
A Austrália tem tradições mais semelhantes às nossas por uma grande razão: o Natal acontece durante o verão. Mesmo assim, com a sua enorme população de imigrantes ingleses e irlandeses, sobrevivem ainda alguns costumes do Hemisfério Norte, onde a data acontece com frio e neve.
Carols by Candlelight
O principal evento natalino na Austrália é chamado Carols by Candlelight, que significa “Canções de Natal à Luz de Velas”. As pessoas se reúnem à noite para acender velas e cantar músicas temáticas ao ar livre.
Em grandes cidades, esse é um grande evento musical televisionado, com apresentações de artistas australianos e internacionais famosos.
Em alguns lugares, em especial nas capitais estaduais como Sydney, Melbourne e Brisbane, há também desfiles de Natal, festivais, shows de fogos de artifício, corais, feiras de produtores locais e outras manifestações artísticas.
Eles recebem nomes diferentes dependendo da cidade:
- Sydney: Carols in the Domain
- Melbourne: Carols by Candlelight
- Brisbane: Carols by Twilight
Papai Noel sufista e árvore de Natal local
Os australianos também decoram suas casas e comércios com árvore de Natal, luzes e outros enfeites temáticos. Mas algumas coisas sofrem pequenas alterações para se adaptar à realidade local.
O Papai Noel, por exemplo, pode vestir shorts ou outras roupas mais adequadas ao verão na Austrália e ao invés de renas, o seu trenó é puxado por cangurus! No lugar de variações de pinheiros, também não é incomum encontrar arbustos ou poinsétias de Natal decorando as casas dos australianos, por serem plantas nativas.
Vegetação australiana que costuma ser enfeitada com luzes no Natal.
Além disso, como os australianos adoram um churrasco ao ar livre, as pessoas também celebrarem o Natal no quintal ou na praia durante todo o dia 25 de dezembro, aproveitando o tempo quente e vestindo roupas vermelhas e tiaras de rena.
Os frutos do mar, principalmente camarões, dominam as ceias natalinas no país, embora haja quem ainda prefira as tradições inglesas e prepare um peru assado com batatas e pudim de sobremesa de ameixa.
Curiosidade: Os australianos consomem 45.000 toneladas de camarão durante as férias de verão.
Leia também: Aprenda a fazer pavlovas, uma deliciosa sobremesa de merengue, chantilly e frutas típica da Austrália.
Boxing Day
Na janta da véspera e no dia de Natal, as famílias também têm o costume de se visitarem e trocarem presentes. Assim como nos Estados Unidos e Reino Unido, o dia depois, 26 de dezembro, é conhecido como Boxing Day, um feriado público pós-Natal, para relaxar após as festividades e aproveitar as várias promoções de lojas e shopping.
Na Austrália, há ainda uma tradição muito comum no Boxing Day: jogar críquete na rua ou na praia, em família, entre amigos, com os vizinhos... Normalmente, são partidas regadas à cerveja para quem assiste.
Outras tradições de Natal na Austrália
1. Vitrines temáticas em Melbourne
Uma tradição específica em Melbourne é o Myer’s Christmas Windows. Desde 1965, as pessoas da cidade fazem filas o shopping Bourke Street Mall para ver as vitrines mágicas de Natal da loja de departamentos Myer.
A exposição é gratuita e todos os anos conta uma história natalina diferente, tentando superar a decoração e encantamento da edição anterior!
2. Desfile de Natal em Adelaide
Todo mês de novembro desde 1933, acontece o Adelaide Christmas Pageant na capital da Austrália Meridional, um desfile com carros alegóricos, bandas e uma diversidade de artistas, além, é claro, do Papai Noel.
O evento atrai mais de 400.000 pessoas e é o segundo maior desfile do mundo, atrás apenas do Dia de Ação de Graças da Macy’s em Nova York.
3. Calendários com chocolate
Antes do Natal, os australianos contam os dias usando um calendário com chocolates escondidos atrás das “janelinhas” de cada dia. A tradição é popular entre crianças!
(Foto: Cool Mom Eats.)