Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

35 fatos e curiosidades sobre a Austrália

35 fatos e curiosidades sobre a história, geografia, população, culinária e muito mais sobre a Austrália.

35 fatos e curiosidades sobre a Austrália

Se você já tem vontade de estudar na Austrália, vai ficar ainda mais curioso sobre esse país incrível na Oceania após ler os 35 fatos, curiosidades e aleatoriedades!

 

Estudar na Austrália - Hotcourses Brasil

 

História da Austrália

 

1. Acredita-se que os povos indígenas já viviam nas terras hoje chamadas de Austrália há aproximadamente 50.000 anos antes da chegada dos britânicos. Eles formavam 250 nações individuais de aborígenes.

 

2. O primeiro europeu a chegar na Austrália foi o holandês Willem Janszoom. Em 1770, o primeiro explorador inglês chamado James Cook alcançou a ilha, mapeou a costa leste e reivindicou as terras para o Reino Unido. Foi assim que nasceu a região australiana chamada Nova Gales do Sul.

 

Conheça a James Cook University na Austrália.

 

3. Em 1788, o Capitão Arthur Phillip desembarcou em Port Jackson, onde hoje existe Sydney. A data da sua chegada, 26 de janeiro, é comemorada até hoje como o Dia da Austrália, com celebrações por todo o país.

 

Australia Day em Adelaide

Povo reunido no Elder Park para assistir à queima de fogos em Adelaide na comemoração do Australia Day, no dia 26 de janeiro. (Foto: iStockPhoto/Moisseyev)

 

4. A Austrália só se tornou um país em 1901 quando os seis estados da Coroa Britânica formaram uma federação chamada Comunidade da Austrália. São eles: Nova Gales do Sul, Austrália Meridional, Austrália Ocidental, Tasmânia, Victoria e Queensland.

 

5. Em 1092, as mulheres conquistaram o direito de votar na Austrália, fazendo com que o país se tornasse o segundo do mundo a implementar a lei. O primeiro foi a sua vizinha Nova Zelândia em 1881!

 

6. O símbolo da Austrália é a flor acácia, selecionado em 1912.

 

Acácias amarelas em Canberra, Austrália

Acácias amarelas no Mount Stromio Observatory, em Canberra. (Foto: iStockPhoto/sfe-co2)

 

7. Durante a primeira colonização da Austrália, cerca de 160.000 condenados foram enviados em barcos da Inglaterra à Austrália. Muitos morreram no caminho; os que chegaram com vida foram mantidos em campos de prisioneiros.

 

Geografia da Austrália

 

8. Por ser uma ilha gigante, há mais de 10.000 praias na Austrália. Algumas das mais famosas são as seguintes:

 

  • Bondi Beach, Sydney
  • Whitehaven Beach, Ilhas Whitsunday
  • Cable Beach, Broome
  • Burleigh Heads, Gold Coast
  • Noosa Main Beach, Sunshine Coast
  • 75 Mile Beach, Ilha Fraser
  • Wineglass Bay, Parque Nacional Freycinet, na Tasmânia
  • Mandalay Beach, Walpole
  • Byron Bay
  • Lizard Island, Grande Barreira de Corais

 

Lizard Island na Austrália

Lizard Island, Queensland, Austrália. (Foto: iStockPhoto/Spiridon Sleptsov)

 

9. Apesar dos coalas serem um dos seus símbolos mais famosos, há dez vezes mais camelos na Austrália. É tanto camelo que a Arábia Saudita os importa de lá! Esses animais foram historicamente usados para ajudar em construções humanas e ainda são até hoje, mas há mais de um milhão de camelos selvagens vivendo nos desertos australianos.

 

10. Localizada na Oceania, a Austrália é um país continental, de mais de 7.600.000 km² - o sexto maior do mundo atrás da Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil. No entanto, 91% de todo o seu território é dominado por vegetação, especialmente a árida, popularmente chamada de outback (que inclusive deu nome à rede de restaurantes inspirada na culinária australiana).

