Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

As principais opções de mestrado no exterior

Entendas as siglas, as especializações e as principais possibilidades para o seu mestrado no exterior.

Os principais tipos de mestrado no exterior

Talvez você até esteja considerando fazer uma pós-graduação no exterior, mas ainda não sabe exatamente qual curso escolher ou onde isso o levará no futuro, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional. Para ajudar nessa decisão que, de fato, é importante, descrevemos aqui os principais tipos de qualificações diretamente após a sua graduação que você encontrará nas universidades dos destinos de estudo mais populares do mundo.

 

Primeiramente, é importante saber que cada um dos tipos de curso listados abaixo costuma ser representado por uma sigla, como você notará. Saber disso ajudará na sua pesquisa por uma pós-graduação no exterior!

 

Os mestrados no exterior são comumente intitulados “Master of...” de acordo com um campo do saber mais abrangente ou faculdade escolhida, sendo os dois mais famosos o Master os Arts e Master of Science – Mestrado de Artes e Mestrado de Ciências. Em seguida, no título, vem a especialização que você escolher, por exemplo, em Comunicação ou Engenharia: Master of Arts in Communication ou Master of Science in Engineering.

 

Encontre o seu mestrado no exterior

 

1. Mestrado de Artes (MA)

 

O Master of Arts, também conhecido pela sigla MA, tem opções de especializações em áreas das Artes, Ciências Sociais ou Humanas, como Línguas, Linguística, Comunicações, História, Geografia, Educação e muito mais.

 

Normalmente, para ser admitido em um MA, você precisará de um bacharelado relevante de Artes e Ciências Sociais relacionada à área que você gostaria de cursar no mestrado.

 

O método principal de aprendizado nos Mestrados de Artes são as aulas que, no exterior, são amplamente baseadas em discussões em sala entre professor(a) e estudantes sobre os tópicos tratados. Essa talvez seja a principal diferença entre os mestrados de Artes e Ciências, porque esse último costuma ser mais prático do que teórico.

 

A duração média é de dois anos e, embora não seja regra em todos os programas, a grande maioria dos mestrados de Artes no exterior exige pesquisa e a produção de uma dissertação para defender a sua tese.

 

É comum encontrar também opções de Master of Fine Arts (MFA), ou Mestrado de Belas Artes, com algumas especializações mais específicas do que o MA, como, por exemplo, Artes Visuais, Escrita Criativa, História da Arte etc.

 

Opções de universidades com Mestrados de Artes:

 

 

2. Mestrado de Ciências (MSc)

 

O Master of Sciences ou MSc oferece especializações em áreas mais científicas e matemáticas, como Ciência da Computação, TI, Engenharia, Economia, Matemática, Saúde Pública, entre várias outras.

 

Com duração entre um a dois anos (às vezes até mais), os estudantes se concentram especialmente no uso da metodologia de pesquisa quantitativa para produzir sua dissertação, apesar de alguns mestrados também incluírem aulas presenciais.

 

Além disso, os mestrandos realizam trabalhos em laboratórios e aplicam técnicas de pesquisa científica, análise e avaliação. Por esses e outros motivos, o MSc é mais adequado a quem apresenta desenvoltura em matemática e fortes habilidades lógicas.

 

Opções de universidades com Mestrados de Ciências:

 

 

3. Mestrado de Pesquisa (MRes)

 

O Research Master ou MRes, como o nome já diz, é um mestrado de pesquisa e pode ser aplicado a quaisquer áreas de estudo. O seu diferencial é que é conduzido especificamente por pesquisa científica independente que resultará em uma dissertação final.

 

Apesar de poder levar a diferentes caminhos profissionais, essa é a opção mais adequada para quem quer construir uma carreira acadêmica ou científica como pesquisador. Por isso, esse tipo de mestrado costuma ser também a melhor base para um doutorado (PhD).

 

Leia também: Entenda as diferenças entre mestrado profissional e mestrado de pesquisa.

