Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

Ex-aluna da University of Tasmania, brasileira é engenheira naval na Austrália

Thais concluiu um mestrado na Universidade da Tasmânia (UTAS) e hoje trabalha para a Marinha Australiana; ela conta sobre a adaptação e vida profissional na Austrália

Ex-aluna da University of Tasmania, brasileira é engenheira naval na Austrália
1556

Thais H. de Athaydes Chrenowski, 34, formou-se em Engenharia Mecânica no Brasil em 2007, mesmo ano em que viajou para a Austrália visitar o irmão que já estava por lá. A experiência despertou nela o interesse de estudar Engenharia Naval no país. A brasileira concluiu o mestrado na University os Tasmania (UTAS), Austrália, e hoje trabalha como Engenheira Naval da Marinha Australiana.

 

Thais compartilhou a sua experiência com o Hotcourses Brasil sobre o período de adaptação ao sistema de ensino australiano, a UTAS e os serviços oferecidos por ela e como é trabalhar em um ambiente profissional da Austrália.

 

Por que você escolheu a Austrália como destino de estudo?

 

Porque vim para Austrália visitar meu irmão e viajar em 2007 e amei o país. Aqui as coisas funcionam muito bem e maioria das pessoas é muito educada. Além disso, o país tem muitos lugares maravilhosos.

 

E como escolheu a University of Tasmania?

 

Eu queria fazer Engenharia Naval. Na época, não tinham muitas Universidades de Engenharia Naval ao redor da Austrália. Resolvi estudar na Tasmânia porque era um lugar mais quieto, e barato de morar. Em minha opinião, mais apropriado para estudantes que realmente querem estudar.

 

Qual era o seu curso? O que você achou dele e da universidade?

 

Master in Maritime Engineering (Naval Engineering specialisation) for coursework. A universidade é ótima! No meu caso, estudei no “Australian Maritime College (AMC)” na UTAS em Launceston (Tasmania). O AMC é bem pequeno. Tive oportunidade de conhecer a maioria dos professores mais de perto, inclusive depois da aula. A maioria dos estudantes mora fora da Tasmânia (inclusive os australianos), então senti que todo mundo passa pela mesma experiência de morar fora de casa. Os estudantes ficam mais abertos para fazer amizade.

 

 

Foi difícil a adaptação ao método de ensino e aprendizado na Austrália? Quais foram as suas principais dificuldades?

 

Sim. No começo achei muito difícil acompanhar as aulas em inglês. Eu fiz curso deinglês na Austrália; quando eu comecei o meu curso no AMC, eu já tinha um inglês muito bom, mas infelizmente no curso eles não ensinam a linguagem técnica da faculdade. Tive muitas dificuldades no começo para entender o conteúdo técnico das aulas porque eu não sabia as terminologias em inglês. 

 

O método de ensino é muito bom! Não tive dificuldades em me adaptar com isso.

 

A Universidade oferecia serviços de suporte para os estudantes internacionais? Quais? Você fez uso deles durante os estudos na UTAS?

 

Sim. Quando fui conversar com o coordenador do meu curso sobre as minhas dificuldades em entender os professores (inglês), ele imediatamente ligou para um dos professores e organizou tutoriais semanais para mim. Na época estávamos em 4 estudantes internacionais. Todos nós fomos beneficiados com os tutoriais e não acrescentaram em nada no pagamento da faculdade. Por ser uma faculdade menor, os coordenadores dos cursos e professores te conhecem melhor e são mais acessíveis.

 

Fora isso, também passei por algumas dificuldades financeiras durante o meu mestrado porque eu não dei conta de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. A UTAS tem um centro de ajuda ao estudante internacional. Eles me deram algumas vezes vale de compra para ir ao supermercado fazer compras de comida.

 

O que achou da Austrália e de seus habitantes? E da cultura australiana?

 

A Austrália tem uma variedade cultural muito grande. Por ter pessoas de todo lugar do mundo, achei que os australianos são bem receptivos aos imigrantes.

 

Você trabalha na Austrália? Como o seu mestrado na UTAS a ajudou a conseguir este emprego?

 

Sim. Trabalho como Engenheira Naval na Manutenção e Desenvolvimento dos submarinos COLLINS CLASS da marinha da Austrália (Royal Australian Navy). Certamente o meu mestrado me ajudou muito a conseguir emprego aqui.

 

Como é trabalhar em um ambiente profissional da Austrália?

 

Adoro trabalhar na Austrália. O trabalho aqui e muito tranquilo. Eles não têm a cultura de trabalhar muitas horas por dia, fazendo hora extra. Hora extra aqui não é uma coisa normal. Fora isso, a maioria das empresas tem flexibilidade de horário. As pessoas são mais relaxadas no ambiente profissional. E tenho uma relação mais aberta com os meus gerentes. A maioria dos australianos faz algum tipo de atividade depois do trabalho, por exemplo, academia, natação, bicicleta, surfe, dança, etc..

 

Outra coisa positiva é que tenho estabilidade profissional. A única coisa que achei estranha é que aqui na Austrália as empresas não dão almoço. A gente tem que trazer a marmitinha de casa ou comprar na rua. Nada é perfeito, né?

 

 

Você recomendaria a Austrália aos brasileiros interessados nela como destino seja educacional ou profissional? Por quê?

 

Com certeza! Para os estudantes: estudar no exterior é uma maneira de a gente amadurecer não só profissionalmente, mas também pessoalmente. A gente aprende a conviver com as outras culturas e aprende a aceitar as nossas diferenças.

 

Para os profissionais: a vida aqui é muito boa e simples. Tenho tempo para fazer atividades pessoais depois do trabalho. Aqui nós temos tempo de viver muito mais a vida!

 

Clique no botão a seguir para entrar em contato direto com a University of Tasmania, na Austrália:

 

 

 

Leia mais:

Destino de Estudo: Sydney

Acabei meu curso na Austrália... E agora?

Pesquise por cursos

Austrália
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Ex-aluna da University of Tasmania, brasileira é engenheira naval na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...