Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

5 razões para estudar em Melbourne

Universidades e alta qualidade de vida são algumas das razões para estudar em Melbourne, Austrália, uma das melhores cidades do mundo.

Melbourne: Por que estudar em Melbourne City, Austrália?

Sabemos que Sydney é a primeira cidade que costuma vir à mente quando falamos em estudar na Austrália. Mas queremos focar em outro lugar nesse artigo – uma das melhores cidades do mundo: Melbourne. Você já considerou estudar nela? Se sua resposta foi não, pois saiba que há inúmeras razões para considerá-la. (Se você respondeu sim, vem com a gente também para se apaixonar ainda mais.)

 

Onde fica Melbourne, Austrália

 

Melbourne está localizada no estado de Victoria, no sudeste da Austrália, na Oceania. Ela fica na grande baía natural de Port Phillip. Com população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, ela é a segunda cidade mais populosa do país, depois de Sydney.

 

A seguir, listamos cinco das diversas razões para você escolher estudar em Melbourne, na Austrália!

 

Estudar em Melbourne, Austrália

 

1. University of Melbourne

 

A Universidade de Melbourne é a melhor universidade da Austrália. No mais recente Times Higher Education World University Rankings, ela ficou em 1ª no país e 31ª do mundo. Embora no QS World University Rankings 2022, ela fique atrás da Universidade Nacional da Austrália (ANU), ela ainda aparece como 37ª melhor globalmente. Esses dois resultados, por si só, são impressionantes.

 

Na ativa desde 1853, a University of Melbourne é a segunda universidade mais antiga da Austrália. Ao se candidatar como estudante internacional, você já concorre automaticamente a bolsas de estudo globais, como a Melbourne International Undergraduate Scholarship, para novos alunos de graduações. Válida para todas as áreas de estudo disponíveis, ela vai de um desconto de A$ 10.000 no primeiro ano até o valor integral dos três anos de bacharelado.

 

2. Outras universidades de Melbourne

 

No entanto, a University of Melbourne não é a única instituição de ensino superior localizada na cidade de Melbourne. Se quiser estar nela ainda pode escolher entre outras universidades renomadas:

 

  • Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT University);
  • Monash University;
  • La Trobe University;
  • Swinburne University of Technology;
  • Deakin University;
  • Kangan Institute.

 

Este último, inclusive, é um instituto TAFE na Austrália, um dos maiores provedores de treinamento vocacional do estado de Victoria. Com mais de 91 anos de experiência em diploma vocacional e cursos VET (Treinamento e Educação Vocacional), o Kangan Institute construiu parcerias com empresas em diversos setores para garantir oportunidades de experiência prática profissional aos estudantes durante e após a graduação na Austrália.

 

O Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, mais conhecido como RMIT University, surgiu originalmente como a “faculdade para trabalhadores”. Atualmente, após quase 135 anos de história, o Instituto é um verdadeiro pioneiro em educação internacional.

 

Ele promove oportunidades de estudos transnacionais com campi em vários países, inclusive em Hong Kong, China, Malásia, Indonésia e Vietnã. Isso significa ter acesso a intercâmbios entre esses países se você escolher estudar no RMIT University.

 

3. Qualidade de vida de Melbourne

 

Todos os anos, a Economist Intelligence Unit examina 140 cidades do mundo todo para identificar quais delas têm a melhor qualidade de vida – quais são as melhores cidades do mundo para se viver. Cada cidade recebe uma pontuação de habitabilidade para mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

 

Na lista mais recente, de 2021, Melbourne ficou em nono lugar.

 

Depois de passar sete anos invicta em primeiro lugar, de 2011 a 2017, ela perdeu o topo para a vizinha Auckland, da Nova Zelândia, em 2021 por causa do impacto da pandemia da Covid-19. Mas mesmo assim continua sendo uma das dez melhores cidades do mundo para se viver. (Por curiosidade, Viena, na Áustria, venceu em 2018 e 2019.)

 

Quando o assunto é custo de vida, Melbourne é uma cidade relativamente mais barata do que Sydney, Austrália, segundo o site Numbeo. O valor do aluguel, por exemplo, é 15,80% mais barato em Melbourne.

 

Quanto custa estudar na Austrália? Entenda os valores de graduações, pós-graduações e cursos de inglês na Austrália.

 

4. 6ª melhor cidade estudantil do mundo

 

Além de ter uma das dez melhores qualidades de vida do mundo, Melbourne também ganhou um lugar entre as melhores cidades para estudantes internacionais no QS Best Student Cities 2022.

 

O ranking avalia fatores como a proporção de estudantes na população, o custo de vida, as oportunidades profissionais após a graduação, a opinião dos próprios estudantes, entre outros. Melbourne ficou em sexto lugar mundial e em primeiro da Austrália – na frente de Sydney, que aparece em oitavo lugar.

 

Uma das razões principais é o número de estudantes internacionais de diversas nacionalidades em Melbourne. Ela alcançou uma das pontuações mais altas do ranking em opinião estudantil e a mais alta para mix de estudantes por mais um ano consecutivo.

 

Para serem classificadas, as cidades também precisavam ter no mínimo duas instituições presentes no mais recente QS World University Rankings®. Melbourne tem sete!

 

Conheça as dez melhores cidades do mundo para estudantes internacionais.

 

Ela é uma cidade segura e agitada com inúmeras coisas para ver e fazer enquanto você estuda nela. Comumente chamada de capital cultural da Austrália, Melbourne hospeda alguns dos principais torneios globais, como o campeonato de tênis Open da Austrália, o Grand Prix e o Spring Racing Carnival, além de festivais de música, artes e literatura de renome mundial.

 

5. Suporte estudantil em Melbourne

 

As universidades de Melbourne oferecem excelente suporte para estudantes internacionais, incluindo ajuda com serviços de aprendizagem; cursos de inglês; acomodações; conexão social e opções de lazer; clubes e sociedades estudantis; assistência financeira e bolsas de estudo.

 

Grande parte de sua experiência de graduação ou pós-graduação na Austrália depende das conexões que você faz na universidade. Então, aproveite da oportunidade para participar de eventos sociais e clubes estudantis para construir sua rede de contatos e fazer amizades do mundo inteiro.

 

Melbourne tem também um serviço oficial para estudantes internacionais – o Study Melbourne. Ele mantém um centro estudantil na cidade que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

O Study Melbourne Student Centre oferece informações gratuitas e confidenciais, referências e suporte prático para os alunos internacionais do estado de Victoria. Com uma equipe multilíngue, você recebe apoio ao bem-estar, incluindo ajuda com acomodação, saúde, emprego, visto de estudante e problemas jurídicos.

 

Melbourne: Por que estudar em Melbourne City, Austrália?

 

Estudar em Melbourne, Austrália

 

Agora que você sabe as principais razões para estudar em Melbourne City, na Austrália, encontre o seu curso com a ajuda do nosso Selecionador de Cursos. A ferramenta é gratuita, fácil de usar e mostra resultados de acordo com as suas preferências e objetivos, inclusive destino de estudo, como Melbourne.

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA