Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

5 razões para estudar na Austrália

A Austrália é o terceiro destino de estudo mais popular do mundo. Conheça algumas razões para escolher estudar no país.

5 razões para estudar na Austrália

Apesar da distância em relação ao Brasil, a Austrália também está localizada no Hemisfério Sul. As estações do ano são as mesmas, o ano letivo começa na mesma época e o clima é mais parecido com o nosso – ou seja, muito sol! Isso é só uma das inúmeras razões para escolher estudar na Austrália.

 

A seguir, conheça mais alguns motivos para você escolher a Austrália como o seu destino de estudo!

 

Razões para estudar na Asutrália

 

1. Ensino de qualidade

 

Para um país relativamente pequeno, com 43 universidades no total, e que se tornou uma nação em apenas 1901, o desenvolvimento e reputação do ensino superior são impressionantes. A Austrália tem seis universidades entre as 100 melhores do mundo no ranking geral da Times Higher Education:

 

 

Já no QS World University Ranking, são sete universidades australianas no top 100:

 

  • 29ª – Australian National University
  • 38ª – Unhiversity of Melbourne
  • 42ª – University of Sydney
  • 43ª – UNSW Sydney
  • 47ª – University of Queensland
  • 86ªUniversity of Western Australia

 

Em ambos os rankings, as instituições de ensino superior da Austrália se destacam em reputação acadêmica, empregabilidade dos graduados e perspectiva internacional.

 

Há ainda outro tipo de lista em que a Austrália se destaca: as melhores universidades mais jovens do mundo. Chamados de Top 50 Under 50 ou Top Young Universities, elas avaliam apenas instituições de no máximo 50 anos de existência. O sucesso da Austrália nestes rankings é uma comprovação do seu rápido e constante crescimento como uma potência mundial no ensino superior.

 

Top 100 no ranking de universidades jovens da Times Higher Education:

 

 

 

Top 100 no ranking de universidades jovens da QS:

 

  • 11ª – University of Technology Sydney
  • 16ª – University of Wollongong
  • 19ª – Queensland University of Technology
  • 21ªCurtin University

 

*Da posição 50 à 100, as universidades são classificadas em faixas de dez no ranking QS Top 50 Under 50.

 

O excelente resultado nos rankings é apenas uma prova da alta qualidade dos universidades australianas. Um diploma de qualquer uma delas será reconhecido pelo mundo todo.

 

Os cursos acadêmicos são constantemente atualizados para permanecer relevantes ao mercado de trabalho e também são avaliados pelo governo com regularidade. O Australian Qualifications Framework (AQF), além de assegurar a qualidade dos programas oferecidos pelo país, também facilita para o estudante internacional mover-se pelo sistema de ensino superior, passando de um curso de inglês ou preparatório para graduação, de uma graduação para mestrado, etc.

 

Além das 43 universidades, você também pode optar por um curso preparatório ou vocacional em um dos vários centros TAFE do país.

 

Leia também: Como usar rankings universitários mundiais para a sua pesquisa

 

2. País acolhedor e multicultural

 

A Austrália é uma das nações mais culturalmente diversas do mundo, o que ajuda na adaptação dos novos estudantes quando eles chegam ao país.

 

Para você ter uma ideia, na Austrália, há 738.107 estudantes internacionais de 192 países diferentes matriculados. Isso representa um aumento de 11% desde 2017, tornando-a o terceiro destino de estudo mais popular do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido.

 

Mas não por muito tempo: o Centro de Educação Superior Global, da University College London, acredita que a Austrália logo superará o Reino Unido nessa disputa!

 

Além disso, 30% de todos os seus habitantes são imigrantes. Devido à colonização, um em cada quatro imigrantes ainda hoje é britânico, mas também há muitas pessoas vindas da Nova Zelândia, China (incluindo Hong Kong e Taiwan), Itália e Vietnã.

 

Com uma população de nacionalidades diversificadas e rica em cultura, você não se sentirá sozinho na Austrália. A população está acostumada a receber estrangeiros no país e é bastante acolhedora.

