Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Estudar Direito no exterior: entenda todas as suas opções de cursos

LL.M, JD, LL.B., J.M., S.J.D e PhD in Law: nesse artigo, nós explicamos cada uma das suas opções de cursos para estudar Direito no exterior!

Estudar Direito no exterior: entenda todas as suas opções de cursos

Na hora de pesquisar o seu curso de Direito no exterior, é comum ficar confuso com tantas siglas e nomenclaturas diferentes. Além de serem distintas do que estamos acostumados no Brasil, elas variam de país a país e às vezes até de acordo com a universidade.

 

A oferta de cursos já confunde um pouco, aí tudo se agrava ao saber que cada país tem requisitos específicos para a admissão na área. Nos Estados Unidos, por exemplo, você precisa de um bacharelado antes de poder estudar qualquer curso de Direito. Sabia disso?

 

Pois então, resolvemos criar esse artigo para funcionar como um primeiro passo para o seu diploma internacional de Direito. Reunimos aqui as informações mais essenciais. No entanto, aconselhamos que você aprofunde a sua pesquisa baixando o catálogo gratuito das universidades e verificando o que cada uma delas oferece na área e exige dos candidatos. Só assim você saberá exatamente o que precisa para a sua admissão no exterior. 👇

 

Estudar direito no exterior

 

Entenda as siglas dos cursos de Direito no exterior

 

Com certeza você se deparará com as siglas listadas a seguir ao pesquisar por cursos de Direito no exterior. O que elas significam? Quais são as diferenças entre elas? Qual é a escolha certa para mim? Confira abaixo!

 

Observação: Vamos focar nos Estados Unidos e Reino Unido nas definições a seguir, mas a maioria das siglas também é recorrente em outros grandes destinos de estudo, embora as suas especificações possam variar de país a país.

 

1. LL.M – Legum Magister ou Master of Laws

 

O LL.M. é um Mestrado de Direito, diploma de pós-graduação reconhecido internacionalmente.

 

De maneira geral, o LL.M. é obtido completando um curso de um ano em tempo integral. Os estudantes e profissionais de direito o escolhem para adquirir conhecimentos em um campo especializado da área, por exemplo, Direito Tributário ou Direito Internacional.

 

Essa escolha pode ser vantajosa profissionalmente, porque muitos escritórios de advocacia preferem candidatos com um LL.M. Ele indica que o advogado possui formação jurídica avançada e especializada e é qualificado para trabalhar no âmbito jurídico multinacional.

 

Na maioria dos países, os advogados não são obrigados a possuir um LL.M. De fato, muitos não optam por obter apenas um Mestrado de Direito, pois geralmente não os qualificam para a prática da lei. Na maioria dos casos, os estudantes de LL.M. devem primeiro obter um diploma profissional em Direito, por exemplo o Bachelor of Laws (LL.B.) no Reino Unido ou o Juris Doctor (J.D.) nos Estados Unidos (que explicaremos melhor abaixo) e serem aprovados em um exame da ordem ou equivalente (como o Zweites Staatsexamen na Alemanha).

 

Enquanto o currículo geral do LL.B. e J.D. são projetados para dar aos alunos as habilidades e conhecimentos básicos e gerais para se tornarem advogados, os alunos de Direito que desejam se especializar em uma área específica continuam seus estudos com um curso de LL.M.

 

Algumas universidades também consideram candidatos que possuam graduações em outras áreas ou possuam experiência em uma área específica do Direito para a admissão no LL.M.

 

2. J.D. – Juris Doctor

 

Para quem deseja exercer qualquer profissão da área de Direito estudando no exterior, obter um diploma de Juris Doctor, mais conhecido apenas pela sigla JD, é de longe a opção mais popular.

 

A maioria dos alunos fazem um JD porque ele é a forma de se preparar  para prestar o exame da ordem do seu estado, chamado nos EUA de bar exam, e começar a fornecer aconselhamento jurídico aos clientes.

 

Para cursá-lo nos Estados Unidos, os estudantes precisam necessariamente concluir um bacharelado e passar no exame LSAT (Law School Admission Test), um teste de admissão para pós-graduações de Direito. Com isso, os candidatos se qualificam para se inscrever em um programa JD.

 

A duração do curso varia de escola para escola – as famosas Law Schools –, mas a maioria obtém seu JD em três anos de estudos profissionais em tempo integral.

 

Requisitos para um J.D.:

 

Geralmente, você precisará dos seguintes requisitos, mas não apenas:

 

  • Inscrição online via LSAC
  • Pontuação de teste oficial:  160 (80º percentil de todos os participantes do teste) no LSAT ou pontuação do 80º percentil no GRE
  • GPA mínimo de 3,63 na graduação
  • Transcrições oficiais necessárias
  • Personal Statement
  • De duas a quatro cartas de recomendação

 

Diferenças entre LL.M e JD, os dois cursos de Direito mais famosos no exterior

 

A principal diferença entre os dois cursos é que são destinados a estudantes diferentes.

 

JD: O JD é um diploma de pós-graduação profissional oferecido principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em alguns países, ter um JD é um dos requisitos essenciais para passar no exame da ordem e praticar a lei. Os cursos de JD são voltados para aqueles que concluíram recentemente um bacharelado (em qualquer área, mas com uma base de pre-law) e desejam exercer a advocacia no futuro.

 

LL.M.: O LL.M. também é um curso de pós-graduação em Direito, mas geralmente é voltado para quem tem como objetivo obter experiência internacional ou desenvolver uma especialização. Vários profissionais buscam um LL.M. após já ter concluído um JD para aprofundar os estudos em uma área específica de Direito.

 

3. LL. B. – Bachelor of Laws

 

O Bachelor of Laws ou LL.B. é um curso de graduação em Direito disponível em muitos países da Commonwealth, como no Reino Unido e na Nova Zelândia. Já na Austrália e no Canadá, os alunos têm a escolha de começar os estudos de Direito com um J.D. ou um LL.B., dependendo da Law School a que se candidatam.

 

O LL.B. às vezes pode ser concluído como um programa de pós-graduação acelerado se o aluno já tiver um diploma de bacharelado de uma área diferente.

 

Em jurisdições onde um LL.B. é a norma, apenas após a conclusão deste programa que os graduados trabalham para passar no exame da ordem e se tornarem advogados praticantes.

 

4. J.M. – Juris Master

 

O Juris Master (J.M.) foi projetado para quem não pretende se tornar advogados em exercício, mas que gostaria de adicionar um estudo de Direito ao seu portfólio. É um curso de mestrado, assim como o LL.M.

 

Um J.M. destina-se apenas a estudantes que estão estudando Direito pela primeira vez, enquanto um LL.M. pode aceitar graduados de Direito (com um JD, por exemplo) e também de outras áreas.

 

Um programa de J.M. começa com uma introdução ao Direito, mas os alunos geralmente cursam uma variedade de disciplinas eletivas onde podem assistir a aulas com alunos de outros programas de Direito. Dessa forma, esse mestrado não é um caminho de estudo totalmente focado. Funciona mais como um primeiro contato com a área.

 

Se você pretende exercer Direito profissionalmente, um LL.M. ou JD são melhores opções.

 

5. S.J.D. – Doctor of Juridical Science

 

O S.J.D. é um curso de doutorado destinado a acadêmicos de Direito altamente qualificados. Esse programa de pesquisa intensiva qualifica os alunos para trabalhar no meio acadêmico, por exemplo, como professores de Direito ou pesquisadores.

 

Os estudantes se inscrevem no programa com uma proposta e foco específico de pesquisa. A duração costuma ser de três anos e resultar em uma tese.

 

Dependendo da escola, esse curso é chamado de S.J.D. (Doctor of Juridical Science) ou de J.S.D. (Doctor of the Science of Law), de acordo com o título em latim, respectivamente Scientiae Juridicae Doctor ou Juridicae Scientiae Doctor.

 

No entanto, são praticamente a mesma coisa, variando apenas em requisitos de acordo com a universidade, e são comuns nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

 

De maneira geral, o S.J.D. é concluído em cinco fases:

 

  • Conclusão de um plano de estudos que inclui assistir a algumas disciplinas acadêmicas;
  • Conclusão bem-sucedida de um exame oral;
  • Duas apresentações no colóquio do S.J.D.;
  • Apresentação e aprovação de uma tese de doutorado;
  • Defesa oral bem-sucedida da tese.

 

6. PhD in Law - Doctor of Philosophy in Law

 

Um PhD em Direito é outro curso de doutorado. Em algumas faculdades de direito dos Estados Unidos, como Yale, o Ph.D. admite apenas candidatos que tenham um JD de uma Law School dos EUA (alunos com treinamento internacional podem optar pelo J.S.D.).

 

O PhD, assim como um S.J.D./J.S.D., é um diploma amplamente baseado em pesquisa e costuma ser um grau terminal para muitos estudantes de Direito – ou seja, é o mais alto nível acadêmico que você pode atingir na área.

 

Leia também: O que é PhD?

 

Pre-Law

 

Como a área de Direito é oferecida apenas como pós-graduação nos Estados Unidos, os estudantes interessados em cursá-la, devem obrigatoriamente estudar primeiro uma graduação em qualquer área. No entanto, eles precisam de disciplinas e módulos específicos que os preparem para um JD. E é aí que o Pre-Law se faz necessário.

 

Ele é um curso acadêmico introdutório à área da Direito. Os interessados em cursar uma pós-graduação de Direito nos Estados Unidos geralmente optam por um Pre-Law por envolver disciplinas e atividades que os preparam para prestar o bar exam e ser admitido em uma Law School, instituição acadêmica responsável pela oferta de pós-graduações na área de Direito.

 

Geralmente, você precisa de disciplinas que proporcionem uma base de conhecimento em:

 

  • História social, política, econômica e cultural;
  • Política;
  • Matemática básica e habilidades financeiras;
  • Comportamento humano e interação social;
  • Culturas diversas.

 

Qual é o curso de Direito certo para mim no exterior?

 

Como podem perceber pelas definições acima, há uma série de fatores a serem considerados na hora de escolher o seu curso de Direito no exterior.

 

  • Requisitos de admissão: A maioria dos cursos exige a conclusão de um bacharelado primeiro para poder cursar Direito academicamente. Verifique se você precisa de uma base em Pre-Law ou se qualquer área de estudo será suficiente.
  • Carreira: Verifique o que é mais valioso para dar início à sua carreira e qual curso lhe preparará para o exame da ordem onde você gostaria de praticar a profissão. Cada país tem requisitos, exames e exigências diferentes.
  • Meio acadêmico: Você gostaria de exercer a profissão ou continuar no meio acadêmico. Se a sua intenção é ser professor ou pesquisador, há cursos mais adequados para isso do que outros.

 

Esses são só alguns exemplos. Avalie com cuidado cada uma das suas opções e se você possui todos os critérios necessários para a admissão no exterior.

 

LSAC

 

O Law School Admission Council (Conselho de Admissão de Escolas de Direito), também conhecido pela sigla LSAC, é uma organização sem fins lucrativos formado por 200 escolas e faculdades de Direito dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

 

Segundo o site oficial, o seu objetivo principal é promover a qualidade, acesso e igualdade no ensino do Direito pelo mundo.

 

O Conselho aplica o LSAT e realiza o processo seletivo para os cursos das instituições integrantes.

 

Encontre o seu curso de Direito no exterior

 

Pronto, agora você está bem mais preparado para tomar uma decisão esclarecida. Use o nosso Selecionador de Cursos para encontrar o seu curso de Direito no exterior de acordo com a suas preferências e objetivos!

 

Leia também:

 

(Com informações de Harvard Law School, LLM Guide e Best Value Schools.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.3K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.9K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.9K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K