 

Algumas universidades, no entanto, oferecem MSc no estilo Research, portanto, pesquise muito bem e leia com atenção as descrições dos cursos na hora de escolher a sua pós-graduação internacional. Nem sempre há uma distinção bem definida entre os tipos de mestrados disponíveis. Se precisar, entre em contato direto com as universidades para tirar suas dúvidas.

 

Opções de universidades com Mestrados de Pesquisa:

 

 

4. Mestrado em Administração de Empresas (MBA)

 

Quer focar-se em Negócios e Empreendedorismo ou abrir a sua própria empresa? Então um MBA – Master’s in Business Administration – pode ser a opção certa para você. Essa qualificação é amplamente reconhecida pelo mercado de trabalho do mundo inteiro por preparar os estudantes com habilidades de liderança, marketing, finanças, contabilidade e outras competências relacionadas à administração de empresas.

 

A diferença principal do MBA para os demais mestrados é que ele é focado em experiência profissional, tanto como requisito para admissão quanto durante o curso, com diferentes trabalhos práticos e experiência no setor.

 

Leia também: Como encontrar o seu MBA no exterior

 

Opções de universidades com MBA:

 

 

5. Mestrado em Gestão (MIM)

 

O Master in Management ou MIM proporciona habilidades essenciais em Economia, Contabilidade e Negócios. Ao contrário do MBA, um MIM dura apenas um ano e costuma ser um curso bem mais barato, o que tende a ser um fator decisivo para muitos estudantes.

 

Além disso, normalmente você não precisa ter experiência no setor para ser admitido e a abordagem é mais teórica.

 

É comum encontrar também opções de Masters in International management (Mestrados em Gestão Internacional).

 

Opções de universidades com Mestrados de Gestão:

 

 

6. Mestrado de Filosofia (MPhil)

 

O Master of Philosophy ou MPhil é uma pós-graduação avançada que envolve apenas pesquisa independente e um projeto de dissertação. Esse tipo de qualificação é comumente equiparado a um doutorado (PhD) devido à estrutura do curso e à ausência de módulos de aulas.

 

Aqui, assim como no PhD, a palavra Filosofia” se refere ao seu significado grego original de “amor pelo conhecimento”. O que significa que o seu MPhil lhe proporcionará uma desenvoltura e domínio maiores e especializados em uma área específica.

 

Para ser admitido, você precisa de um bacharelado, mas algumas universidades podem exigir também um mestrado prévio. Outra característica comum do processo seletivo é a apresentação de uma proposta de pesquisa. Assim, a universidade também consegue identificar qual seria o melhor orientador para o seu trabalho.

 

Opções de universidades com Mestrados de Filosofia:

 

 

7. Mestrado de Direito (LLM)

 

O Master of Law ou LLM (de Legum Magister, que significa Mestrado de Direito em latim), é uma qualificação não-profissional de Direito. Você não precisa do título para trabalhar no setor, mas com certeza a especialização lhe tornará mais atraente no mercado de trabalho.

 

Você escolherá uma área de especialização, na qual se aprofundará ao longo do curso, como, por exemplo, Justiça Criminal ou Direito Civil. A duração é de um a dois anos.

 

Opções de universidades com Mestrados de Direito:

 

 

Outros tipos de mestrados

 

Há ainda outros tipos de mestrados encontrados no exterior, mas não com tanta regularidade. Mesmo assim vale à pena mencioná-los:

 

  • Mestrado de Letras: Master of Letters (MLitt);
  • Mestrado de Engenharia: Master of Engineering (MEng);
  • Mestrado de Arquitetura: Master of Architecture (MArch);
  • Mestrado de Educação: Master of Education (MEd);
  • Mestrado de Administração Pública: Master of Public Administration (MPA);
  • Mestrado de Serviço Social: Master of Social Work (MSW).

 

Leia também:

O que é postgraduate education?

MBA ou Mestrado: qual é a melhor opção para você?

O que é pré-mestrado?

Como se preparar para uma pós-graduação no exterior?

Como se preparar para um doutorado?

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

25.4K
article Img

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

14.1K
article Img

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

9.3K
article Img

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

6.9K