 

3. Melhores cidades do mundo

 

Melhores cidades da Austrália

Melbourne é a segunda melhor cidade do mundo para se viver.

 

Melbourne foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver por sete anos consecutivos na famosa lista da Economist Intelligence Unit (EIU), perdendo apenas recentemente para Viena, na Áustria.

 

Embora tenha perdido o primeiro lugar, a Austrália continua a ter um dos melhores desempenhos do mundo no ranking:

 

  • – Melbourne
  • – Sydney
  • 10ª - Adelaide

 

Essas mesmas cidades também aparecem no ranking QS Best Student Cities, das melhores cidades estudantis do mundo, juntamente a outras quatro no top 100:

 

  • – Melbourne
  • – Sydney
  • 22ª – Brisbane
  • 23ª – Canberra
  • 26ª – Adelaide
  • 41ª – Perth
  • 84ª – Gold Coast

 

Elas são altamente classificadas em fatores como educação, saúde pública, transporte, infraestrutura, serviços do governo e avanço tecnológico.

 

Para estudantes internacionais, no entanto, um fator importante que você precisa saber é que a Austrália é um dos países mais seguros do mundo. A taxa de criminalidade é baixíssima e as ruas e espaços públicos são abertos e protegidos.

 

Independente se você escolher morar em uma acomodação estudantil, imóvel particular alugado, homestay, etc., você estará seguro durante a sua estadia na Austrália.

 

4. Estilo de vida

 

A vida de estudante não é só aula, apostilas e provas. Você também precisará de tempo para se divertir, descansar, relaxar, passear com os amigos e conhecer o país. A Austrália é um dos melhores países para aproveitar o seu tempo livre graças ao seu estilo de vida tranquilo, praieiro e esportista. E também ao seu famoso clima quente e ensolarado na maior parte do ano!

 

A combinação incrível de cidades grandes e centros regionais, belezas naturais, espaços verdes e abertos, paisagens inacreditáveis e 11.000 praias diferentes atrai pessoas do mundo inteiro à Austrália.

 

Se você gosta de atividades ao ar livre, este é o seu lugar. Surfe, churrascos na praia, acampamentos, reservas naturais, parques nacionais, corais, são algumas das coisas que você fará ou visitará enquanto estuda por lá.

 

Curiosidade: Você sabe o que significa outback? O outback australiano são as suas regiões amplas e de vegetação árida, não povoadas, no interior do país e também nas costas remotas.

 

Outback australiano

O outback australiano.

 

5. Oportunidade de trabalhar

 

A Austrália é um dos países que permitem os estudantes internacionais a trabalhar por meio período durante os estudos, mesmo matriculados em um curso de inglês ou acadêmico. Nas férias os estudantes podem trabalhar por período integral.

 

O país sabe que como é difícil manter-se no exterior e entende que trabalhar no país é a única forma de muitos alunos conseguirem permanecer na Austrália. Por isso, há leis trabalhistas para garantir a segurança e também as responsabilidades dos estudantes internacionais enquanto trabalham no país, inclusive um salário mínimo fixo, que varia todos os anos, e carga horária de no máximo 40 horas a cada duas semanas.

 

Há também a possibilidade de estender a sua estadia e permanecer na Austrália após a conclusão dos seus estudos para ganhar experiência profissional. Você precisará trocar o visto de estudante por um de trabalho chamado Post-Study Work stream antes do vencimento, caso tenha terminado um bacharelado, mestrado ou doutorado.

 

Ou então é possível solicitar uma Expression of Interest por meio do programa SkillSelect do governo australiano e permanecer no país como profissional qualificado.

 

Se você decidir deixar a Austrália após concluir os estudos, saiba que o mundo estará de braços abertos para lhe acolher. Nos últimos 50 anos, 2,5 milhões de estudantes internacionais se formaram em instituições de ensino australianas, de acordo com a Associação de Educação Internacional da Austrália, e agora fazem parte de uma rede global de ex-alunos pelo mundo inteiro.

 

Estudar na Austrália

 

Leia também:

Trabalhar na Austrália após os estudos acadêmicos

O ensino superior na Austrália

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA