
Sydney, New South Wales
Sydney é a maior, mais agitada e mais diversificada cidade da Austrália. Famosa pela sua cintilante Baía (Sydney Harbour), é impossível atravessar essa dramática extensão de água sem se emocionar. Explore a história fascinante desta cidade passeando pelo 'The Rocks'; pegue uma onda ou duas na lendária 'Bondi Beach'; faça uma caminhada ao longo da Baía; ou vá para Manly Beach, para todo o sol, areia e diversão que uma cidade pode oferecer. O Estilo de vida de Sydney é estar do lado de fora. Onde quer que você olhe as pessoas estão passeando, correndo, nadando, pedalando ou velejando. As praias são super agitadas, os muitos cafés e restaurantes sempre lotados e a baía cheia de barcos.
Os cidadãos de Sydney amam a sua culinária e existem restaurantes para absolutamente todos os gostos, bolsos e estilos. Visite 'China Town' para uma comida Asiática autêntica e barata; Surry Hills e Darlinghurst para os mais animados cafés, restaurantes e bares; ou o bairro de Paddington, com alguns dos pubs mais antigos e icônicos em suas ruas arborizadas, repletas de butiques e magníficos sobrados imaculadamente preservados.
Taronga Zoo é um local que deve ser visitado. Espetacularmente localizado à beira da Baía de Sydney, ele é um local perfeito para se ver a vida selvagem nativa da Austrália. O Museu de Arte Contemporânea (MCA) com a vista para Circular Quay é um local único e vale uma visita. Explore o 'The Rocks' e seus prédios históricos de arenito ou aprenda sobre o passado colonial de Sydney no Museu Susannah Place. Um dos melhores programas, tanto para turistas quanto para locais, é assistir a um espetáculo na maravilhosa e icônica 'Sydney Opera House'.
Saindo da cidade, o 'Hunter Valley' é um destino popular para os finais de semana, com suas numerosas vinícolas e seus restaurantes de altíssimo nível. Curtir uma escalada na 'Blue Mountains' ou simplesmente respirar o ar puro da montanha é também um programa bastante popular.
Melbourne, Victoria
A segunda maior cidade da Austrália, Melbourne é uma cidade urbana, moderna, multicultural e com uma vívida cena cultural, graças a sua dinâmica mistura de artes, moda e gastronomia. Se você está visitando Melbourne, reserve tempo o suficiente para absorver tudo isso. Faça um passeio pelos arborizados boulevares Europeus e se perca pelas famosas vielas; leia um livro em um dos muitos e charmosos cafés ou parques; ou admire a arquitetura contemporânea da Praça Federal. Para experienciar a fundo esta linda cidade, pegue um dos bondes que circulam pela região; ou para ser ainda mais intenso, alugue uma bicicleta e absorva essa serenidade repleta de agito e qualidade.
Fora do Distrito Comercial Central (CBD), vá rumo ao Fitzroy, que é uma área repleta de cafés, lojas boêmias e galerias de arte alternativas. Similarmente, St Kilda é um lugar descontraído, estilo praia, perfeito para relaxar e absorver a atmosfera, caminhando pelo 'foreshare'; vá às compras em uma butique ou duas; tome um café 'perfeito' em uma das livrarias independentes ou em uma dos charmosos cafés.
Você não pode falar de Melbourne sem mencionar a icônica liga de Futebol Australiana (ou 'footy' como é conhecido) e os cidadãos de Melbourne que são apaixonados por esse esporte. Tente ir a um jogo se puder. Outro local que deve ser visitado é o MCG (Melbourne Cricket Ground).
Fora de Melbourne, há muito para se fazer. Faça uma viagem de carro pela 'Great Ocean Road' - uma das rodovias mais cênicas do mundo; visite a estonteante Península' 'Mornington'; ou visite as vinícolas de Yarra Valley. O estado de Victoria também oferece um dos mais famosos destinos para esquiadores da Austrália, tendo 'Falls Creek' a apenas 4.5 horas de distância.
O povo de Melbourne sabe como aproveitar a vida; seja comendo, bebendo, dançando ou indo para um dos muitos eventos de artes, esportes ou música. É sempre bom levar alguns casacos, pois as temperaturas podem cair bastante. Não é a toa que se diz que Melbourne pode ter 'as quatro estações' em um mesmo dia.
Brisbane, Queensland
Apesar de ter sido um pouco ofuscada pelas duas irmãs maiores, Sydney & Melbourne, nos últimos anos Brisbane tem crescido para se tornar uma distinta e agradável cidade, com muito verde e beleza natural. Como a capital de Queensland ('O Estado Ensolarado'), Brisbane (ou 'Brissy') possui uma vibração tranquila, um clima bem tropical e uma cena musical e artística bem estabelecida, fazendo dela uma das cidades mais desejadas do país. Uma cidade grande com uma postura humilde de cidade pequena, definida por alguns dos mais amigáveis e modestos indivíduos que você vai encontrar em qualquer lugar da Austrália. Brisbane é uma cidade de muitos encantos, como o Jardim Botânico ou as paisagens vistas às margens do rio. Ela é também fácil de ser explorada e é repleta de bares e restaurantes, oferecendo o que há de mais delicioso em gastronomia.
Aos finais de semana ou férias, os moradores de Brisbane vão à praia. O percurso é bem rápido para alguns dos destinos mais populares da Austrália, como a edênica 'Byron Bay'; a charmosa e clássica 'Noosa' e a listada como Herança Mundial, Ilha de 'Fraser'. Se você for ficar em Brisbane por algum tempo, não deixe de visitar a 'Gold Coast' para um pouco de agito, beleza e diversão no parque temático...é o paraíso do entretenimento!
Adelaide, Sul da Austrália
Adelaide é uma das mais tranquilas capitais estaduais da Austrália, mas isso não deve ser razão para você deixar de experienciar esse fascinante e multicultural destino. É uma cidade de parques, jardins e extensas ruas arborizadas, com matas, montanhas e vinícolas por toda parte. É conhecida como a 'Cidade das Igrejas' e a sua arquitetura colonial e abundantes igrejas, na sua maioria construídas pelos imigrantes Alemães, fazem dela uma cidade muito agradável para se visitar. Adelaide tem se tornado mais cosmopolita graças à chegada de imigrantes; e ela mantém a sua herança Europeia não apenas através do seu vinho, mas também dos colonizadores Ingleses que trouxeram um distinto toque Inglês para esta cidade. Existem alguns museus e galerias bastante interessantes, como o Museu da Migração que conta a história dos imigrantes que chegaram lá e moldaram esta fascinante cidade.
Adelaide possui mais restaurantes e cafés por pessoa do que qualquer outro lugar da Austrália, portanto nunca falta um bom lugar para comer. O Mercado Central oferece baratos e deliciosos noodles, sushis e laksas.
Os habitantes de Adelaide amam o seu vinho. Isso não é de se admirar, uma vez que mais de um terço do vinho Australiano é produzido nos arredores de Adelaide. A famosa região de Barossa Valley fica a apenas uma hora e deve ser visitada. Você pode pegar um dos inúmeros ônibus organizados de Adelaide, o 'Trem do Vinho' de Barossa ou ir com o seu próprio carro.
Se você ainda não se deparou com um canguru, não existe lugar melhor para esse encontro do que a 'Ilha do Canguru'. Você pode pegar um avião ou uma balsa de Adelaide e passar alguns dias explorando os parques nacionais e praias que abrigam centenas de focas da Nova Zelândia, cisnes negros, coalas, pelicanos, pinguins, wallabies e claro, cangurus!
Perth
Perth é uma cidade de ar puro e muito sol, o que logo se torna aparente quando você passeia pelo soberbo Rio Swan e vê as pessoas fazendo piqueniques, corridas, caminhadas e aproveitando essa limpa e luminosa cidade com um clima Mediterrâneo (e muito charme).
A cidade é vibrante e energética, graças às suas praias e cultura interiorana. Abençoada como Sydney, Perth possui praias de areias cintilantes bem próximas à cidade. Pretty Cottesloe, rumo ao sul, é um ponto cheio de estilo, com muitos cafés e boas condições para o nado; Trigg e Scarborough são praias populares entre os surfistas. A cidade também acomoda algumas mineradoras, o que promove certa riqueza econômica.
