Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que esperar de um curso de Engenharia no exterior?

Todos os pontos-chave que você precisa saber para decidir-se por um curso de Engenharia no exterior. Essa é a escolha certa para você?

O que esperar de um curso de Engenharia no exterior?

Engenharia é, sem dúvidas, uma das áreas de estudo de graduação mais populares entre nossos leitores. Com uma ampla variedade de possíveis especializações e excelentes perspectivas profissionais, os cursos de engenharia estão entre as cinco qualificações mais pesquisadas no banco de dados do Hotcourses Brasil.

 

Mas, antes de decidir-se definitivamente pelo seu curso de Engenharia no exterior, gostaríamos de saber: você já fez uma pesquisa para saber qual seria a melhor opção para você? A seguir, nós reunimos alguns aspectos essenciais que precisam ser considerados na sua escolha.

 

Estudar no exterior

 

O que significa Engenharia?

 

Vamos começar do começo entendendo, primeiro, o que significa Engenharia? No nível mais fundamental, a área emprega pensamento racional e lógico baseado em problemas e emprega a ciência e a matemática para resolvê-los.

 

A Engenharia também busca compreender como as coisas funcionam, os processos por trás delas e como melhorá-las, as projetando e reinventando. E isso se refere a tudo, desde como construir edifícios de maneira otimizada até a operação de satélites.

 

Além disso, envolve também a manutenção de sistemas e produtos, sustentada por protocolos rigorosos que envolve desde testes e desenvolvimento até a instalação. O processo da Engenharia costuma ser marcado por refinamento e modificação, visando encontrar as melhores e mais eficientes formas de fazer as coisas.

 

Quais são as diferentes especializações da Engenharia?

 

A Engenharia não se limita a um determinado campo do conhecimento. Muito pelo contrário! À medida que a tecnologia e a ciência avançam, cria-se cada vez mais novas especializações na área, que você já pode começar a estudar na graduação.

 

Em muitos casos, inclusive, há a sobreposição, semelhança e interdisciplinaridade entre os diferentes tipos de Engenharia, por isso, a sua informação não necessariamente lhe limita de trabalhar em outra área.

 

Algumas das especializações mais populares:

 

  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Software;
  • Engenharia Nuclear;
  • Engenharia Mecatrônica;
  • Nanoengenharia;
  • Engenharia Biomédica;
  • Engenharia Ambiental.

 

Leia mais sobre as especializações no nosso artigo “As diferentes áreas de Engenharia”.

 

Qual é a estrutura de uma graduação de Engenharia?

 

estudar engenharia no exterior

 

Embora cada país e universidade possam ter uma estrutura diferente para os cursos de Engenharia, certamente há alguns pontos em comum quanto à forma com que a grade curricular das graduações de Engenharia é projetada.

 

O curso pode ser dividido em duas partes distintas. Em um programa de quatro anos de duração, os dois primeiros se concentrarão em disciplinas mais genéricas e fundamentais, enquanto os dois últimos desenvolvem o conhecimento e compreensão do estudante em disciplinas mais especializadas na área escolhida por eles – Civil ou Elétrica, por exemplo.

 

A graduação em Engenharia, independente da área, costuma ser bastante prática, com palestras, tutoriais, projetos, visitas de campo, laboratórios e estágios.

 

1. Primeiro ano

 

O primeiro ano de estudos focará nos princípios da Engenharia e áreas relacionadas, como ciências e matemática. No entanto, desde o início se dá atenção à aplicação prática dos conhecimentos.

 

Você pode estudar:

 

  • Ciência de materiais;
  • Ciência estrutural;
  • Matemática;
  • Mecânica, informática e elétrica (e princípios de outras áreas da Engenharia);
  • Design de Produtos;
  • Programação.

 

2. Segundo ano

 

A partir do segundo ano, você aprenderá as principais áreas da Engenharia e outras associadas em um nível mais avançado e em mais detalhes. Por exemplo:

 

  • Matemática avançada;
  • Mecânica;
  • Ciência material e estrutural;
  • Economia;
  • Engenharia elétrica e da informação.

 

À medida que você avança no seu segundo ano, pode já descobrir uma ênfase maior na sua escolha de especialização e é nele também que começam os experimentos em laboratórios e projetos práticos.

 

3. Terceiro ano

 

O terceiro e penúltimo ano terá a introdução definitiva na sua especialização. Normalmente, você estudará de oito a dez disciplinas que expandirão e desenvolverão os seus conhecimentos.

 

No entanto, dependendo do país que você escolher estudar, você pode optar por manter uma grade curricular mais geral de Engenharia, o que significaria um foco menor ou especialização em um assunto específico.

 

Você verá que os requisitos técnicos para o curso aumentarão significativamente durante esse ano, incluindo o uso de softwares e projetos baseados em computador.

 

4. Quarto ano

 

Para chegar no quarto ano, você precisará ter concluído com êxito todos os módulos e componentes do curso dos três anos anteriores e ter alcançado a média necessária. O último ano do curso proporciona um foco intenso em sua especialização, com projetos individuais de pesquisa para o seu trabalho de conclusão. Para isso, você precisará de uma dose de criatividade, dedicação, disciplina e pensamento crítico.

 

A ideia é prepará-lo o máximo possível para as exigências do trabalho na indústria após a graduação ou então para conseguir a admissão em uma pós-graduação, se a sua intenção for aprofundar-se ainda mais na sua área de especialização academicamente.

 

Em alguns países e universidades, a graduação pode ter um ano adicional, envolvendo mais pesquisa, experiência prática e disciplinas.

 

E as pós-graduações de Engenharia?

 

Estudar uma pós-graduação de Engenharia é uma maneira de refinar as suas habilidades e conhecimentos, além de se expor a alguns dos mais recentes desenvolvimentos e pesquisas na área. Pode ser uma forma de melhorar as suas perspectivas de carreira, pois algumas disciplinas da Engenharia exigem níveis mais avançados de habilidade e compreensão.

 

É comum também que o seu curso de pós-graduação incorpore elementos-chave de áreas relacionadas, como gestão, incluindo projetos, habilidades técnicas, empreendedorismo e liderança.

 

Um mestrado em Engenharia (MEng) costuma durar um ano em período integral e, em alguns casos, oferecido em dois anos em período parcial. O curso geralmente terá um foco profissional ou de pesquisa, com sua escolha ligada intrinsicamente aos seus objetivos pessoais. Se você está interessado em desenvolvimento de carreira com foco na indústria, por exemplo, um diploma com um foco profissional seria mais apropriado.

 

Você provavelmente precisará comprovar já ter algum nível de experiência na indústria para conseguir a admissão em um curso de natureza mais profissional e, durante o mestrado, você realizará projetos em um ambiente de trabalho.

 

Assim como nas graduações ou até mais, há uma quantidade significativa de qualificações de pós-graduação em Engenharia, tanto em termos de especializações, quanto de estrutura e duração. Portanto, avalie os seus objetivos e visite os sites oficiais das instituições disponíveis para obter mais informações sobre os cursos de pós-graduação de seu interesse.

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K