Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que os estudantes procuram em uma pós-graduação no exterior?

Perspectiva profissional, valorização do diploma e trabalho após os estudos são fatores importantes para os brasileiros que querem cursar uma pós-graduação no exterior

O que os estudantes procuram em uma pós-graduação no exterior?
232

Uma pesquisa realizada pela QS com estudantes de países emergentes, inclusive o Brasil, apontou que a principal razão para escolher estudar uma pós-graduação no exterior é a empregabilidade. Mais especificamente, a motivação é conseguir progredir em sua carreira atual.

 

A pesquisa teve a participação de mais de 2.000 respondentes de 11 países emergentes: Brasil, Colômbia, México, Nigéria, Gana, Quênia, Paquistão, Bangladesh, Indonésia, Filipinas e Turquia.

 

Todos os participantes estão passando pelo processo de escolher e se inscrever em uma pós-graduação no exterior. Os países emergentes foram selecionados com base em população jovem crescente, questões significativas em relação à educação superior nacional e, em alguns casos, programas de bolsas de estudo para enviar seus estudantes ao exterior.

 

Apesar de ser uma parcela pequena do mercado, a pesquisa conseguiu identificar alguns fatores interessantes sobre a procura por pós-graduações no exterior.

 

Destinos de estudo preferidos para pós-graduações

 

Em relação aos destinos de estudo mais procurados, a pesquisa não identificou nenhuma surpresa: Estados Unidos e Reino Unido continuam a ser os mais populares, principalmente entre os respondentes da América Latina, seguidos pelo Canadá, Austrália e Alemanha.

 

O principal fator na hora de escolher o destino para os estudos é o reconhecimento internacional das qualificações, o que a QS interpreta como o interesse dos estudantes em garantir que o diploma estrangeiro será valorizado tanto em seu país de origem quanto no exterior.

 

Os respondentes da América Latina também disseram priorizar outros fatores, como cultura e de estilo de vida.

 

A escolha da universidade

 

Para a escolha da instituição de ensino superior, a maioria dos estudantes (47% de mestrados e 49% em doutorados) prioriza a reputação ou a classificação da universidade em relação à área de estudo que pretendem cursar.

 

Para estudantes de mestrado, os principais fatores para a escolha da universidade são:

 

  • Reputação da área de estudo;
  • Reputação da universidade;
  • Perspectiva de empregabilidade;
  • Financiamentos.

 

Os mesmos fatores foram indicados pelos estudantes de doutorado, mas em ordem diferente de priorização.

 

Conclusões da pesquisa

 

De acordo com os resultados da pesquisa, a QS concluiu que destacar os estudos de pós-graduação como uma plataforma para o avanço na carreira é, provavelmente, o chamariz para a maioria dos estudantes destes países emergentes.

 

Os brasileiros estão interessados na reputação tanto da área de estudo quanto da instituição de forma geral quando escolhem o seu curso de pós no exterior. As possibilidades de trabalhar no país após a conclusão dos estudos também os atraem.

 

Você pode baixar a pesquisa aqui.

 

Leia também:

5 benefícios de fazer uma pós-graduação no exterior

Estágio no exterior pode facilitar a entrada no mercado de trabalho

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que os estudantes procuram em uma pós-graduação no exterior?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...