Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Por que estudar Finanças?

Entenda os benefícios de estudar a área de Finanças em uma graduação ou pós-graduação – os cursos, profissões, salário inicial e muito mais.

Por que estudar gestão financeira no exterior?

Finanças – no exterior, Finances – é um curso adequado para quem gosta de lidar com números e tem interesse em negócios, o famigerado business. Se você sempre teve facilidade e interesse em administrar suas finanças pessoais, um curso de gestão financeira irá prepará-lo com o conhecimento e as habilidades para administrar os fundos de outras pessoas depois de se formar.

 

Um diploma em finanças (às vezes também chamado de administração financeira) não só oferece oportunidades de carreira promissoras, como também proporciona habilidades úteis que você pode aplicar em sua própria vida ao tomar decisões financeiras ou até mesmo para abrir a sua própria empresa.

 

Então, se você está pensando em estudar finanças e quer saber mais sobre esta área como curso universitário, em especial no exterior, você está no lugar certo. Confira nossas dicas a seguir!

 

Cursos de gestão financeira no exterior

 

O que é gestão financeira?

 

O termo “finanças” pode ser amplamente definido como gestão de dinheiro, envolvendo atividades relacionadas a:

 

  • Atividades bancárias;
  • Investimento;
  • Créditos;
  • Empréstimo;
  • Economia;
  • Dívida;
  • Imposto;
  • Orçamento.

 

Como finanças é um termo abrangente, ele envolve subcategorias, como finanças pessoais, corporativas e públicas. Cada uma delas tem seus próprios objetivos financeiros. Portanto, se você tiver interesse em algum dos temas listados acima, um diploma em gestão financeira seria a escolha certa para qualificá-lo para uma carreira no setor financeiro.

 

Você ainda também pode estudar finanças combinado à outra área de estudo, como contabilidade ou negócios, nas quais há muita sobreposição de disciplinas e interesses.

 

Qual é a diferença entre gestão financeira e gestão administrativa?

 

Segundo o site Terra, “enquanto a gestão administrativa está interligada com todas as outras áreas, sendo responsável por ações como a elaboração de planejamento estratégico; a gestão financeira viabiliza todas as estratégias definidas e assegura o crescimento sustentável do negócio”.

 

Há também uma diferenciação básica entre finanças e contabilidade. “A gestão financeira é responsável pelo controle das transações com uma visão do presente e para o futuro. Já a contabilidade é responsável em se concentrar nas transações, projetando para o passado” explica o site Osayk.

 

Qual é a duração de um diploma de finanças?

 

Um diploma de gestão financeira ou finanças leva de três a quatro anos para ser concluído, dependendo do país em que você escolher estudar.

 

Nos EUA, por exemplo, as graduações normalmente duram quatro anos, enquanto no Reino Unido geralmente duram três. Os cursos de finanças, portanto, têm uma duração padrão em comparação com outras disciplinas que consomem mais tempo, como medicina ou veterinária, que podem levar de cinco a sete anos.

 

Isso significa que, depois de obter sua qualificação em três ou quatro anos, você estará preparado para o mercado de trabalho.

 

No entanto, se a sua intenção é aumentar suas perspectivas profissionais, pode também obter alguma experiência de trabalho durante os estudos, como um estágio ou um programa de job shadowing no setor. Isso mostrará aos futuros empregadores a sua dedicação e experiência ao se candidatar a um emprego.

 

De fato, esse pode ser um dos critérios para escolher o seu curso no exterior. A maioria das universidades e faculdades que oferecem cursos na área de finanças, gestão financeira ou administração financeira, costuma ter módulos práticos como parte integral da grade curricular. Isso mostra a preocupação da instituição em proporcionar experiência aos estudantes antes de se formarem, o que os ajudará na hora de conseguir um emprego inicial.

 

Quais são os requisitos para a admissão em um curso de finanças?

 

Para estudar finanças em uma graduação, você precisa comprovar um bom desempenho em matemática no ensino médio no nível A (ou equivalente). Os requisitos de nota padrões para cursos de finanças em universidades no Reino Unido variam de CCC e AAA no A-Level, o que significa que você precisará o equivalente no sistema de ensino brasileiro.

 

Nos Estados Unidos, pode ser necessário prestar um dos testes padronizados, o ACT ou o SAT, para ser admitido como estudante internacional em uma graduação.

 

Provavelmente, você precisará comprovar um determinado GPA (média de notas) para entrar em universidades americanas. E se você não for um nativo na língua inglesa, também deverá provar sua proficiência no idioma com a pontuação IELTS ou TOEFL. A nota mínima varia de acordo com o país e a universidade.

 

O que eu vou estudar em um curso de finanças?

 

Cursos de administração financeira no exterior

 

O conteúdo do curso de uma graduação de finanças ou graduação de gestão financeira no exterior varia de acordo com cada instituição, mas você pode ter uma ideia das disciplinas que serão abordadas:

 

  • Macroeconomia;
  • Microeconomia;
  • Gestão financeira;
  • Administração de empresas;
  • Estatísticas;
  • Gestão de dados;
  • Gestão de riscos;
  • Finanças corporativas;
  • Análise de portfólio;
  • Finanças internacionais;
  • Métodos quantitativos
  • Ética;
  • Auditoria;
  • Tributação.
  • Negócios bancários
  • Finanças e investimento.

 

Alguns destes módulos são obrigatórios, enquanto outros são opcionais e escolhidos base nos seus interesses. Verifique quais módulos são oferecidos pelas universidades de seu interesse para saber exatamente o que você estudará e se o curso atenderá às suas necessidades e objetivos.

 

Alguns cursos enfocam determinados tópicos mais do que outros, então isso é definitivamente algo que você precisa considerar ao pesquisar por cursos no exterior.

 

Como são as pós-graduações de gestão financeira?

 

Se você quiser continuar os estudos acadêmicos na área de gestão financeira, um mestrado no exterior pode ser o próximo passo. Embora você não precise necessariamente de uma pós-graduação para ter uma carreira de sucesso em finanças, o curso fortaleceria suas habilidades já existentes e proporcionaria um conhecimento aprofundado de um tópico específico, tornando-o ainda mais empregável. Ou, quem sabe, dando início a uma carreira acadêmica.

 

Um mestrado em finanças no exterior normalmente será ministrado como um MSc (Master of Science), como por exemplo o MSc in International Finance. Ou simplesmente é oferecido como Masters in Finance (MiF), como é o caso da London Business School.

 

Para ser admitido, você precisará de um bacharelado em uma área relevante, como matemática, economia, finanças ou engenharia. Verifique com a universidade sobre os pré-requisitos específicos para a sua admissão. Muitas instituições exigem um diploma de graduação equivalente à classificação britânica 2: 1.

 

Além disso, se você se candidatar a um mestrado em finanças nos Estados Unidos, também pode precisar prestar um exame padrão GRE ou GMAT, além de outros requisitos como teste de inglês e média de notas na graduação.

 

Alternativamente, você pode progredir para um MBA (Masters of Business Administration) se estiver interessado no lado financeiro de negócios. Os MBAs também são muito valorizados por empregadores e, portanto, esta opção pode ser vantajosa para sua carreira.

 

Profissões em gestão financeira

 

Um diploma em finanças é altamente desejável, pois sempre há demanda por especialistas nesta área, não importa quais sejam as condições econômicas prevalecentes no momento.

 

Ter um diploma na área de gestão financeira de uma universidade renomada também significa ter oportunidades de construir uma carreira internacional, permitindo que você trabalhe em qualquer lugar do mundo.

 

Como toda empresa, organização, ONG e governo precisam considerar e cuidar de suas finanças, há uma ampla variedade de perspectivas de carreira para os graduados de finanças.

 

Você também trabalhar como

 

  • Contador;
  • Auditor;
  • Banqueiro de investimento corporativo;
  • Analista de dados;
  • Analista de risco financeiro;
  • Corretor da Bolsa;
  • Consultor financeiro;
  • Atuário;
  • Advogado de patentes;
  • Planejador financeiro.

 

Você não está restrito a esses tipos de funções, entretanto, pois as habilidades matemáticas e analíticas que adquirira com a sua formação são altamente transferíveis e valiosas em diversos setores. Você só precisa adquirir experiência profissional relevante para o campo que deseja ingressar.

 

Segundo o site Vagas, o salário inicial para o cargo de gestor financeiro é R$ 2.009,00 a R$ 4.307,00 no Brasil. Esse valor varia muito de país e posição no setor. No Reino Unido, um consultor financeiro, por exemplo, começa recebendo £ 30.000 anuais.

 

Portanto, obter um diploma em finanças pode prepará-lo com um conjunto de habilidades muito procuradas, alto potencial de salário inicial e muitas perspectivas de emprego.

 

Se você deseja uma carreira de negócios de alto nível, um diploma em finanças é o primeiro passo perfeito para que isso aconteça!

 

Encontre o seu curso de gestão financeira no exterior

 

Use a nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos para encontrar a sua universidade no seu destino de estudo dos sonhos de acordo com as suas preferências e objetivos.

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14K

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9K

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.8K