Essenciais
Austrália: informações de assunto

Tecnologia e sistemas: entrevista com professor da University of Southern Queensland

Tecnologia e sistemas de informação: professor e doutorando australiano explica disciplinas na área de computação.

Tecnologia e sistemas: entrevista com professor da University of Southern Queensland
1272

Em conjunto com outros acadêmicos, o professor e pesquisador Jeffrey Soar leciona as disciplinas de Sistemas de Informação e Estratégia Global e de Design e Análises de Sistemas, na University of Southern Queensland, na Austrália. Jeffrey tornou-se membro da equipe acadêmica da USQ após exercer funções como diretor de informática e diretor de tecnologia de informação (TI) nos governos da Austrália e Nova Zelândia, onde ele gerenciou projetos e serviços de sistemas de computadores de âmbito internacional.

 

Durante a entrevista para o Hotcourses, Jeffrey Soar explicou sobre a importância e a estrutura de suas disciplinas, além de dar dicas para quem pretende seguir carreira na sua área. Confira:

 

Quais qualificações você precisou para construir a sua carreira?

 

Eu adquiri todas as minhas qualificações enquanto trabalhava em período integral na área. A primeira delas foi um Bacharelado (com Honras) em Sociologia, para em seguida trabalhar como estatístico. O meu trabalho foi impactado por um projeto de computador do qual eu fiz parte; eu concluí uma pós-graduação em computação, em um curso de meio período, para melhor contribuir ao projeto. A ideia de ensinar e de conquistar uma qualificação como professor sempre me atraiu; este foi meu próximo passo, com um Mestrado de Pesquisa em Educação, e então eu dei início ao meu doutorado (PhD).

 

O que os seus estudantes aprendem durante o curso?

 

A disciplina de Sistemas de Informação e Estratégia Global proporciona o conhecimento completo de como os sistemas de informação são usados para manter os serviços de empresas e de negócios, em uma perspectiva global, além de acompanhar novas descobertas e tendências tecnológicas emergentes.

 

Já a disciplina de Design e Análises de Sistemas inclui todas as técnicas necessárias para o desenvolvimento de sistemas de informação. Um projeto bem feito por um analista irá ajudar a atender às necessidades do usuário, a criar um desenvolvimento eficiente, e estabelecer o funcionamento ideal de um sistema. Erros nos estágios de análises e de design podem sair bastante caro de remediar quando o sistema está em operação.

 

Qual é a primeira coisa que você ensina aos seus estudantes?

 

Deixo claro que os requisitos do curso não são árduos, mas que os estudantes precisam acompanhar todos os nossos trabalhos durante o semestre; e que eles irão gostar do curso.

 

Quais qualidades são necessárias para ser bem sucedido na área?

 

Flexibilidade, resiliência, e pensamento estratégico.

 

Quais são os benefícios de se cursar esta área?

 

Existem ótimas carreiras disponíveis na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), os profissionais podem viajar pelo mundo e trabalhar em projetos interessantes que trazem benefícios às pessoas, às companhias e à sociedade.

 

Por quais motivos você ama a sua área?

 

Os benefícios da tecnologia tornam a nossa vida mais fácil, proporcionam grandes conveniências, dão as pessoas mais controle de suas vidas; há novas tecnologias incríveis emergindo o tempo todo.

 

Quais habilidades os seus estudantes terão adquirido ao término do curso?

 

Há várias habilidades técnicas específicas que eles aprenderão em ambas as disciplinas; além disso, eles adquirirão habilidades analíticas.

 

O que os estudantes costumam fazer após o término do curso?

 

Eu espero que eles compartilhem a paixão por melhorar as coisas através da inovação tecnológica, em qualquer carreira que decidam seguir.

 

Qual é a melhor forma de conquistar uma vaga na área?

 

Com qualificação acadêmica e experiência; uma especialização pode ajudar, e também estar familiarizado com as tecnologias atuais.

 

Você pode descrever um dia típico na sua vida profissional?

 

Eu normalmente recebo de 60 a 80 emails e tenho de duas a três reuniões, na maior parte online; os emails serão de estudantes, candidatos a doutorados, colegas de projetos de pesquisa, pesquisadores com quem estou colaborando. Quando eu estou escrevendo artigos ou analisando inscrições de estudantes, eu tento usar todo o meu tempo, porque são aspectos que precisam da minha total atenção. Eu viajo bastante durante o ano para frequentar conferências e conviver com colegas pesquisadores de outras universidades.

 

Qual conselho você daria para pessoas interessados em cursos disciplinas como as suas?

 

Curse-as. Este curso terá grande valor para quase qualquer pessoa. Sistemas de Informação e Estratégia Global é aplicável a qualquer profissional de gestão, não só na área de TIC. Similarmente, Design e Análises de Sistemas proporcionam qualificações essenciais em business.

 

Pesquise:

Conheça a University of Southern Queensland

Cursos de Computação e Tecnologia da Informação no exterior

Cursos de Sistemas de Informação no exterior

Cursos na Austrália

 

Leia a opinião e as dicas de outros especialistas em educação:

Por que o inglês é importante?

Projetando o seu futuro como um engenheiro civil e ambiental

 

Imagem: site oficial da University of Southern Queensland.

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Tecnologia e sistemas: entrevista com professor da University of Southern Queensland

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.