Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

Guia das melhores universidades da Austrália

Viaje conosco pelos seis estados da Austrália para conhecer as melhores universidades do país e onde estão localizadas!

Guia das melhores universidades da Austrália

Então, você está pensando em estudar na Austrália? Ótima escolha! Como um dos destinos de estudo mais desejados do mundo, a Austrália é mundialmente conhecida pela qualidade de suas universidades. Mas quais são as melhores entre todas as opções possíveis e onde estão localizadas? Isso é exatamente o que decidimos investigar aqui, para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre seus planos de estudo nesse país incrível.

 

Em primeiro lugar, a Austrália é um país vasto com um total de seis estados: Nova Gales do Sul, Queensland, Austrália Meridional, Tasmânia, Victoria e Austrália Ocidental. Para se ter uma ideia melhor do tamanho do país, um voo de Darwin, no norte, para Melbourne, no sul, levará quatro horas.

 

Isso significa que, com o número de instituições disponíveis à sua escolha – 43 para sermos mais exatos –, é normal sentir-se um pouco confuso durante sua pesquisa.

 

Portanto, aqui neste artigo apresentaremos as melhores universidades da Austrália por cidade e estado. Sem dúvidas, isso irá ajudá-lo a se familiarizar com o panorama do ensino superior australiano e dar o ponta pé inicial à sua pesquisa. Vamos lá?

 

1. Melhores universidades em Nova Gales do Sul

 

Estudar em Canberra, na Austrália

 

Lar de Canberra, a capital da Austrália, o estado de Nova Gales do Sul (New South Wales) fica no lado sudeste da Austrália, onde você também encontra a famosa cidade de Sydney.

 

De acordo com o QS World University Rankings 2021, a melhor universidade em Nova Gales do Sul e no país como um todo é a Australian National University (ANU). Classificado em 31ª globalmente e primeira na Austrália, entre os ex-alunos da ANU encontram-se seis vencedores do prêmio Nobel e dois primeiros-ministros australianos.

 

Além disso, Canberra também foi eleita a cidade mais habitável da Austrália pelo relatório anual Life In Australia Index, do REA Group, com base em segurança e acesso ao trabalho e educação. A cidade também é famosa pelos seus parques nacionais e reservas naturais.

 

Na costa de Nova Gales do Sul, a University of Sydney é outra instituição de prestígio na Austrália, ocupando a 2ª posição nacional e a 40ª global. A instituição também está em 4º lugar no mundo em empregabilidade de graduados (QS Graduate Employability Rankings 2020), o que significa uma excelente perspectiva profissional ao se formar.

 

Oferecendo a maior variedade de disciplinas da Austrália, com 400 cursos, os alunos têm muitas opções ao decidir sobre seus estudos na Universidade de Sydney. Além do ensino de alta qualidade, ela também tem uma localização ideal em uma das cidades mais prósperas da Austrália, com praias douradas, a famosa Sydney Opera House, a Ponte da Baía de Sydney e muitas opções de entretenimento para visitantes, estudantes e moradores.

 

Estudar em Sydney, na Austrália

 

Outra instituição de alto desempenho em Sydney é a University of New South Wales (UNSW), que está localizada um pouco afastada do centro da cidade, no subúrbio de Kensington. No entanto, fica apenas a 30 minutos a pé da praia de Coogee e perto de outros populares trechos da costa.

 

A universidade é particularmente conhecida pelo ensino de Ciência e Tecnologia e faz parte do Group of Eight, grupo das principais universidades de pesquisa intensiva da Austrália. A UNSW atrai mais de 14.000 estudantes internacionais em seu campus todos os anos e tem vários destaques nas suas pesquisas, inclusive sobre questões mundiais urgentes, como câncer e HIV/AIDS.

 

Confira outras instituições importantes e renomadas do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália:

 

 

2. Melhores universidades em Victoria

 

Estudar em Melbourne, na Austrália

 

Localizado no sul da Austrália, no estado de Victoria encontra-se a cidade internacionalmente renomada de Melbourne, conhecida não apenas pelos seus cenários artísticos e musicais agitados, mas também por suas universidades altamente conceituadas. A University of Melbourne, em particular, ocupa a 3ª posição na Austrália e a 41ª no mundo segundo o QS World University Rankings 2021.

 

A instituição tem um grande corpo estudantil de aproximadamente 65.000 integrantes, incluindo 30.000 estrangeiros de mais de 130 países. Essa comunidade diversificada é acompanhada pelo multiculturalismo da própria cidade de Melbourne, criando um ambiente acolhedor para os estudantes internacionais.

 

Se você está interessado em Melbourne para seus estudos, a Monash University é outra instituição bem avaliada, em 6º lugar no país e 55º no mundo (QS World University Rankings 2021). A instituição se orgulha de estar na vanguarda da inovação e do desenvolvimento, sendo responsável pela criação de uma nova vacina contra a malária e tecnologia de impressão 3D.

 

Outras instituições importantes no estado de Victoria, Austrália:

 

 

3. Melhores universidades em Queensland

 

Grande Barreira de Coral, na Austrália

 

Mesmo quem não sabe muito sobre a Austrália provavelmente já ouviu falar da Grande Barreira de Coral, o maior sistema de recifes de coral do mundo. É no estado de Queensland em que se encontra essa maravilha natural espetacular, que integra os cinco locais considerados Patrimônios Mundiais da UNESCO na região.

 

Mesmo que você decida estudar em outro estado, esse é definitivamente um dos melhores lugares para se visitar na Austrália. De florestas tropicais a pântanos, de praias a desertos, Queensland oferece uma abundância de atividades e locais exclusivos para explorar, destacando os elementos que tornam a Austrália um país tão inigualável.

