Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Quais são os diferentes modelos de aprendizado online?

Aprenda quais são os principais modelos e formatos de aprendizado online e também as plataformas e aplicativos mais usados por universidades do mundo inteiro.

Quais são os diferentes modelos de aprendizado online?

Com todas as mudanças no mundo da educação internacional desde o começo do ano, fica difícil acompanhar os desenvolvimentos no cenário do aprendizado, especialmente se falarmos sobre os modelos de aprendizado online. Diversas instituições agora oferecem opções de cursos e aulas virtuais, mas se você acha que existe apenas um formato, se engana. Pelo enorme número de opções, entender todas as possibilidades e encontrar aquela que melhor atenda às suas condições e objetivos pode ser complicado.

 

É por isso que estamos aqui!  Nós analisamos os principais modelos de aprendizado online usados por universidades de grandes destinos de estudo, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Esperamos ajudá-lo a entender as suas opções e manter os seus planos de estudos de 2020 mesmo com as circunstâncias atuais.

 

Definição de aprendizado online

 

Você encontrará toda uma terminologia ao pesquisar por cursos online. As expressões e definições mais comuns são:

 

  • Aprendizado online: Esse é o termo mais amplo usado para descrever as atividades de ensino e aprendizado que ocorrem em um ambiente virtual ou que são acessadas remotamente por meio de um aparelho eletrônico como um tablete ou celular, em um site ou aplicativo.
  • eLearning: Em português, “ensino eletrônico”, esse é um modelo que usa da tecnologia para ministrar o ensino online de um curso/programa, incluindo recursos virtuais.
  • Aprendizado virtual: Esse modelo emprega ferramentas e softwares online para oferecer um curso educacional e também pode incorporar um ambiente de aprendizado virtual (em inglês virtual learning environment – VLE), normalmente combinando elementos do aprendizado presencial e online.
  • Aprendizado misto: O blended learning é uma abordagem de ensino e aprendizado que usa uma combinação de ferramentas e recursos online com métodos educacionais presenciais mais tradicionais. No geral, esse modelo é formado por aproximadamente 75% de aulas presenciais e 25% online.
  • Aprendizado híbrido: Esse modelo é a integração de aproximadamente 50% de aulas presenciais e 50% online em uma experiência de aprendizado estruturada.
  • Aprendizado remoto ou a distância: Também conhecida como Educação a Distância (EAD), este é um curso ou programas exclusivamente online, sem módulos presenciais.

 

Há ainda outros elementos específicos dos modelos de aprendizado online, como:

 

  • Como a comunicação online é conduzida. Por exemplo, haverá a oportunidade de interagir virtualmente em tempo real com professores e outros estudantes ou você simplesmente receberá informações?
  • Como o curso é estruturado, com foco no aprendizado individual ou no trabalho colaborativo. Às vezes, o ideal é um balanço dos dois focos.
  • O conteúdo é fixo ou dinâmico/adaptativo? Quando a grade curricular é fixa, o conteúdo e materiais são padronizados e definidos; quando ela é dinâmica, o conteúdo e materiais são modificados e desenvolvidos de acordo com o objetivo, necessidades, desempenho e conhecimentos de cada estudante.
  • Como é a interação com professores ou instrutores. Se for síncrono, você interagirá e aprenderá em tempo real no mesmo ambiente virtual que outros colegas de curso. No formato assíncrono, você aprenderá de forma independente com materiais já disponíveis e depois interagirá com professores e outros estudantes.

 

O que é eLearning

 

Os tipos mais comuns de aprendizado online

 

Agora que você já conhece a terminologia e os elementos que diferem o aprendizado online, vamos nos focar nos seus principais formatos. A primeira coisa que você precisa saber é que é muito comum haver sobreposições de modelos, ou seja, um só curso fazer uso de diferentes formatos e abordagens mistas de aprendizado. À medida que a tecnologia e as circunstâncias evoluem, é possível que isso se intensifique ainda mais.

 

No entanto, existem alguns modelos padronizados reconhecidos e que você provavelmente encontrará em um ambiente universitário. Conheça-os a seguir:

 

1. O que é aprendizado online síncrono?

 

No formato de aprendizado online síncrono você participará de atividades e aulas online com professores e outros estudantes. Isso normalmente acontece em tempo real por meio de plataformas online de vídeo, webconferências e ferramentas de chat. Neste modelo, a comunicação é fundamental e você terá oportunidades de fazer perguntas e esclarecer informações.

 

Neste tipo de aprendizado online, as aulas costumam receber o suporte de recursos online e as tarefas e lições acontecem em vários estágios para serem concluídas, tudo virtualmente.

 

Essa é a forma mais comum de aprendizado online usada pelas universidades.

 

2. O que é aprendizado online assíncrono?

 

Esse formato requer um nível maior de automotivação e independência do estudante, porque você estudará sozinho na maior parte do tempo, com pouco ou nenhuma interação em tempo real com professores e outros alunos.

 

A abordagem é considerada centrada no estudante e mais flexível, por haver a facilitação do aprendizado individualizado e no ritmo de cada um.

 

3. O que é aprendizado online adaptável?

 

O eLearning adaptável é um formato mais recente que cresceu a partir do avanço nas pesquisas sobre tecnologia e aprendizado. A abordagem foi projetada para ser mais individualizada e dinâmica, adaptável ao perfil educacional de cada estudante. O curso é desenvolvido usando fatores como o desempenho do aluno, suas habilidades e conhecimentos e ajustado de acordo com a situação específica.

 

O modelo funciona particularmente bem em ambientes formados por turmas menores e em pós-graduações. No entanto, também pode ser usado em ambientes como laboratórios ou tutoriais de graduações.

 

4. O que é aprendizado assistido por computador?

 

O ambiente de aprendizado misto comumente faz uso de softwares e inteligência artificial para gerenciar o aprendizado dos estudantes e avaliar o seu desempenho.

 

Esse modelo divide-se em duas abordagens principais:

 

Aprendizado gerenciado por computador: Você interagirá e trabalhará com um grande banco de dados de informações que apresenta módulos estruturados de dados. O seu envolvimento e contribuição com o material são medidos usando parâmetros pré-determinados, como um teste de múltipla escolha, que determinará o nível do seu conhecimento ao longo do curso. O aprendizado gerenciado por computador também pode ser usado para selecionar e apresentar materiais de aprendizado, palestras gravadas e armazenar dados dos alunos, como notas.

 

Aprendizado assistido por computador: Nesse formato, o ensino presencial tradicional é usado em combinação com o software de computador a fim de aprimorar e apoiar o ensino. A sua experiência em sala de aula é complementada por materiais como áudio e vídeo e/ou testes online. Você também pode ter a oportunidade de fornecer feedback em tempo real ao professor, enquanto estiver usando ferramentas online em sala de aula, por exemplo, se entendeu um conceito ou se o ensino está ajudando a sua compreensão.

 

O que é aprendizado assistido por computador

 

Plataformas e aplicativos de aprendizado online

 

Depois de conhecer os modelos e principais formatos, você deve estar se perguntando em quais plataformas online e aplicativos os materiais e informações são ministrados. A resposta é: são tantos que será impossível falar sobre todos eles nesse artigo.

 

Entretanto, eles têm algumas estruturas mais recorrentes e podem ser amplamente agrupados e definidos.

 

1. Sistema de Gestão de Aprendizagem ou Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

Um Learning Management System (LMS) e um Virtual Learning Environment (VLE) são aplicativos de software de computador predominantemente baseados na web, permitindo acesso 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Ambos reúnem o material do curso e ferramentas integradas de avaliação e comunicação, como blogs. Os LMS tendem a ter mais ferramentas administrativas e de perfil incorporadas, embora nem sempre esse seja o caso.

 

2. Ambiente de Aprendizado Gerenciado

 

Um Managed Learning Environment (MLE) incorpora os mesmos elementos que um LMS ou VLE, mas com ferramentas e controles administrativos adicionais. Isso pode incluir informações do aluno, notas, detalhes da inscrição, dados de conclusão do curso e informações sobre professores e funcionários.

 

3. Ambiente de Aprendizagem Personalizada

 

Com um Personal Learning Environment (PLE), você tem a capacidade de gerenciar e estruturar as suas próprias atividades de aprendizado, como, por exemplo, usar as ferramentas que melhor atendem às suas necessidades e acessar o conteúdo e os serviços mais relevantes disponíveis.

 

4. Curso Online Aberto e Massivo

 

Um Massive Online Open Course (MOOC) é um curso a distância hospedado em um Sistema de Gestão da Aprendizagem e projetado para atender a um grande número de estudantes. O aprendizado geralmente é individualizado, com um currículo ou estrutura distintos.

 

Os cursos nem sempre oferecem crédito acadêmico, mas podem levar à obtenção de certificados ou ao desenvolvimento de habilidades e aprendizado adicional que melhoram a perspectiva profissional do estudante.

 

Qual é a melhor opção para você?

 

Como pode ver, o mundo do aprendizado online é bastante abrangente. Esperamos que o nosso artigo tenha lhe ajudado a compreender alguns dos princípios básicos. Um próximo passo ideal seria visitar o site oficial da sua universidade internacional de interesse ou entrar em contato direto para averiguar qual modelo, formato e recursos ela usa para os seus cursos online.

 

Você também pode usar a nova ferramenta Selecionador de Curso do Hotcourses Brasil para procurar por opções de cursos online pelo mundo. Boa sorte!

 

Leia também:

Como funciona o novo ensino híbrido adotado pelas universidades durante a pandemia

IELTS, TOEFL e Duolingo: entenda os resultados dos testes de proficiência

Aprendizado online e coronavírus: explore suas oportunidades de cursos online

 

(Texto original publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.2K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

13.6K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

8.6K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.6K