 

11. Apesar do seu tamanho, apenas 24 milhões de pessoas moram na Austrália. (Só a cidade de São Paulo, no Brasil, por exemplo, tem a metade desse número de habitantes em 1.500 km².)

 

12. O Grande Deserto de Victoria, por exemplo, é maior do que todo o território do Reino Unido.

 

Grande Deserto de Victoria na Austrália

Vista aérea do Grande Deserto de Victoria, na Austrália. (Foto: iStockPhoto/helivideo)

 

13. Há bem mais ovelhas na Austrália do que pessoas – aproximadamente 100 milhões no total. Esse número perde apenas para a China e faz do país um dos principais produtores de lã do mundo.

 

14. Além de ser o território continental mais plano do mundo, ela é também a maior ilha.

 

População da Austrália

 

15. A Austrália é um dos países mais multiculturais do mundo: nela há aproximadamente 200 raças e culturas diferentes vivendo juntas.

 

16. No século 20, houve um grande fluxo de imigração no país, incluindo de pessoas de países mediterrâneos. Melbourne, por exemplo, tem uma das maiores populações de gregos do mundo, com mais de 150.000 pessoas.

 

17. Atualmente, quase um quarto da população da Austrália nasceu no exterior.

 

18. Quatro entre cinco australianos vivem a menos de 50 quilômetros do litoral. Isso não é muito difícil, afinal, o país é uma ilha e as grandes cidades estão próximas da costa.

 

Culinária da Austrália

 

19. A carne de canguru é bastante popular e disponível na Austrália. Ela é particularmente consumida pelo população por ter um baixo teor de gordura.

 

20. Talvez você pense na França, Chile ou Portugal, por exemplo, quando o assunto é vinho. Mas a Austrália produz mais de um trilhão de garrafas todos os anos. Embora a maior parte permanece no país – quase 40% -, ela já é a quinta maior exportadora de vinho do mundo.

 

Vinícola na Austrália

Vinícola na Península Mornington, em Victoria. (Foto: iStockPhoto/tsvibrav)

 

21. Você já ouviu falar em Vegemite? É uma marca registrada de um tipo de pasta salgada criada na Austrália em 1922 e muito popular no país. Ela é feita do extrato de levedura que sobra da indústria cervejeira nacional com alguns outros ingredientes vegetais e temperos. A sua cor é escura e a textura é semelhante à da manteiga, mas o gosto é bem salgado e levemente amargo. Os australianos gostam de passar o Vegemite no pão ou em torradas.

 

Vegemite da Austrália

O famoso Vegemite australiano passado em torradas. (Foto: iStockPhoto/Ben185)

 

Cultura da Austrália

 

22. A famosa marca de botas de inverno de pele de carneiro Ugg foi criada na Austrália.

 

23. A cultura dos esportes é muito forte na Austrália. Mais de 70% da sua população pratica algum tipo de atividade física. Os esportes mais populares são natação, críquete, futebol, rúgbi, tênis, golfe, entre outros.

 

24. Falando em esportes, o primeiro Campeonato Mundial de Surfe, liga profissional de surfe internacional, aconteceu em Sydney em 1964. Os australianos, inclusive, são os maiores vencedores do campeonato masculino, com 20 títulos. (O Brasil aparece em quarto lugar com quatro títulos de Gabriel Medina. Adriano de Souza e Ítalo Ferreira.) No campeonato mundial de surfe feminino, as australianas também encabeçam a lista tendo vencido 24 vezes desde 1964.

 

25. Entre os artistas mais famosos australianos estão Hugh Jackman, Nicole Kidman, Cate Blanchett, Naomi Watts, Heath Ledger (falecido em 2008), Simon Baker, os irmãos Chris e Liam Hemsworth, Eric Bana, Margot Robbie, Toni Collette, Rebel Wilson, Isla Fisher, Sam Worthington, Joel Edgerton, Sia Keith Urban, Kylie Minogue, Olivia Newton-John, Angus Young, entre diversos outros.

 

26. A Austrália tem 19 locais considerados patrimônios mundiais, como a Grande Barreira de Coral, o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta e o Edifício da Exposição Real.

 

Grande Barreira de Corais na Austrália

A Grande Barreira de Corais nas Whitsunday Islands, Queensland. (Foto:iStockPhoto/byrneck)

 

Aleatoriedades sobre a Austrália

 

27. Na na na na na na BATMAAAAN! Antes de se chamar Melbourne, a cidade era conhecida como Batmania graças ao sobrenome de um dos seus fundadores, John Batman.

 

28. Embora muitos considerem o ator Russell Crowe australiano, ele nasceu na Nova Zelândia e se mudou para a Austrália aos quatro anos.

 

29. A Austrália é conhecida no mundo inteiro pelos seus animais peçonhentos e perigosos. De fato, há mais de 1.500 espécies de aranhas no país, mas várias delas são inofensivas. Os dez animais mais perigosos da Austrália são:

 

  • Cubozoa (box jellyfish ou boxfish), uma água-viva mortal;
  • Taipan (Taipan snake), espécie de serpente;
  • Crocodilo-marino ou crocodilo-de-água-salgada (saltwater crocodile);
  • Polvo-de-anéis-azuis (blue-ringed octupus), do gênero Hapalochlaena;
  • Synanceia (stonefish), a espécie de peixe mais venenosa do mundo;
  • Latrodectus hasseltii ou viúva-negra australiana (redback spider), aranha nativa da Austrália;
  • Pseudonaja (brown snake), cobra venenosa nativa da Austrália;
  • Notechis scutatus (tiger snake), outra cobra venenosa também nativa da Austrália;
  • Tubarão-branco (great White shark);
  • Atrax robustus ou aranha-teia-de-funel (Sydney funnel-web spider), aranha de aproximadamente 1,5 cm, mas dotada de um dos venenos mais tóxicos de todas as espécies.

 

Box jellyfish água-vida venenosa da Austrália

Box jellyfish, um dos bichos mais venenosos do mundo.

 

30. Há neve na Austrália, sim! De fato, a duração da neve nos alpes australianos é mais longa do que dos alpes suíços, entre junho e setembro, às vezes até outubro. Acontece com frequência na Tasmânia, mas também pode nevar em Victoria de vez em quando, embora derreta bem rápido.

 

31. A Austrália tem uma espécie de cão selvagem chamada dingo. Eles são um dos principais predadores do país, ajudando no controle de coelhos, cangurus e ratos. No entanto, sofrem ataques por parte da população, especialmente de criadores de gados, por causa de ataques aos rebanhos. Independentemente da disputa de opinião, o animal é icônico na Austrália. Inclusive, há até uma cerca chamada Dingo Fence, construída em Queensland entre 1880 e 1885 para manter os dingos afastados da porção sudeste do continente, onde existem grandes rebanhos de ovelhas. Ela é a maior cerca do mundo, de 5.614 quilômetros!

 

Dingo, cão selvagem da Austrália

(Foto: iStockPhoto/JohnCarnemolla)

 

32. A Tasmânia, no sul do país, tem o ar e a água mais limpos do mundo. Ah, e de alguns lugares do estado é possível ver a aurora astral!

 

33. A rede de fast food Burger King tem outro nome na Austrália: Hungry Jacks.

 

Hungry Jack, fast food na Austrália

(Foto: iStockPhoto/Julien Viry)

 

34. A Grande Barreira de Coral em Queensland é o maior organismo vivo do mundo, visível até do espaço.

 

35. A Austrália tem um rio rosa. Sim, rosa! Ele se chama Lake Hillier e está localizado na Middle Island, na Austrália Ocidental. Até hoje não se sabe exatamente porque a água tem essa cor.

 

Lago rosa na Austrália

(Foto: Wikipedia Commons/Aussie Oc)

 

Fonte: The Fact Site e Swedish Nomad.

 

Leia também:

5 razões para estudar na Austrália

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA