Essenciais
Austrália: Últimas notícias

Block Model: a Victoria University inova na Austrália com novo modelo de ensino

A Victoria University inovou o ensino superior na Austrália com o modelo Block Model para suas graduações, em que os estudantes cursam uma matéria por vez, em blocos de estudo.

Block Model: a Victoria University inova na Austrália com novo modelo de ensino
79

A Victoria University, com campi em Melbourne e Sydney, inovou o ensino superior do país ao adotar um método chamado Block Model, ou Modelo de Blocos, para o primeiro ano de estudos de suas graduações. Este sistema pedagógico se afasta da estrutura tradicional das universidades australianas com intuito de eliminar o estresse da experiência e reter mais estudantes durante os primeiros semestres acadêmicos.

 

O modelo tradicional da Austrália é parecido com o brasileiro. Durante o primeiro ano de um bacharelado, os estudantes cursam, em média, quatro disciplinas por três a quatro meses, dependendo do termo acadêmico estipulado pela universidade. O que a Victoria propõe com seu novo método é que cada disciplina (ou unidade, como eles chamam) seja lecionada por vez em blocos intensivos de três a quatro semanas.

 

Apesar de ser uma inovação na Austrália, esse método já se provou bem-sucedido em instituições educacionais progressivas de países como Canadá, Estados Unidos e Suécia.

 

Por que o Block Model está funcionando?

 

Também conhecido como “ensino de bloco”, o modelo tem alguns objetivos específicos, como manter salas de aulas menores, com poucos estudantes, a fim de oferecer atenção individual para cada um deles; incentivar a flexibilidade nos estudos; melhorar a participação e retenção dos estudantes; e, de maneira geral, reduzir o estresse da experiência dos estudos em ambientes acadêmicos.

 

A principal mudança é permitir que os estudantes se foquem em uma disciplina por vez, evitando a sensação amplamente conhecida entre universitários de sobrecarga ao lidar com conteúdo, aulas, trabalhos e provas de quatro, cinco ou mais unidades por termo.

 

Após a primeira tentativa do modelo na Victoria University, 88% dos alunos do primeiro ano tiveram uma reação positiva em relação à experiência. Segundo o site oficial da Universidade, estes são os principais indicadores do sucesso do Block Model:

 

  • A média de estudantes que conseguiram ser aprovados nas disciplinas aumentou de 72% em 2017 para 80% no Bloco 1 e 85% no Bloco 2, ambos em 2018. O interessante é que o formato das avaliações permaneceu o mesmo, a mudança foi apenas na estrutura das unidades de ensino.
  • A carga dos novos estudantes aumentou 6%, juntamente com o nível de retenção, atualmente de 89%.

 

Entre os benefícios do Block Model, o que mais atrai os estudantes da Victoria é a flexibilidade. Eles podem tanto acelerar o aprendizado para se formarem antes do previsto quanto desacelerá-lo devido a possíveis acontecimentos imprevistos em suas vidas pessoais. Além disso, é possível também espalhar os estudos ao longo do ano letivo, de acordo com os seus objetivos acadêmicos, profissionais e pessoais.

 

Outro aspecto que melhorou drasticamente com a implementação do Block Model foram as notas dos estudantes do primeiro ano. O número geral de universitários que atingiam a média para aprovação subiu de 77% em 2017 para 86% em 2018, mantendo o mesmo sistema de avaliação.

 

Salas de aulas menores e atenção personalizada

 

Estudar na Austrália - Victoria University

 

A melhoria no resultado estudantil se deve, principalmente, pela praticidade de estudar apenas para uma matéria por vez, sem precisar enfrentar múltiplos prazos e provas. O foco é muito mais específico e a atenção ao conteúdo, aguçada.

 

O Block Model tem outro diferencial de destaque que possibilita melhores médias entre os alunos. As salas de aulas na Victoria são menores do que em outras universidades, com uma proporção menor de alunos por professor. Assim, a experiência de estudo se torna mais imersiva e interativa.

 

Os estudantes permanecem na mesma turma até o término do bloco, facilitando não só que formem amizade entre si como também aproveitem do contato direto e personalizado com os docentes durante as aulas.

 

O Block Model atraiu mais estudantes internacionais

 

A Victoria University recebe mais de 11.200 estudantes internacionais de mais de 100 países diferentes, transformando-a em uma instituição multicultural. Um fator que ajuda na globalização do seu corpo discente é a sua educação transnacional com parcerias com universidades da Ásia e ao redor do mundo.

 

O primeiro ano de experiência do Block Model identificou um aumento de 5,3% na média dos estudantes estrangeiros da Victoria em comparação a 2017 e distinções quase 5% melhores no mesmo período.

 

A implementação do Block Model em toda a Victoria University

 

Após o sucesso da experiência de implementação do novo modelo no primeiro ano das graduações, a Victoria estendeu o Block Model para as disciplinas do segundo ano em 2019 e pretende abranger também o terceiro e quarto ano até 2020. Ou seja, até ano que vem, os estudantes que escolherem a Victoria University farão a graduação completa pelo modelo de blocos.

 

Outras universidades pelo mundo que usam o Block Model no primeiro ano de graduações:

 

  • Quest University, Canadá;
  • University of Salford, Manchester, Reino Unido;

 

Contra-argumentos

 

O site The Conversation publicou um artigo questionando a eficiência do Block Model no mesmo período em que a Victoria University adotou a estrutura no primeiro ano de todos os seus programas de graduação. Segundo a matéria, uma pesquisa do Psychological Resourses identificou que quando o aprendizado é distribuído por um longo período de tempo, a retenção e a capacidade de usar o conhecimento são melhores do que quando são separadas em blocos.

 

Isto significa que aprender a mesma disciplina em curtos períodos de tempo talvez não seja tão eficiente para guardar novas informações. Como a pesquisa não teve o Block Model como objeto de estudo, não se sabe se os resultados se aplicam a ela. No entanto, a experiência da Victoria University, por enquanto, provou-se bem-sucedida.

 

Leia também:

Guia de cidade: Perth

Minha vida de estudante em Sydney

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Block Model: a Victoria University inova na Austrália com novo modelo de ensino

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.