Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que é pré-mestrado?

Você quer fazer um mestrado no exterior, mas não tem certeza do que você precisa ou se tem todos os requisitos necessários? Esse artigo sobre pré-mestrado é para você!

O que significa curso de pré-mestrado?

Quem está à procura de uma pós-graduação no exterior, em especial um mestrado, vai encontrar algo chamado pre-master’s programmes logo que der início à sua busca por cursos em universidades internacionais. Bastante comum em países como Austrália, Reino Unido e Holanda, eles são uma excelente opção para estudantes internacionais. Neste artigo, queremos ajudá-lo a decidir se ele é a melhor escolha para você e seus planos acadêmicos no exterior.

 

O que é um curso de pré-mestrado?

 

Resumidamente, os programas de pre-master’s degree proporcionam aos alunos estrangeiros um caminho direto de preparo para diferentes mestrados em uma universidade internacional.

 

Esses cursos os equipam com as ferramentas acadêmicas necessárias para cursar uma pós-graduação completa no exterior, como, por exemplo:

 

  • Escrita acadêmica;
  • Escuta ativa;
  • Terminologias;
  • Metodologias;
  • Entender como funciona o sistema de ensino estrangeiro;
  • Como fazer anotações de forma eficiente em sala de aula;
  • Como participar ativamente de discussões em sala de aula;
  • Habilidades de pesquisa para a sua dissertação.

 

Além disso, eles ajudam o estudante a ganhar a confiança para, uma vez concluído o pré-mestrado, embarcar em um mestrado com todo o preparo, conhecimento e habilidades necessárias para ser bem-sucedido nos estudos.

 

Esses cursos combinam diferentes elementos, como disciplinas acadêmicas, habilidades de estudo e aulas de inglês a fim de melhorar a proficiência com um foco acadêmico.

 

Eles são projetados para atender às necessidades de um estudante internacional que estiver iniciando o seu caminho educacional em um sistema de ensino diferente do que ele está acostumado em seu país de origem.

 

Qual é a duração de um pré-mestrado?

 

O pré-mestrado costuma durar dois ou três semestres, dependendo do país e da universidade.

 

Quais são os requisitos de admissão para um pré-mestrado?

 

Para se inscrever em um curso de pré-mestrado, você precisa atender a uma série de requisitos de admissão, que variam de acordo com os critérios de cada instituição e área de estudo escolhida.

 

Alguns dos requisitos mais comuns para a admissão em pré-mestrados no exterior:

 

  • Um diploma de ensino superior ou diploma avançado reconhecido em uma área de estudo relacionada à qual você gostaria de estudar no pré-mestrado;
  • Diploma acadêmico (degree) reconhecido em qualquer área de estudo;
  • Diploma acadêmico com honras (honours degree) em qualquer área de estudo;

 

Além disso, há os requisitos de fluência mínima no inglês:

 

  • Para um pré-mestrado de dois semestres, os candidatos precisam de um resultado geral de 5.5 no IELTS ou equivalente;
  • Para um pré-mestrado de três semestres, os candidatos precisam de um resultado geral de 5.0 no IELTS ou equivalente.

 

Todos esses requisitos variam de acordo com a universidade e o curso que você escolher e  ainda podem haver outros critérios a serem atendidos. Portanto, verifique as informações de seleção diretamente com a universidade antes de dar início à sua inscrição.

 

Que tipo de disciplinas eu terei no meu pré-mestrado?

 

As matérias mais comuns focam em uma base acadêmica e habilidades de estudo, como redação, produção de ensaios, criação de bibliografia, escrita criativa e discussão. O estilo acadêmico no seu destino de estudo provavelmente será bem diferente do brasileiro, então esses fundamentos, embora possam lhe soar desnecessários, são essenciais para a sua adaptação ao novo sistema e ambiente.

 

Além disso, é provável que você já comece a ter disciplinas acadêmicas introdutórias na área de estudo escolhida, que depois você se aprofundará no mestrado. Por exemplo, se você escolhe cursar Gestão de Negócios no mestrado, o pré-mestrado incluirá disciplinas introdutórias relacionadas a Negócios, como Marketing ou Comunicação Empresarial.

 

Por que estudar um pré-mestrado no exterior?

 

O pré-mestrado, como o nome indica, é um curso preparatório e de transferência. Se você não tem muita certeza de qual área estudar no exterior, se resolver mudar um pouco de área em relação ao seu bacharelado ou se simplesmente ainda não se sentir cem por cento preparado para cursar um mestrado no exterior, o pré-mestrado é uma excelente maneira de se preparar já estando na universidade internacional.

 

Quando acontecer a transição para o mestrado, você já estará mais confiante e acostumado ao novo ambiente. Isso faz com que você vá direto ao que interessa: o seu mestrado e a sua pesquisa, ao invés de precisar se ambientar e se acostumar ao novo estilo de estudo internacional durante o mestrado, o que pode atrasar ou prejudicar o seu rendimento e desenvolvimento.

 

A melhor parte de tudo isso é que, nas universidades que oferecem esse tipo de curso, você têm progressão direta do pré-mestrado para o mestrado sem precisar passar pela seleção tudo de novo. Uma vez concluído o preparatório com sucesso, você tem automaticamente todos os requisitos necessários para iniciar a sua pós-graduação.

 

Mais importante ainda, talvez o pré-mestrado seja, por si só, um requisito para a admissão no seu mestrado de interesse no exterior. Ou seja, por ser um candidato internacional, você é obrigado a cursar o pre-master’s programme antes de conseguir a admissão em um mestrado no exterior.

 

Aqui vai um resumo das razões para cursar um pré-mestrado:

 

  • Desenvolver o conhecimento adquirido durante a sua graduação;
  • Melhorar suas perspectivas de carreira construindo sua experiência acadêmica no exterior;
  • Adentrar uma nova área de estudo para mudar de carreira;
  • Melhorar suas habilidades na língua inglesa e vivenciar uma nova cultura;
  • Criar uma rede de contatos internacional na sua área de estudo;
  • Preparar-se para um mestrado no exterior;
  • Adaptar-se ao ambiente universitário internacional.

 

Exemplos de universidades que oferecem pré-mestrados

 

Na University of Twente, na Holanda, não há programas gerais de pré-mestrado. Cada mestrado tem o seu próprio pré-mestrado, que permite que os estudantes internacionais adquirem o conhecimento e as habilidades necessárias para o curso específico que pretendem cursar na Tewnte. Na maioria dos seus pré-mestrados, isso envolve disciplinas de matemática e metodologia. Quando o aluno tiver obtido todos os créditos acadêmicos necessários, ele está pronto para começar o mestrado.

 

A University of Sheffield, no Reino Unido, oferece dois caminhos: um de Negócios, Ciências Sociais e Humanas e um de Ciência e Engenharia. Em ambos, você estudará matérias acadêmicas relevantes ao mestrado escolhido, módulos de habilidades de estudo e aulas preparatórias de inglês. Os pré-mestrados da Sheffield foram projetados especialmente para preparar os estudantes internacionais para os mestrados ministrados na Universidade, caso você ainda não preencha os requisitos para a admissão direta.

 

A University of Adelaide foi a primeira instituição da Austrália a oferecer cursos preparatórios do tipo. Após a conclusão do Pre-Master’s Program (PMP), o estudante internacional garante a admissão na pós-graduação que ele quiser na Adelaide. Com doi semestres de duração, o curso desenvolve as habilidades de estudo e pesquisa dos alunos, a proficiência no inglês e começa a introduzir matérias acadêmicas da área escolhida, como Economia. Finanças, Gestão Internacional, Gestão de Projetos, Saúde Pública, Artes, entre outras.

 

Mais exemplos de universidades com opções de pré-mestrados:

 

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre pré-mestrados, que tão encontrar o seu preparatório no exterior?

 

Leia também:

O que é postgraduate education?

O que é undergraduate education?

Quais as diferenças entre taught master’s degree e research master’s degree?

Graduate Schemes no Reino Unido: o que são e como conseguir um emprego?

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K