Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Os melhores lugares do mundo para estudar medicina

Como é o curso e quais são os cinco melhores lugares do mundo para estudar medicina

Os melhores lugares do mundo para estudar medicina
80

A profissão médica é uma das mais essenciais na sociedade moderna, por isso é lógico que os cursos de medicina são mais longos, exigentes e, no geral, estão entre os caminhos mais desafiadores e competitivos a serem empreendidos. São poucas as áreas que dependem tão fortemente da confiança em si mesmo, do compromisso absoluto com a profissão e do desejo de fazer a diferença na vida das pessoas.

 

Aqueles que escolhem fazer uma graduação em medicina precisarão de um forte interesse nas ciências, junto com uma paixão por ajudar os outros - e é uma combinação desses dois fatores que fornece a motivação necessária para continuar com os muitos anos de treinamento necessários para se tornar um médico totalmente qualificado.

 

Dado o prestígio associado às profissões médicas e a natureza extremamente desafiadora da maioria das carreiras na área, não surpreende que a entrada na faculdade de medicina seja extremamente competitiva, mesmo quando se estuda no exterior.

 

Para obter um lugar em uma escola de medicina de ponta, é necessário demonstrar notas excepcionais em disciplinas científicas (especialmente química e biologia), além de evidências de comprometimento com o campo. Isso geralmente significa ganhar experiência de trabalho, talvez em um centro de saúde local, consultório privado ou outro tipo de instalação de cuidados da saúde, como um lar para idosos.

 

Grandes desafios e experiência prática

 

Se você conseguiu obter as notas e a experiência de trabalho necessárias para garantir um lugar em um curso de medicina, então é provável que você esteja acostumado ao trabalho duro. Apesar disso, você precisará estar preparado para desafios ainda maiores, tanto durante seus estudos quanto nos próximos anos. Esta é uma profissão que pode exigir muito, tanto intelectualmente como emocionalmente, com uma carga de trabalho intensiva e demorada.

 

Além de permitir que você se especialize em uma divisão específica, os cursos de medicina também fornecem aos alunos as habilidades práticas necessárias para tarefas especializadas (desde a coleta de sangue até procedimentos cirúrgicos complexos) e as habilidades pessoais necessárias para a interação com pacientes e familiares.

 

Muitas das principais faculdades de medicina consideram hoje o desenvolvimento prático um dos principais focos de seus programas. Isso significa que, além de participar de seminários e palestras, você terá a oportunidade de observar profissionais da área de saúde e, cada vez mais, começar a ganhar experiência prática.

 

Por fim, é importante lembrar que a formação médica é estruturada de forma diferente em cada país, e as qualificações médicas obtidas em um país não são necessariamente reconhecidas em outras. Portanto, antes de decidir sobre um local para seus estudos médicos, pense cuidadosamente em onde você gostaria de trabalhar e no processo necessário para concluir sua qualificação.

 

Então, quais são os melhores lugares do mundo para estudar medicina?

 

1. Universidade de Oxford

 

Medicina na Universidade de Oxford é um curso tradicional, dividido em etapas pré-clínicas e clínicas. Nos primeiros anos, os alunos aprendem teoricamente, com pouco contato com o paciente e, nos anos posteriores, passam para a fase clínica, passando muito mais tempo no Hospital John Radcliffe.

 

Cerca de 150 alunos são admitidos no curso a cada ano e outros 30 no curso de pós-graduação que condensa os estudos médicos em apenas quatro anos. A universidade tem duas bibliotecas principais de medicina e estudos clínicos, uma fornecendo recursos para os elementos pré-clínicos do curso e outra com foco em saúde.

 

Além de seu curso diferenciado, a Oxford oferece aos alunos a experiência da vida universitária, onde acontecem eventos sociais e workshops.

 

2. Universidade de Cambridge

 

Como na Universidade de Oxford, os estudantes podem se matricular em um curso de graduação em medicina na Universidade de Cambridge.

 

Os graduados também têm várias opções para estudar medicina, seja em um programa de pós-graduação acelerado ou uma versão condensada dos cursos pré-clínicos e clínicos. A concorrência é de seis candidatos por vaga nos cursos de medicina e cerca de 260 são aceitos no geral.

 

Metade dos graduados dos cursos de medicina de Cambridge se torna clínico geral e quase todos trabalharão no Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido.

 

A entrada para o curso de medicina requer excelentes qualificações secundárias e altas pontuações no teste de BMAT. Os estudantes de Cambridge, particularmente estudantes de medicina, têm uma agenda lotada, fazendo malabarismos com estudos, eventos sociais da faculdade e uma variedade de atividades recreativas.

 

3. Universidade de Harvard

 

A escola de pós-graduação em medicina da Universidade de Harvard tem três missões: educar, pesquisar e prestar cuidados clínicos. Fundada em 1782, é a terceira mais antiga escola de medicina dos EUA. O corpo docente da escola também ensina em outros departamentos de ciências em Harvard e trabalha em departamentos clínicos em alguns dos hospitais afiliados à universidade.

 

Há quatro principais hospitais de ensino em toda a área de Boston. Harvard introduziu ao currículo o aprendizado baseado em problemas. Há também um programa especializado, aceitando apenas 30 candidatos a cada ano, que se concentra na pesquisa biomédica.

 

Estudantes de medicina em Harvard pertencem a uma das cinco sociedades nomeadas de ex-alunos. Os integrantes trabalham em pequenos grupos dentro da sociedade, competem em jogos esportivos e participam de eventos sociais.

 

4. Imperial College London

 

O programa médico da Imperial College London oferece uma variedade de abordagens de ensino, desde aulas teóricas tradicionais até experiências inovadoras e práticas. Desde o início, os alunos têm contato direto com os pacientes, ao contrário de outras universidades mais tradicionais no Reino Unido.

 

A graduação de seis anos em medicina também inclui um bacharel em ciências, além do MBBS. Como Oxford e Cambridge, os cursos da Imperial são altamente científicos, com ênfase não apenas na prática clínica, mas em técnicas de pesquisa.

 

Os requisitos de admissão são rígidos. Os alunos aceitos deverão ter notas altas em química, biologia e uma terceira matéria, e alcançar uma pontuação alta no exame BMAT. O processo de inscrição também inclui uma entrevista.

 

A Imperial é uma das instituições mais internacionais do Reino Unido, mas apenas alguns alunos estrangeiros são aceitos no programa médico todos os anos.

 

5. Universidade de Stanford

 

A escola de pós-graduação da Universidade de Stanford oferece programas de mestrado e doutorado para estudantes que desejam continuar sua formação médica. Sete ganhadores do Prêmio Nobel, 31 membros da Academia Nacional de Ciências e 42 membros do Instituto de Medicina estão entre os atuais professores da escola.

 

Pesquisadores da Stanford Medicine estão realizando pesquisas em várias áreas diferentes, incluindo câncer, imunologia, genética e neurociência, entre outras. A escola também oferece serviços de saúde para adultos e crianças, com um centro dedicado somente para as crianças

 

Leia também:

Como estudar medicina nos Estados Unidos?

Estudar medicina nos Estados Unidos: o que é pre-med?

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Os melhores lugares do mundo para estudar medicina

Editor - colaborador

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

23479

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

9431

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

3258