
Tudo leva a crer que a universidade do futuro será interdisciplinar. Por quê? A tradicional divisão das universidades em departamentos, escolas e/ou faculdades oferece uma sensação de “pertencer”, de identidade e estabilidade, além de prover os recursos necessários para as áreas de estudo pelas quais são incumbidos. No entanto, estas delimitações vão ficar cada vez mais difusas, principalmente para permitir parcerias, trabalhos em conjuntos e cursos mais abrangentes, eliminando barreiras entre as disciplinas e aumentando os benefícios gerais.
Algumas das ideias mais revolucionárias não se encaixam em padrões pré-moldados e precisam encontrar um novo lar para serem desenvolvidas. Limitar uma educação acadêmica ou uma pesquisa científica a um só departamento acaba restringindo o seu potencial e a sua evolução.
Rivalidade e competição entre departamentos
Cursos interdisciplinares que caminham livremente entre diferentes áreas de estudo também ajudarão a acabar com a rivalidade dentre departamentos acadêmicos, um problema enfrentado pela administração de instituições de ensino superior há muito tempo.
Sistemas administrativos rígidos tornam-se empecilhos para a inovação. Eles promovem a divisão e a competição hostil entre departamentos da própria universidade, seja por financiamentos de pesquisas ou pelo número de trabalhos publicados, por exemplo, ao invés de incentivar a colaboração, boa convivência e atividades em conjunto.
É por causa desta rivalidade entre departamentos que algumas áreas acabam sendo consideradas mais “importantes” do que outras, como é o caso das famosas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, que recebem, quase sempre, o maior número de bolsas de estudo, financiamentos, recursos e a atenção geral da instituição, desfavorecendo os demais departamentos da universidade.
Os diferentes cursos interdisciplinares
No geral, existem quatro formas de cursos de diferentes áreas que colaboram entre si:
- Cross-disciplinary: Quando uma disciplina continua a ser lecionada por si só, mas aprende e explica alguns de seus aspectos a partir da perspectiva de outras (por exemplo, os estúdios da física na música);
- Interdisciplinary: Quando os conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas são integrados, usando uma síntese de abordagens;
- Multidisciplinary: Quando pessoas de diferentes disciplinas trabalham juntas, cada uma com base em seu conhecimento especializado, e o conhecimento é associado a mais de uma área de estudo acadêmica/profissão existente;
- Transdisciplinary: Quando uma unidade de padrões intelectuais é criada além das perspectivas das disciplinas, resultando em uma abordagem mais holística.
Um curso, um departamento ou até mesmo uma universidade interdisciplinar é formada por professores, estudantes e acadêmicos de múltiplas disciplinas trabalhando juntos nos mesmos projetos e lidando com os mesmos desafios a fim de criar algo novo e inovador ao eliminar fronteiras e permitir que o pensamento e o aprendizado fluam livremente entre as disciplinas.
Os benefícios de cursos interdisciplinares
Afinal, quais são as vantagens de optar por um curso interdisciplinar?
- Ao serem capazes de ter aulas em diferentes departamentos e ser lecionados por acadêmicos de variados históricos e conhecimentos especializados, os estudantes têm um leque maior de opções para escolher a sua major, além de conseguirem ampliar o seu conhecimento.
- Os estudantes conduzindo pesquisas científicas conseguem colaborar com outros pesquisadores de diferentes áreas a fim de alcançar um resultado holístico que poderá revolucionar mais de uma área do saber.
- Os estudantes têm permissão de usar os recursos e instalações de diferentes departamentos, sem ficarem limitados apenas aos projetados especificamente para sua área de estudo.
- A interdisciplinaridade intensifica os laços entre ensino e pesquisa, permitindo que os resultados e descobertas alcançadas pelas pesquisas sirvam de base para o ensino das disciplinas na universidade – e também que os estudantes possam começar a participar de projetos desde a graduação.
- A interdisciplinaridade incentiva a colaboração e parcerias ao invés da rivalidade e competição entre os departamentos. Todos os departamentos só têm a ganhar em um ambiente de companheirismo, cooperação e aprendizado em conjunto.
- Os estudantes têm acesso a uma grade curricular mais flexível e abrangente durante a graduação; consequentemente, ao se formar, as suas opções de carreira ou de pós-graduação não se limitam a poucas possibilidades.
Com informações do The Guardian.