Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Um curso de inglês de curta duração é suficiente para aprender um novo idioma?

Qual é a duração ideal de um curso de idioma no exterior para cada nível de proficiência, segundo agência de intercâmbios

Um curso de inglês de curta duração é suficiente para aprender um novo idioma?
4372

Pensar em um objetivo ou nas metas que você pretende alcançar ao fazer um intercâmbio pode te ajudar na escolha do melhor pacote em uma agência e até na seleção do curso, escola e período necessário. Leve em consideração as suas intenções ao investir em um projeto como esse.

 

O que você pretende fazer:

-Quer aprender uma nova língua?

-Aprimorar os seus conhecimentos?

-Fazer imersão total em uma nova cultura?

 

Se você não tem nenhum conhecimento prévio da língua que pretende aprender, um curso de curta duração, que costuma variar de 4 a 8 semanas, pode não ser suficiente. Você pode até adquirir uma noção bem básica do idioma, mas não terá tempo para aprendê-lo de fato.

 

Agora, se a sua intenção for aprimorar os conhecimentos já adquiridos, um curso de curta duração pode ser uma ótima opção. Estar imerso na cultura do país obriga você a praticar a língua diariamente e a se esforçar para conversar com outras pessoas, como confirma Bruna Rodrigues, 16 anos, de São Paulo, que fez um intercâmbio de um mês no Canadá: “A experiência me ajudou muito com a conversação. Como a gente é obrigada a falar a língua o tempo todo, acaba se comprometendo mais. Melhorei muito o meu vocabulário, mas não sinto que tive tempo para evoluir em outras áreas, como gramática ou escrita. Quando voltei para o Brasil, avancei um nível no curso de inglês que faço e meu professor elogiou bastante a minha pronúncia. A relação com a língua também mudou, me sinto mais a vontade e confiante ao acessar sites em inglês e até participo mais das minhas aulas”.

 

No geral, as agências costumam recomendar um período de nove meses a um ano de estudos para aqueles que têm um nível básico de conhecimento e pretendem adquirir fluência. Já para os que possuem nível intermediário, seis meses; e para quem tem um nível avançado os cursos de curta duração, de até três meses, são mais que suficientes.

 

Duração um curso de idioma no exterior sugerida por agências de acordo com o nível de fluência do estudante:

  • Nível básico de conhecimento: de nove meses a um ano de estudos;
  • Nível intermediário de conhecimento: seis meses;
  • Nível avançado de conhecimento: até três meses.

 

O bom do intercâmbio é que ele não limita o seu aprendizado a um período específico, já que você acaba conhecendo pessoas do mundo todo e praticando o idioma ao manter contato com elas, conta o carioca Claudio Spinelli, que fez um curso de Business de um mês nos Estados Unidos. “O melhor é que continuo mantendo contato com as pessoas através das redes sociais, o que me ‘obriga’ a praticar o inglês sempre”.

 

Lembre-se que o tempo ideal de aprendizado varia para cada aluno e que a motivação continua sendo a ferramenta mais eficiente para atingir qualquer objetivo. Aproveite para acessar esta ferramenta de busca e encontrar o curso de inglês ideal para você!

 

Leia mais:

Instituições internacionais que oferecem desconto para estudantes latino-americanos
As diferenças entre o sistema de ensino superior na América do Norte e na Europa

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Um curso de inglês de curta duração é suficiente para aprender um novo idioma?

Editor - colaborador

Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.  

23312

Os diferentes tipos de MBA

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?   MBA

9074

10 melhores graduações de Moda do mundo

Interessado em estudar Moda no exterior ? O Business of Fashion (BoF), considerada a bíblia da área educacional, listou as dez melhores escolas de moda no mundo para cursos de graduação. A avaliação das instituições teve como base os seguintes fatores:   Influência global: reputação, seleção de alunos e premiações; Experiência estudantil: corpo discente, recursos e ensino; Investimento a longo prazo: serviço de carreira, empregabilidade

2844