 

Mas onde estudar em Queensland? A University of Queensland ocupa a 5ª posição na Austrália e a 46ª mundial no QS World University Rankings 2021, o que a torna uma instituição de alto desempenho, também membro do Group of Eight.

 

Ela tem três campi em Queensland e recebe um grupo de 53.600 estudantes, incluindo 18.000 alunos internacionais de 143 países diferentes, promovendo uma comunidade estudantil diversificada e acolhedora. A University of Queensland também é reconhecida por sua excelência acadêmica e recebeu mais prêmios nacionais de ensino do que qualquer outra universidade australiana.

 

Estudar em Brisbane, na Austrália.

Brisbane, a capital do estado de Queensland, na Austrália.

 

Queensland também possui uma série de outras universidades que você pode conferir, incluindo:

 

 

4. Melhores universidades na Austrália Ocidental

 

Estudar em Perth, na Austrália

 

Perth é outra cidade importante do país e capital da Austrália Ocidental. Esta parte do país é conhecida por suas paisagens naturais e clima imbatível. O sol brilha em Perth por mais de um terço do ano!

 

Ela também é bem conceituada pela qualidade de seu sistema educacional. A University of Western Australia (UWA), em específico, está classificada em 7º lugar na Austrália e 92º no mundo segundo o QS World University Rankings 2021, com campi em Perth e Albany.

 

Os alunos podem aproveitar a proximidade do centro da cidade, no campus principal de Perth, enquanto apreciam a beleza natural do rio Swan e os jardins lassificados como patrimônio. O campus principal acolhe 22.000 alunos que podem desfrutar de amenidades locais por perto, como um café para estudantes, cabeleireiro, farmácia e caixas eletrônicos.

 

Em apenas 15 minutos de carro, você encontra a Curtin University, outra instituição com sede em Perth conhecida internacionalmente por seu ensino e pesquisa, inclusive classificada com cinco estrelas pelo Good Universities Guide 2019. Com fortes conexões globais, a universidade possui campi na Malásia, Singapura, Ilhas Maurício e Dubai.

 

A Curtin está no 1% das melhores universidades em todo o mundo e tem parcerias com a indústria para ajudar os alunos a dar início às suas carreiras e ideias de negócios.

 

Outras instituições de ensino superior importantes do estado da Austrália Ocidental:

 

 

5. Melhores universidades na Tasmânia

 

Estudar na Tasmânia, na Austrália

 

A Tasmânia é uma ilha isolada no ponto mais ao sul da Austrália, conhecida por suas áreas selvagens, grandes parques e reservas naturais. Embora a capital o estado seja Hobart, a universidade mais importante é a University of Tasmania (UTAS), com campus principal localizada em Launceston.

 

Uma das universidades mais antigas da Austrália, ela está no top 2% das melhores instituições do mundo e recebeu reconhecimento pela qualidade dos seus cursos, com alta classificação no ranking por áreas de estudo da Times Higher Education (THE), destacando-se nos cursos de Direito, Ciências Sociais, Artes e Humanas, e Ciências da Vida.

 

Com campi também na capital, ambas as localizações oferecem aos estudantes a oportunidade de vivenciar o estilo de vida australiano em um ambiente seguro e tranquilo.

 

Uma curiosidade que nem todo mundo sabe é que na Tasmânia às vezes é possível presenciar o fenômeno da aurora astral (que é exatamente a aurora boreal, mas no Hemisférios Sul do globo) em alguns pontos ao sul do estado!

 

Leia também: Ex-aluna da University of Tasmania, brasileira é engenheira naval na Austrália

 

6. Melhores universidades na Austrália Meridional

 

Estudar em Adelaide, na Austrália

 

A Austrália Meridional (South Australia) é um dos estados mais áridos do país. Nele se encontra a maior parte da linha mais longa e ininterrupta de falésias do mundo. Você pode conhecer as dunas vermelhas do Deserto de Simpson, os vinhedos do Vale de Barossa e as praias protegidas da península de Fleurieu.

 

A sua capital, Adelaide, é litorânea e cosmopolita, considerada uma das dez melhores cidades do mundo para se viver pelo índice da The Economist Intelligence Unit. É nela que encontramos as melhores universidades do estado. A University of South Australia (UniSA) é globalmente reconhecida, oferecendo mais de 200 cursos acadêmicos a estudantes de todas as partes do mundo.

 

A UniSA recebeu cinco estrelas nas categorias de pesquisa, empregabilidade, ensino, instalações, internacionalização, responsabilidades sociais e inovação, resultando em cinco estrelas na avaliação geral do QS Stars Ratings de 2019.

 

Também na capital estadual, você pode escolher estudar na University of Adelaide, classificada no top 1% das melhores universidades do mundo. Integrante do Group of Eight, ela é uma instituição de prestígio que oferece aos alunos diplomas mundialmente reconhecidos, em especial por ser a 106ª melhor do mundo de acordo com o QS World University Rankings de 2020.

 

Outras instituições de ensino superior importantes do estado da Austrália Meridional:

 

 

Já sabe onde estudar na Austrália?

 

É isso! Como pode ver, você tem opções excelentes por todo o país. Qualquer uma dessas instituições que mencionamos acima será uma escolha certeira. Tudo vai depender do que você quer para os seus estudos – duração, área de estudo, pesquisa, nível etc.

 

Se precisar de uma ajudinha extra para se decidir, pode usar nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos e filtrar a pesquisa de acordo com suas preferências!

 

Leia também:

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA