Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Como usar as rankings universitários mundiais

Quais são os principais ranking de universidades mundiais, como eles funcionam e como usá-los para encontrar o seu curso perfeito no exterior

Tudo sobre ranking universitários mundiais

Os rankings universitários são compilações de dados sobre instituições de ensino superior que ajudam os estudantes a comparar e avaliar suas opções de estudo pelo mundo. Originalmente publicados como parte de suplementos de jornais, eles agora podem ser acessados online e de graça, apesar de alguns exigiram que os usuários se inscrevam no site para ter visualização completa.

 

Também conhecidos como league tables em inglês, os rankings são uma maneira de avaliar todo o potencial de uma universidade.

 

estudar no exterior

 

A ideia fundamental por trás deles é fornecer uma perspectiva geral e abrangente sobre as instituições, oferecendo todas as informações necessárias não só para os estudantes escolherem a opção mais adequada, como também manter uma competição saudável entre as universidades e fomentar a melhoria contínua dos serviços oferecidos por elas.

 

Há especialistas em educação que criticam os rankings e acreditam ser incapazes de abranger todos os aspectos que resultam em uma instituição renomada.

 

 O fato é que estas listas são bastante úteis se você estiver à procura de fontes confiáveis, um panorama acadêmico geral e indicadores de qualidade para escolher o seu destino de estudo no exterior.

 

Rankings mais famosos do mundo

 

Você já deve ter ouvido falar sobre um dos quatro rankings universitários a seguir.

 

 

Estas são as listas mais conhecidas e confiáveis que avaliam as universidade em âmbito global. Há também alguns rankings que se limitam à avaliação nacional, como estes aqui:

 

  • The Complete University Guide - Estados Unidos;
  • US News America’s Best Colleges – Estados Unidos;
  • The Guardian - Reino Unido;
  • The Good Universities Guide - Austrália;
  • MacLean’s Guide to Canadian Universities – Canadá.

 

Você encontra os principais ranking universitários reunidos no Hotcourses Brasil!

 

Metodologia

 

Cada um destes rankings têm a sua própria metodologia de avaliação, embora algumas sejam semelhantes. O QS World University Rankings, por exemplo, dá um peso de 40% à qualidade acadêmica da universidade, enquanto o The Guardian atribui 25% à satisfação estudantil.

 

Estas medidas são chamadas de indicadores de qualidade ou indicadores de desempenho. Normalmente, são itens importantes para a avaliação, como os exemplos a seguir:

 

  • Requisitos e notas de corte para admissão na universidade;
  • Intensidade de pesquisa;
  • Perspectiva profissional dos estudantes formados;
  • Perspectiva internacional da universidade: quantos estudantes e professores estrangeiros formam a universidade, parcerias de pesquisa no exterior, etc.;
  • Tempo de conclusão da graduação;
  • Financiamentos conquistados para projetos de pesquisa;
  • Satisfação dos estudantes em relação ao curso e aos serviços oferecidos pela universidade;
  • Qualidade e reputação do ensino;
  • Proporção entre estudantes e professores;
  • Vida estudantil;
  • Custo de vida;
  • Atividades extracurriculares;
  • Qualidade de áreas de estudo específicas.

 

O ranking da Times Higher Education, por exemplo, usa 13 indicadores de desempenho divididos em cinco categorias gerais:

 

1. Ensino;

2. Pesquisa;

3. Citações;

4. Perspectiva internacional;

5. Valor da indústria.

 

O Complete University Guide usa dados coletados pela Agência de Estatísticas de Educação Superior (Higher Education Statistics Agency – HESA) para compilar a lista.

 

De acordo com Simon Emmett, CEO da IDP-Connect, organização mãe do ranking, “estas listas independentes e imparciais são usadas por milhões de estudantes e seus orientadores pelo mundo inteiro todos os meses e são respeitadas pelas próprias universidades pela precisão e estabilidade”.

 

Como usar as rankings universitários mundiais

 

Rankings universitários

 

O ponto-chave para usar os rankings como fonte para a sua pesquisa de maneira eficiente é adaptá-los de acordo com as suas preferências.

 

Antes de começar, considere quais são os indicadores de qualidade mais importantes para você. Você valoriza uma universidade diversa, formada por estudantes de diferentes nacionalidade? Ou então você está à procura de uma pós-graduação e gostaria de encontrar uma instituição que apoiaria o seu projeto e tenha as instalações de pesquisa adequadas? Por outro lado, para estudantes de graduação, a perspectiva profissional após a conclusão do curso tem um peso maior.

 

Depois de identificar o que é importante para você, avalie os rankings a partir das suas preferências. A universidade no topo da lista, por exemplo, pode ter a melhor média de qualidade, mas não ter tantos estudantes estrangeiros.

 

Outra dica importante é usar o maior número possível de rankings na sua pesquisa ao invés de confiar em apenas um. Mesmo que os indicadores sejam semelhantes, você notará que os resultados variam entre as listas, de acordo com a metodologia de cada um. Ao reunir a sua avaliação de vários rankings, você consegue combinar os diferentes indicadores para ter um panorama mais completo.

 

Como estudante internacional, também é importante considerar fatores como visto de estudante, estadia prolongada após a graduação e localização do país em relação ao Brasil. E estes fatores não constam em rankings universitários!

 

Atenção aos detalhes

 

Quando comparar as posições das universidades nos rankings, lembre-se de que a pontuação entre elas às vezes difere muito pouco, o que significa não descartar uma opção que te interessa apenas porque ela não está nas primeiras posições.

 

Leia também:

Como usar os rankings por área de estudo para escolher o seu curso no exterior

As universidades mais tecnológicas e inovadoras do mundo

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização de Brenda Bellani.)

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Tudo sobre ranking universitários mundiais

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

24904

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

12775

O que são e por que fazer os cursos preparatórios no exterior?

Foundation, accesss, pathway, bridge courses ... Os  cursos preparatórios podem mudar de nome e ter algumas variações, mas sempre representam a mesma coisa: à sua introdução ao ensino superior no exterior. Isto significa que você os cursa após a conclusão do ensino médio com a intenção de se preparar para uma graduação.   Trata-se de uma qualificação vocacional ou acadêmica, dependendo do país e do objetivo do programa, oferecida em diferentes

7887

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

5941