor de águas para a carreira profissional. Cada vez mais, empresas buscam por profissionais com bagagem internacional, esperando que tenham consciência da importância da diversidade cultural e habilidade para trabalhar com pessoas de diferentes nacionalidades, empresas multinacionais e clientes do mundo todo.

5.3K