Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Por que as áreas de Humanas são tão importantes?

Por que estudar humanas? Entenda por que os cursos de Ciências Humanas são valiosos e importantes para a humanidade.

Por que as áreas de Humanas são tão importantes?

Temos boas e más notícias. A má notícia é que vivemos em um mundo polarizado. A boa notícia é que existem maneiras de aproximar as pessoas e criar mais diálogos. As áreas de Humanas desempenham um papel essencial nessa missão ao promover uma compreensão maior do comportamento e da experiência humana.

 

Neste artigo, vamos explorar porque as Ciências Humanas são tão importantes e como elas beneficiam o mundo de maneira geral. Aprendendo sobre diferentes culturas, línguas, perspectivas e períodos da história, as Humanidades nos ajudam a entender o que significa ser humano.

 

Se isso estiver de acordo com os seus interesses, crenças e objetivos profissionais, você está no lugar certo.

 

Estudar Ciências Humanas no exterior

 

Quais são as áreas de Humanas?

 

Primeiro, vamos entender quais disciplinas são consideradas parte das Ciências Humanas. Todos as seguintes áreas se enquadram neste grupo:

 

  • História
  • Filosofia
  • Literatura
  • Teologia
  • Antropologia
  • Línguas Modernas
  • Política
  • Sociologia
  • História da arte
  • Psicologia
  • Arqueologia
  • Linguística

 

Quais são as áreas de Humanas?

 

O que todas elas podem te ajudar a desenvolver?

 

Leia também: A área de Humanas no exterior

 

Pensamento crítico e criativo

 

Ao estudar uma área de Humanas no ensino superior, você aprenderá a pensar de forma criativa e crítica. Você, com certeza, participará de debates e discussões em sala de aulas, o que te ajudará a analisar e criticar diferentes opiniões e argumentos e, ao mesmo tempo, apresentar as suas ideias e ponto de vista cuidadosamente.

 

Essa não é uma daquelas habilidades não só procurada por empregadores, como também útil para o resto da sua vida em todos os aspectos imagináveis.

 

As posições dentro de governos, por exemplo, valorizam candidatos que podem pensar criticamente e “fora da caixa”. Essa maneira de pensar também é útil em outras áreas, como Direito, Negócios, Medicina e muito mais.

 

Empatia

 

Você pode não ver inicialmente o benefício de desenvolver a empatia com seu diploma, mas este é realmente um dos aprendizados muito importantes cultivados ao estudar uma área de Humanidades.

 

Como as Humanas são essencialmente o estudo da humanidade, você começará a ter empatia a partir das experiências de diferentes pessoas. E isso vai além do benefício próprio – ajuda a criar uma sociedade mais compassiva e harmoniosa.

 

As disciplinas de Humanas nos ensinam que mesmo discordando de alguém, você pode apreciar e respeitar a perspectiva dela e, com isso, tomar ações e atitudes pelo bem geral.

 

Compreensão do mundo

 

Seja pela compreensão do que é necessário para fazer uma obra de arte, evolução da sociedade ou desenvolvimento de diferentes linguagens, as Ciências Humanas nos ajudam a entender melhor o mundo. Esse conhecimento pode inspirá-lo a se conectar com outras pessoas, viajar pelo mundo ou aprofundar o seu aprendizado sobre algo que realmente te interessa.

 

Promoção de justiça social

 

As Ciências Humanas protegem contra a ignorância, o medo e a incompreensão que podem levar ao ódio e a uma sensação de alteridade. Estudar populações e culturas diferentes é um passo vital para a criação de justiça social e igualdade.

 

Esta é uma das razões pelas quais os graduados em Ciências Humanas são particularmente adequados para cargos no governo, instituições de caridade, ONGs, jornalismo, educação e em vários outros setores.

 

Prever o futuro

 

Hoje, o conhecimento humanístico continua a fornecer uma base ideal para explorar e compreender a experiência humana. Investigar um campo da filosofia pode fazer você pensar sobre questões éticas. Aprender outro idioma pode ajudá-lo a compreender as semelhanças em diferentes culturas. Contemplar uma escultura pode fazer você pensar sobre como a vida de uma artista afetou suas decisões criativas. Ler um livro de outra região do mundo pode ajudá-lo a pensar sobre o significado de democracia.

 

Tudo isso e muito mais faz com que entendamos melhor o passado e oferece uma imagem mais clara do futuro. Ao estudar o passado, aprendemos sobre o que funcionou e, na maioria das vezes, o que não funcionou tão bem. E, assim, encontrar maneiras de melhorar o mundo e aprender com nossos erros ao longo da história.

 

Um curso de Humanas é a escolha certa para você?

 

5 melhores universidades do mundo em Ciências Humanas

 

Segundo o mais atual “QS World University Rankings by Subject 2021: Arts & Humanities”, que seleciona as melhores instituições de ensino superior do mundo por área de estudo, as universidades a seguir são as que se destacam em Artes e Humanas:

 

1. University of Oxford

 

Oxford está na vanguarda da pesquisa em Humanas internacionalmente, atraindo excelentes estudantes, acadêmicos e pesquisadores do mundo todo. Como resultado, os alunos de pós-graduação têm a oportunidade de realizar seus estudos e pesquisas em um ambiente intelectual estimulante e desafiador.

 

Há cursos de Literatura e Língua Inglesa, História, História da Arte, Linguística, Filosofia, Línguas Modernas, Música, Estudos Orientais, Filosofia, Arte e Teologia.

 

2. Harvard University

 

A Divisão de Artes & Humanas da Harvard incorpora o que há de melhor nas disciplinas oferecidas pela Universidade, desde a prática artística até a interpretação detalhada de leituras textuais e encontros com obras de arte e história.

 

De Cultura, Estudos Raciais e Representatividade a Literatura e Linguística, há uma seleção completa de cursos disponíveis.

 

5 cursos online e gratuitos de Humanas da Harvard University

 

3. University of Cambridge

 

Duas escolas de Cambridge oferecem opções em Humanas – a Escola de Artes e Humanas e a Escola de Ciências Sociais e Humanas. Há uma enorme variedade de disciplinas com diferentes metodologias, desde a análise altamente quantitativa de "big data" até a etnografia e a análise da cultura material e do pensamento de sociedades do passado.

 

A reputação de Cambridge de excelência em Humanidades baseia-se no ensino excepcional e em pesquisas de nível mundial.

 

=4. University of California, Berkeley

 

Empatada em quarto lugar, a Divisão de Artes e Humanas da University of California, Berkeley (UCB) tem turmas menores de estudantes do que a média, proporcionando a oportunidade de ter contato direto e individual com os professores. Além disso, três cursos da Berkeley receberam “padrão ouro” do National Research Council: História da Arte, Inglês e Alemão.

 

Mas há ainda outros cursos altamente avaliados, como os de Literatura Comparativa, Francês, Música, Filosofia, Espanhol e Português.

 

=5. Yale University

 

O corpo docente de Humanas da Yale cobre o amplo terreno intelectual dos departamentos e programas da divisão de Humanidades da Faculdade de Artes e Ciências, dedicando-se ao estudo de quem somos, o que somos e o que podemos vir a ser. Eles são especialistas em línguas, culturas e tradições, que pensam criticamente sobre nosso mundo globalizado e as questões sociais que surgem dele.

 

Além disso, a Yale University tem também um Programa de Humanas interdisciplinar que reúne acadêmicos e alunos de graduação em busca de percepções fundamentais sobre a condição humana na literatura, nas artes, na história, na filosofia e nas ciências.

 

5 melhores universidades do mundo em Ciências Humanas

 

Encontre o seu curso de Humanas no exterior

 

Encontre o seu curso de Humanas com a ajuda da nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos. É fácil de usar e você encontra resultados de acordo com os seus interesses, objetivos e orçamento.

 

Leia também:

 

(Texto original publicado em Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.4K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K