Essenciais
Austrália: Perspectivas profissionais

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália

Imigração, diferentes vistos de trabalho e processo de registro para trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália
113400

A Austrália passa com frequência por uma carência de médicos e enfermeiros, principalmente no mercado de trabalho de áreas regionais no interior do país. A solução quase sempre é procurar por mão de obra estrangeira qualificada para suprir a demanda.

 

Os profissionais de clínicas gerais ou especialistas de diferentes nacionalidades podem se aplicar para a concessão de um visto de trabalho permanente ou temporário a fim de exercer a profissão na Austrália se preencherem todos os critérios adequados, como explicaremos neste artigo.

 

Primeiramente, você pode se candidatar caso tenha conquistado as qualificações médicas acadêmicas (bacharelado):

 

  • Em outro país ou;
  • Na Austrália, mas não for um residente permanente.

 

 

 

 

Profissionais de enfermagem

 

Os profissionais da enfermagem estão em alta demanda na Austrália, com oportunidade de conquistar vistos de trabalho permanentes ou temporários. Segundo um infográfico publicado pela BBC, o salário de um enfermeiro no país começa em 55.617 dólares australianos (cerca de R$ 118 mil) por ano. Ainda de acordo com a matéria da BBC, o governo da Austrália “reduziu pela metade o número de categorias de visto e revisou seu sistema de pontos para favorecer profissionais com mais experiência, maior proficiência em inglês e melhores qualificações acadêmicas”.

 

Médicos com experiência e qualificações acadêmicas

 

O médico estrangeiro interessado em um visto de trabalho australiano precisa passar por uma prova de “reconhecimento de habilidades” (skills recognition) do Conselho Médico Australiano (Australian Medical Council - AMC), organização com o objetivo de garantir os padrões de qualidade da educação, treinamento e avaliação de profissões médicas a fim de promover e proteger a saúde da comunidade australiana.

 

No teste, serão testadas as habilidades clínicas e profissionais e o conhecimento dos candidatos; e também conhecimentos específicos no caso de médicos que são especialistas

 

Além disso, é necessário demonstrar proficiência no inglês em um nível determinado pela Medical Board of Australia (MBA) e aprovado pelo Australian Health Workforce Ministerial Council.

 

O site do governo australiano DoctorConnect tem todas as informações importantes sobre as experiências e qualificações necessárias para conquistar o visto.

 

Basicamente, você precisa seguir três passos:

 

  • Identificar qual registro você precisará – autoridade competente, padrão ou especialista;
  • Comprovar as suas qualificações médicas pelo Primary Source Verification;
  • Atingir as exigências na proficiência em inglês;
  • Se você já tiver uma oferta de trabalho, fazer a sua inscrição para o registro do MBA e depois solicitar o seu visto de trabalho pelo Departamento de Assuntos Internos;
  • Se você ainda não tiver uma oferta de trabalho, contatar uma agência de recrutamento ou uma agência de mão de obra em regiões rurais (Rural Workforce Agencies – RWAs), onde há mais oportunidades de trabalho para profissionais da medicina. Uma vez recebida uma oferta de trabalho, seguir os passos explicados no item acima.

 

Portanto, de maneira geral, antes de tentar solicitar um visto de trabalho para a Austrália, você precisa ter uma oferta de trabalho.

 

Se você ainda não tiver encontrado uma vaga na Austrália, o DoctorConnect fornece vários contatos de conselhos e agências regionais na Austrália. Ter se graduado em alguma graduação de medicina na Austrália pode lhe ajudar na conquista de um trabalho, por várias razões:

 

  • Você já terá um diploma australiano, por isso o processo de validação das suas qualificações será mais fácil;
  • Você vai estar no país, facilitando a providência e o envio de documentos, e as ofertas de trabalho;
  • Você já vai ter a fluência necessária no inglês.

 

Para exercer a função de médico na Austrália

 

Os médicos que desejarem exercer a profissão na Austrália devem, primeiramente, ter um registro no Medical Board (Conselho Médico) da região onde pretender trabalhar. Após a concessão do visto, os médicos precisam se aplicar ao Medicare Australia para conseguir um número como provedor de cuidados médicos (Medicare Provider Number), caso a intenção seja trabalhar como clínico geral ou se for prescrever medicamentos.

 

 

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália

 

Para exercer a função de enfermeiro na Austrália

 

Para trabalhar como enfermeiros na Austrália, os profissionais internacionais precisam estar em ótima saúde e possuir nível adequado de educação e experiência prévias na área. A fim de trabalhar em um hospital ou outra área de cuidado da saúde no país, será necessário passar por exames de saúde, que incluem, inclusive, um raio-x do tórax.

 

Além disso, os profissionais precisam se registrar na Australian Health Practitioner Regulation Agency, órgão regulador da profissão no país.

 

De maneira geral, há três formas para conseguir um trabalho como enfermeiro na Austrália:

 

 

Desde 2012, os enfermeiros podem se aplicar como imigrantes qualificados na Austrália a fim de conquistar um visto de trabalho, geralmente se registrando e passando por avaliação como explicaremos no item a seguir. Já o programa de trabalho durante as férias, Working Holidays, concede um visto de trabalho temporário a profissionais de 18 a 30 anos que autoriza a estadia no país por 12 meses para trabalhar por seis meses para apenas um empregador.

 

Em todas as opções, o candidato deve comprovar proficiência na língua inglesa.

 

Registered Nurses

 

A Austrália tem um Órgão de Enfermagem e Obstetrícia chamado Nursing and Midwifery Board of Australia (NMBA) para a avaliação e reconhecimento oficial de profissionais da área. Apenas quem for registrado no órgão pode praticar no país.

 

A taxa de inscrição para o registro geral é de A$ 155. Se você estudar um curso de enfermaria aprovado pelo órgão em uma universidade da Austrália que resulte em um registro profissional, a taxa cai para A$ 50.

 

O Conselho Australiano de Acreditação de Enfermagem e Obstetrícia (Australian Nursing & Midwifery Accreditation Council – ANMAC), por sua vez, é órgão oficial de acreditação de cursos acadêmicos nas áreas de enfermagem e obstetrícia na Austrália. Formar-se por um curso aprovado significa que você se graduará com todos os padrões necessários para se registrar com o NMBA. O Conselho também trabalha com a avaliação de profissionais estrangeiros que querem se mudar para a Austrália pelo programa de Imigração Qualificada Geral (General Skilled Migration) para determinar se as qualificações e experiências dos candidatos internacionais são adequadas para a imigração no país.

 

O processo é o seguinte:

 

1. Primeiramente, o profissional estrangeiro precisa conseguir o registro no NMBA;

2. Após preencher todos os requisitos para se tornar um enfermeiro registrado na Austrália, o candidato deve entrar em contato com o Departamento de Imigração e Proteção das Fronteiras e verificar as opções de visto de trabalho;

3. Se a opção de tipo de visto compatível exigir a avaliação das habilidades e qualificações do candidato, aí ele deve entrar em contato com um órgão de avaliação e registro como o ANMAC para passar por avaliação oficial.

 

Informe-se

 

Os sites listados a seguir são ótimas fontes oficiais de informações sobre trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália. Você encontra detalhes sobre exigências, provas, tipos de vistos, agências de trabalho, passo a passo, e todo tipo de informação.

 

 

Quer estudar medicina na Austrália? Então pesquise pelo Hotcourses Brasil:

 

 

Opções de universidades australianas com cursos de Medicina:

 

 

 Opções de universidades australianas com cursos de Enfermagem:

 

 

Se você se interessar por algum desses cursos, clique no botão “Contate a universidade” no topo da página para tirar suas dúvidas diretamente com a instituição australiana. Basta preencher o formulário e nós nos certificaremos de enviar o seu email para a equipe da universidade responsável por atender aos possíveis estudantes internacionais.

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.