Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que são diplomas profissionais?

Os diplomas profissionais são populares no exterior e, em muitos casos, necessários para poder exercer a sua profissão.

O que são diplomas profissionais?

Ao fazer a sua pesquisa de estudos no exterior e avaliar suas opções, provavelmente você se deparará com qualificações chamadas de professional degrees. Talvez você não tenha certeza do que isso significa ou como elas se diferenciam de diplomas acadêmicos tradicionais, como bacharelados e mestrados. Você também pode estar se perguntando se eles têm um impacto específico na sua carreira após a conclusão dos estudos. Nós vamos responder todas as suas perguntas sobre os diplomas profissionais!

 

Estudar no exterior: baixe catálogos universitários

 

Qual é a definição de diploma profissional?

 

Os professional degrees são, de maneira geral, diplomas acadêmicos profissionalizantes. Eles focam uma especialização, credencial profissional ou área de estudo específica e são voltados ao preparo profissional dos alunos para uma carreira em determinado campo, como Direito ou Educação.

 

O que você descobrirá logo é que a grade curricular desses cursos tem uma orientação mais prática e incorpora cenários, projetos e ambientes que simulam o mundo real.

 

O objetivo dos diplomas profissionais é atualizá-lo e colocá-lo em contato com tarefas e atividades mais comuns que você realizará no decorrer do seu trabalho, uma vez iniciada a sua carreira na área escolhida. Com frequência os cursos profissionalizantes incluem módulos ou componentes de aprendizado baseado em trabalho, como estágios e experiência no setor.

 

Isso permite que os estudantes apliquem o aprendizado e conhecimento na prática. É o que chamamamos de “aprender fazendo”.

 

Qual é a diferença entre um diploma profissional e um diploma acadêmico?

 

Embora um seja professional e o outro academic, como ambos chamam degree, é comum confundir-se. A principal diferença entre esses dois tipos de qualificações é que o diploma acadêmico (academic degree) se concentra mais na teoria e em pesquisa do que um diploma profissional (professional degree).

 

Na maioria dos casos, apesar de às vezes incluir estágios, um diploma acadêmico não enfatiza a aplicação na prática do conhecimento em um campo específico. Até porque um bacharelado, por exemplo, proporciona um leque de possibilidades de carreiras ao ser concluído.

 

No entanto, isso não significa necessariamente que você pode simplificar um diploma acadêmico como uma escolha mais generalista, uma vez que muitos se concentram de fato em uma área específica. Tudo isso vai depender do país e da universidade que você escolher e, em especial, se você decidir continuar os estudos em um mestrado e doutorado, que afunilam os estudos como especialização.

 

Sabemos que é um pouco confuso, porque as características dos dois tipos de programas às vezes coincidem. Entretanto, basicamente é isso: um diploma acadêmico costuma ter foco mais teórico e exigir um trabalho de conclusão ou uma pesquisa científica e pensamento independente. Um diploma profissional é mais prático e focado em uma carreira específica.

 

Diploma profissional no exterior

 

Como faço para escolher entre um diploma profissional ou acadêmico?

 

Sua decisão depende de vários fatores. Em primeiro lugar, você precisa avaliar seus interesses e habilidades. Use-os para mapear seus objetivos acadêmicos e também de carreira. O que você quer exercer profissionalmente? A resposta para essa pergunta vai guiar a sua decisão. Se você tiver uma carreira específica em mente, é importante verificar se precisará de uma licença profissional para exercê-la e, nesse caso, um curso profissional será suficiente.

 

Se você pretende ter um mestrado ou seguir carreira acadêmica, um diploma acadêmico faz mais sentindo, e também se você ainda não tem certeza absoluta do que seguir como carreira ao concluir os estudos. Um bacharelado será mais adequado.

 

Mas não se esqueça que um diploma, qualquer que seja, é apenas o primeiro passo no seu caminho até uma carreira e muitos campos exigem que você passe por exames profissionais e/ou credenciamento oficial ou então que faça outros cursos para atender os regulamentos necessários e exercer a profissão.

 

Os diplomas profissionais são diferentes de mestrados e doutorados?

 

A resposta simplificada é sim. Os diplomas profissionais têm como objetivo prepará-lo para entrar no mercado do trabalho com os conhecimentos e habilidades adequados. Uma pós-graduação de mestrado ou doutorado enfatiza mais a pesquisa e os estudos acadêmicos.

 

No entanto – e aqui fica ainda mais complicado –, existem mestrados que contam como e são considerados qualificações profissionais. Como já explicamos neste artigo, há diferença entre um taught master’s degree e um research master’s degree. O primeiro é um diploma profissional, pois são possuem uma grade de aulas e podem ser endossados por padrões da indústria e órgãos de acreditação; e o segundo foca-se em pesquisa acadêmica.

 

Isso é mais comum em áreas como Engenharia, Arquitetura, Planejamento Urbano e Medicina, que precisam de um exame ou licença oficial para exercer a profissão.

 

Quais são as carreiras que exigem um diploma profissional?

 

Há um grande número de carreiras que exigem que você seja profissionalmente qualificado. No entanto, vamos nos focar aqui em algumas escolhas mais populares buscadas por estudantes e graduados no exterior.

 

Você precisará de um diploma profissional e quiser trabalhar como:

 

  • Médico;
  • Enfermeiro;
  • Farmacêutico;
  • Arquiteto;
  • Planejador urbano;
  • Engenheiro;
  • Dentista;
  • Professor;
  • Assistente social;
  • Veterinário.

 

Mas não se preocupe, é sempre possível se requalificar ou dar início a outra qualificação profissional especialmente projetada que considere a sua experiência e histórico acadêmico. A jornada acadêmica é fluída e cheia de possibilidades, tudo depende dos seus objetivos.

 

Dois exemplos de diplomas profissionais:

 

  • Juris Doctor (JD): um diploma profissional que prepara os estudantes para uma carreira em Direito, comum nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
  • Doctor od Medicine (MD): diploma profissional para quem quer exercer alguma área da Medicina ou Cirurgia. Ele pode significar um curso de graduação, como no Canadá, ou de pós-graduação, como nos Estados Unidos.

 

Os diplomas acadêmicos são transferíveis para outras áreas?

 

Com um mercado de trabalho em constante mudança, a resposta para essa pergunta é sim. Muitos diplomas profissionais permitem que você busque outras áreas de interesse ou mude de carreira, pois há competências essenciais que podem ser aplicadas em diferentes contextos.

 

A escolha por um diploma profissional não é um movimento limitador da sua carreira.

 

Qual é a duração de um diploma profissional?

 

Na maioria dos cursos profissionais, você passará no mínimo quatro anos para se qualificar, mas isso pode variar dependendo da área e se você deseja se especializar ainda mais. Se você for obrigado a realizar mais estudos em uma especialização, como em um mestrado, pode levar mais dois anos no seu cronograma.

 

Leia também:

Guia essencial: cursos preparatórios de inglês no exterior?

O que é educação vocacional no exterior?

Como encontrar o seu MBA no exterior

O que são os cursos BTEC no Reino Unido?

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.3K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.9K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.9K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K