Essenciais
Austrália: Perspectivas profissionais

Os estudantes internacionais têm mais facilidade de achar emprego na Austrália?

Pesquisa comprova situação otimista para estudantes internacionais que querem encontrar um emprego na Austrália após a graduação

Os estudantes internacionais têm mais facilidade de achar emprego na Austrália?
361

Um novo estudo do Fórum de Diretores Internacionais da Austrália provou que os estudantes internacionais de universidades australianas conseguem um emprego integral tão rápido quanto os estudantes nativos após a graduação. Esta notícia é muito positiva para quem está considerando uma graduação na Austrália e também tem interesse em dar início à sua carreira no exterior durante ou após os estudos.

 

Para entender melhor o assunto, o Hotcourses respondeu algumas questões importantes em relação à pesquisa!

 

 

Esta pesquisa representa realmente os estudantes internacionais na Austrália?

 

Resumidamente, sim! Os respondentes da pesquisa eram de 143 países diferentes. As dez nacionalidades que mais se matriculam em universidades australianas representaram 60% de todos os participantes, o que significa que os resultados são bastante precisos ao apontar um padrão.

 

Quantos estudantes internacionais que se formam na Austrália estão conseguindo um emprego?

 

A pesquisa mostrou que 79% dos estudantes conseguiram um emprego em até três anos após a graduação. Seis por cento resolveram continuar os estudos em uma pós-graduação e 4% se consideravam desempregados.

 

Isto significa que aproximadamente nove entre dez estudantes internacionais de universidades australianas estavam empregados ou estudando três anos após a graduação. Nada mal, né?

 

“Três anos após a graduação, os estudantes internacionais conseguem encontrar emprego?”

 

Além disso, apenas 4% dos participantes se disseram desempregados ou à procura de uma vaga integral. Em 2015, 3,4% dos estudantes nativos também estavam desempregados após concluir um bacharelado, provando que estrangeiros e australianos estão enfrentando condições semelhantes no país.

 

A maioria dos estudantes resolve permanecer na Austrália para trabalhar?

 

Nem todos. Na verdade, aproximadamente 50% dos estudantes internacionais decidem voltar para seus países de origem e 4% mudaram-se para outro país estrangeiro. No entanto, um número considerável – 43% - de estudantes internacionais decide permanecer na Austrália.

 

"Para onde vão os estudantes internacionais após a graduação?"

 

A pesquisa identificou que os estudantes vindos do Paquistão, China e Índia são os que mais permanecem na Austrália; e os da Indonésia, Singapura, Vietnã e Malásia costumam voltar para seus países de origem para dar início a suas carreiras.

 

Qual é a situação do salário inicial dos estudantes internacionais que conseguem um emprego na Austrália?

 

A pesquisa descobriu que os estudantes que voltam para seus países após a graduação normalmente ganham um salário inicial maior do que os que resolvem ficar na Austrália.

 

Obviamente, a média salarial varia muito dependendo do país. Por exemplo, no Butão o salário inicial é de $ 8,200 por ano, enquanto na Noruega é de $ 92.000.

 

As indústrias mais comuns para trabalhar na Austrália são as de Finanças e Serviços de Seguro, Saúde e Assistência Social, Educação e Treinamento, e Serviços Científicos/Técnicos.

 

As universidades australianas ajudam os seus estudantes a encontrar empregos?

 

Como os estudantes internacionais conseguiram uma vaga profissional na Austrália? Segundo a pesquisa, aproximadamente 40% usaram os serviços de carreira oferecidos por suas respectivas universidades para encontrar um emprego. Esta porcentagem muda de acordo com o país de origem do estudante – por exemplo, quase 62% dos indianos recorrem aos serviços da instituição.

 

 

O serviço mais popular oferecido pelas universidades é o workshop de construção de currículos – 63% dos respondentes participaram de uma destas atividades. Além disso, 54% frequentaram feiras de carreira e 36% procuraram orientação de conselheiros da universidade sem a necessidade de horário marcado.

 

No total, 70% dos estudantes graduados se consideraram satisfeitos com a forma que suas universidades australianas colaboravam com empregadores do país.

 

E aí? Interessado em uma graduação na Austrália? Comece a pesquisar agora mesmo!

 

Fonte: Artigo de Raif Howley para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Os estudantes internacionais têm mais facilidade de achar emprego na Austrália?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.