Perth pode ser a cidade mais isolada do mundo, porém existem inúmeros passeios para se fazer por lá. Não deixe de visitar a Ilha Rottnest, a apenas 19 km da costa, onde espetaculares baias encobertas, magníficos corais, vida marinha abundante e águas mornas e cristalinas fazem o lugar excelente para nado, mergulho ou pesca.
Somente a 19 km ao longo da costa de Perth, você vai encontrar Freemantle, um rico porto ainda ativo, com edifícios e galpões Vitorianos bem preservados. Essa bela vila conta com excelentes cafés, pubs e museus. Siga rumo à região de Margaret River para alguns dos melhores vinhos da Austrália, além de outras praias belíssimas.
Canberra
Canberra é a capital da nação, estratégica e diplomaticamente instituída entre Sydney e Melbourne. Casa do governo federal da Austrália, ela possui uma atmosfera bem colegial, com mais bicicletas do que carros circulando pelas ruas. De fato, Camberra é o lugar ideal para ciclistas; ao contrário da maioria das cidades sufocadas pelo tráfico das horas de pico, Canberra é uma comunidade planejada e um local de muita organização. Ruas amplas e arborizadas nascem da praça Capital Hill, que acomoda a Casa do Parlamento, dando à cidade a atmosfera de um grande parque repleto de clareiras e extensos gramados.
Existe muito para se fazer e ver nesta limpa e calma capital. O Museu Nacional da Austrália merece uma visita. Esse moderno edifício utiliza tecnologia de última geração para contar a história da Austrália. A Casa do Parlamento também é aberta ao público e existem galerias para serem visitadas. Você pode facilmente dedicar uns dois dias só para visitar os museus e os prédios federais.
Com apenas duas horas de Canberra você chega nos dois maiores resorts de esqui da Austrália, o Perisher Blue e o Thredbo, os dois oferecendo ótimas condições para o esqui no inverno. Durante o resto do ano, as duas montanhas se tornam o destino dos escaladores.
Hobart, Tasmânia
Hobart é mais próximo da Antártica do que Perth e, como em Sydney, a vida em Hobart se concentra em torno da sua linda baía. À beira-mar você pode absorver toda a atmosfera da Praça Salamanca e explorar as numerosas galerias, cafés, pubs, bares e um fantástico mercado aos Sábados. Passeie ao redor de Battery Point e veja interessantes chalés coloniais cheios de história, tome um chá em um dos charmosos cafés ou meandre pelas lojas de antiguidades.
Hobart é uma cidade pequena mas cheia de vida e cor. Se você curte atividades culturais, o Museu e Galeria de Arte da Tasmânia e o Jardim Botânico são gratuitos e muito interessantes. O povo local é muito mais acolhedor do que os locais de muitas outras cidades capitais, e a proximidade com a beleza virgem da Tasmânia faz desta cidade um ponto de partida ideal para a exploração desse abundante paraíso verde.
Darwin, Northern Territory
Viaje para Darwin, a capital do extremo norte da Austrália (nomeada em homenagem a Charles Darwin) e você estará quase na Ásia. O calor tropical e a chuva (na estação chuvosa), combinada com uma atitude super despreocupada, é uma experiência australiana bem diferente; o pessoal local só anda de 'bermuda e chinelo', os parques na região são deliciosos e o comércio é muito voltado às artes aborígenes. Muitos passam por aqui no caminho ao Parque Nacional de Kakadu, mas acabam ficando para explorar a interessante vida selvagem e a história turbulenta da cidade.
Fora de Darwin, o parque da Vida Selvagem do Território, (61 km ao sul) é um local perfeito para presenciar a vida selvagem nativa: aranhas, crocodilos e iguanas.
A apenas 90 minutos de Darwin está um dos maiores paraísos da Austrália, o Parque Litchfield - um jardim tropical de cachoeiras, florestas e piscinas naturais. É menor do que Kakadu mas não menos atraente. Dê um mergulho na piscina submersa abaixo da cachoeira Florence ou da Wangi e você se sentirá em um cenário de cinema. A entrada do parque é gratuita - não tem porque não conferir.
Pensando em estudar na Australia? Encontre aqui o seu curso.
Saiba mais sobre cursos de Viagens e Turismo na Austrália.