Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Por que estudar Filosofia?

Respondemos todas as suas dúvidas sobre estudar uma graduação ou pós-graduação de Filosofia no exterior.

Por que estudar Filosofia?

Você é uma pessoa curiosa? Você está sempre pensando nas verdades fundamentais do mundo? Então estudar filosofia pode ser sua vocação. Ao longo do curso, você desenvolverá habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, debate, raciocínio eficaz e pensamento crítico que, como discutiremos a seguir, são características que o tornam altamente empregável.

 

Use este guia para descobrir o que envolve um diploma em filosofia, se essa é a área certa para você e por que você deve estudar filosofia.

 

Estudar filosofia no exterior

 

O que é filosofia?

 

Durante a graduação em filosofia, você aprenderá e debaterá tópicos como existência, realidade, conhecimento, mente, ética e tempo, para citar apenas algumas áreas de investigação. As perguntas filosóficas típicas incluem:

 

  • O que é conhecimento?
  • Quem deve liderar?
  • O que é liberdade?
  • O que é verdade?
  • O que é beleza?
  • Temos livre arbítrio?
  • Os computadores podem ser criativos?
  • O que significa ser verdadeiro?

 

Na filosofia, não há respostas definitivas. Estudar essa área significa considerar diferentes argumentos e avaliar a validade de cada um deles. Treinar sua mente para pensar crítica e analiticamente é um dos muitos benefícios de escolhê-la, pois pode ajudar em sua própria vida ao tomar decisões e avaliar seus próprios valores.

 

Algumas outras razões principais para estudar filosofia:

 

  • Obter uma compreensão mais profunda de algumas das questões mais fundamentais do mundo;
  • Preparar-se para uma ampla variedade de campos;
  • Aprender a argumentar de forma eficaz;
  • Aprender sobre alguns dos pensadores mais notáveis ​​que moldaram a forma como pensamos sobre o mundo hoje, incluindo Sócrates, Descartes e Aristóteles;
  • Desenvolver fortes habilidades de escrita;
  • Formular suas próprias opiniões;
  • Analisar informações complexas.

 

Qual é a duração de um curso de filosofia?

 

Um bacharelado em filosofia normalmente leva de três a quatro anos para ser concluído, dependendo do tipo de programa e da universidade em que você estiver estudando. No Reino Unido e na Austrália, os diplomas de bacharelado geralmente duram três anos, enquanto no Canadá e nos Estados Unidos, costumam durar quatro.

 

A maioria dos cursos de filosofia resulta em uma qualificação de Bacharelado de Artes (BA), por ser uma disciplina de Humanas.

 

Se você estiver interessado em aprofundar o seu conhecimento em um tema específico, pode fazer uma pós-graduação de filosofia. Nesse caso, pode esperar estudar por um ano em tempo integral ou dois anos em meio período. Em um doutorado, a duração dos estudos varia de acordo com o programa, mas pode levar de cinco a seis anos para ser concluído.

 

Opções de universidades com cursos de filosofia no Canadá:

 

 

Quais são os requisitos de admissão em um diploma de filosofia?

 

De acordo com o UCAS (University and Colleges Admission Service), serviço centralizado de admissão universitária no Reino Unido, os candidatos a cursos de filosofia precisam de notas de BCC-AAB no A-Level (ou equivalente), dependendo da instituição a que se candidata.

 

Os requisitos de admissão podem variar amplamente, especialmente entre os países, portanto, certifique-se de verificar as notas que você precisará obter e se você está no caminho certo para alcançá-las, dependendo do destino de estudo que escolher.

 

Conheça algumas universidades em alguns dos principais destinos de estudo que oferecem diplomas de bacharelado em filosofia.

 

 

O que eu vou estudar filosofia?

 

Embora as disciplinas dos cursos sejam diferentes dependendo da instituição, existem alguns tópicos comuns que você provavelmente estudará, como, por exemplo:

 

  • Filosofia antiga
  • Razão e argumento
  • Filosofia política
  • Ética
  • Conhecimento e realidade
  • Filosofia da mente
  • Filosofia da linguagem
  • Filosofia da arte
  • Existencialismo
  • Filosofia da religião
  • Filosofia da ciência
  • Justiça, violência e o estado
  • Filosofia feminista

 

Ao pesquisar pelo seu curso no exterior, verifique os módulos cuidadosamente ao comparar universidades para escolher aquele que oferece o conteúdo que te interessa.

 

Alguns desses módulos serão obrigatórios para proporcionar conhecimentos básicos, mas outros serão opcionais. Você pode esperar assistir a aulas semanais, grupos de seminário para discussão em classe e ter muitas leituras independentes para fazer em casa.

 

Opções de universidades com cursos de filosofia no Reino Unido:

 

 

Como é uma pós-graduação em filosofia?

 

Se você deseja expandir seu conhecimento filosófico, pode fazer um mestrado em filosofia. Ou talvez você tenha estudado outra área na graduação e agora queira explorar seus interesses em filosofia. Qualquer um dos caminhos são plausíveis.

 

Normalmente, para ser admitido em um mestrado de filosofia, você precisará ter bacharelado. Para estudar no exterior em um mestrado ministrado em inglês, você precisará fornecer prova de sua proficiência no idioma, com uma nota no TOEFL ou IELTS, que varia de acordo com a universidade.

 

Em uma pós-graduação, espera-se que você escreva uma dissertação de 10.000 a 15.000 palavras, que deve ser concluída e defendida ao final do curso. Além de sua dissertação, você também será avaliado por meio de uma mistura de exames e trabalhos.

 

Um mestrado em filosofia pode ser concedido como Mestrado de Artes (MA), Mestrado de Pesquisa (MRes) ou Mestrado de Ciências (Msc), dependendo do curso. Como em qualquer mestrado, espera-se que você trabalhe de forma mais independente do que no seu curso de graduação, dedicando bastante tempo de estudo privado para cada módulo.

 

Opções de universidades com cursos de filosofia na Nova Zelândia:

 

 

O que fazer com um diploma de filosofia?

 

Os graduados em filosofia garantem trabalho em uma variedade de setores após a graduação, como ensino, relações públicas ou política. Comunicações, publicações, RH e publicidade também podem ser opções atraentes, além de direito, serviço público, negócios e ciências. Outros prosseguem com seus estudos, pesquisas acadêmicas ou lecionando filosofia ou áreas afins. Há quem escreva e publique livros.

 

Aqueles que se especializam em ética, por exemplo, têm oportunidades de aplicar seus conhecimentos em comitês de ética médica, enquanto aqueles que estudaram filosofia política podem se voltar para o jornalismo. As oportunidades são inúmeras!

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K