Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Exames de proficiência: é melhor se preparar no Brasil ou exterior?

Em cursos internacionais, o aluno pode ter aulas com examinadores dos testes de proficiência mais famosos, como TOEFL e IELTS, além da imersão total no idioma

Exames de proficiência: é melhor se preparar no Brasil ou exterior?
2530

Por G.A.T.E. Team

 

Falar inglês é uma competência exigida nas mais diversas profissões e situações. Nesse contexto, exames que comprovam a proficiência no idioma como o TOEFL, o IELTS e o Cambridge ganham cada vez mais importância, pois são o meio mais eficaz de demonstrar que você está preparado para se comunicar e enfrentar desafios em qualquer parte do mundo.

 

Um dos principais exames de proficiência da atualidade é o Test of English as a Foreign Language, conhecido como TOEFL, que avalia a capacidade dos alunos de usar e compreender o inglês no nível universitário, checando a sua habilidade para ler, escrever e conversar no idioma. O certificado é aceito em milhares de instituições de ensino superior ao redor do mundo e é pré-requisito básico na maioria dos processos seletivos de empregos de países como os Estados Unidos e o Canadá.



Semelhante ao TOEFL, o International English Language Testing System (IELTS) é o certificado mais popular no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e um dos mais renomados do mundo, aceito em pelo menos 9 mil universidades. Porém, existem ainda outras provas reconhecidas de inglês, como a Certificate of Proficiency in English (CPE) e o Cambridge Advanced Examination (CAE), que não têm prazo de validade e são interessantes para o currículo profissional, porém raramente são aceitas pelas universidades.

 

Embora sejam mundialmente difundidos, nenhum desses exames é tão simples quanto parece, nem mesmo para quem já é falante nativo do inglês. Como cada prova tem as suas especificações, preparar-se para elas é fundamental.

 

Cursos preparatórios para exames no Brasil

 

Há diversas opções de cursos preparatórios para exames de proficiência no Brasil. Em comum, todos têm o objetivo de fazer com que o aluno pratique o seu inglês de maneira intensiva e desenvolva estratégias para aumentar a sua pontuação no exame.

 

“Tirar o certificado é um desafio para todo aluno, por mais preparado que ele esteja. O curso foi muito importante para que eu conhecesse melhor a prova e tivesse base para realizar o teste”, diz Tadeu Padilha, que escolheu uma escola de idiomas brasileira para se preparar para o TOEFL.

 

Vantagens de fazer um curso preparatório para exames no exterior


No entanto, quem tem a oportunidade de investir em fazer um curso preparatório para exame de proficiência no exterior tem sempre mais vantagens. “Um dos principais benefícios de fazer esse curso fora do país é poder aprender com professores que têm experiência em questões do idioma e que fizeram parte do corpo docente que monta os exames”, afirma Bruno Contrera, gerente de produtos do STB. “Alguns professores são até mesmo examinadores oficiais e podem ajudar os estudantes nas melhores práticas. Ou seja, vão dar sempre as melhores e mais eficientes dicas para a prova”, acrescenta.

 

A preparação no exterior possibilita ainda que o aluno fique mais imerso no idioma, o que pode ser uma grande ajuda na realização das provas, pois boa parte delas cobra conversação e compreensão auditiva entre as suas questões.

 

No IELTS, por exemplo, a prova de conversação inclui uma entrevista individual, com perguntas variadas sobre as quais o estudante deve transcorrer com habilidade e segurança.

 

No TOEFL, o speaking também é avaliado por meio de uma entrevista. A diferença é que, como a prova é realizada via computador, não há interação entre o aluno e o examinador. As respostas são gravadas e ouvidas pelos avaliadores, que, além da fluência em inglês, levam em conta a habilidade dele em fazer comparativos e de utilizar linguagem e estruturas gramaticais avançadas.

 

Com tantas especificações, para conseguir uma boa pontuação em provas de certificação não adianta apenas “falar inglês”, é preciso conhecer a estrutura dos testes e treinar especificamente para eles.

 

Leia mais:

Prepare-se para a seção de Compreensão Oral do IELTS

Prepare-se para a seção de Leitura do IELTS

Prepare-se para a seção de Escrita do IELTS

Prepare-se para a seção de Conversação do IELTS

IELTS ou TOEFL: as diferenças principais entre os exames de proficiência em inglês

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Exames de proficiência: é melhor se preparar no Brasil ou exterior?

G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma plataforma criada pelo STB – Student Travel Bureau com o objetivo de reunir educadores, pais, alunos e profissionais em um fórum, oferecendo conteúdo inovador sobre educação, cultura e desenvolvimento profissional e pessoal. G.A.T.E acontece durante todo o ano online, por meio do site e de palestras baseadas em conteúdos específicos em escolas, universidades e nos escritórios do STB.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

23839

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

10369

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

4286