Essenciais
Austrália: informações de assunto

O que significa Higher Degree by Research (HDR)?

Higher Degree by Research (HDR): conheça esse estilo de curso de pesquisa na Austrália e três exemplos de universidades que oferecem bolsas de estudo

Higher Degree by Research: bolsas de estudo para pesquisa na Austrália

Na Austrália, há programas de estudos chamados Higher Degree by Research (HDR) que, em uma tradução livre, significa “maior grau de pesquisa” ou “grau acadêmico terminal de pesquisa”. Basicamente, o HDR é um programa acadêmico de pós-graduação envolvendo um único projeto de pesquisa.

 

As pós-graduações que se enquadram na definição de Higher Degree by Research pela Estrutura de Qualificações Australiana (Australian Qualifications Framework) são as seguintes:

 

  • Mestrado de Pesquisa (MRes);
  • Mestrado de Filosofia (MPhil);
  • Doutorado Profissional;
  • Doutorado de Filosofia (PhD).

 

Catálogos universitários: Austrália

 

Pesquisa científica

 

Como o nome já diz, o alunos de um curso de HDR dedica-se inteiramente a um projeto de pesquisa científica, sem precisar assistir a uma grade curricular de aulas nem precisará fazer provas ou qualquer tipo de avaliação de desempenho.

 

Normalmente, o programa tem duração de três a três anos e meio, dependendo do grau acadêmico, até a entrega de uma dissertação ou tese.

 

O trabalho integral do estudante neste período é a pesquisa. Algumas universidades permitem que desempenhem funções de assistente de ensino ou tutor ao longo do HDR, mas o trabalho não é uma parte obrigatória do curso.

 

Na maioria do caso, não há nem defesa oral do trabalho. O estudante, quando finaliza a dissertação ou tese, entrega o documento impresso à universidade e espera a avaliação de um examinador australiano e um estrangeiro. Depois, eles lhe informarão quais correções precisam ser feitas e só então o estudante faz as alterações solicitadas e entrega a versão final. Segundo o blog IELanguages, este processo entre a entrega da primeira versão e a final pode levar de três meses a um ano.

 

Como se inscrever

 

Para se inscrever em um programa de HDR na Austrália, o estudante deve produzir uma breve descrição do projeto que ele pretende conduzir se admitido. Além disso, precisará providenciar outras informações e documentos, como histórico e currículo acadêmico, trabalhos científicos publicados, métodos e técnicas do projeto, comprovação de proficiência adequada no inglês, entre outros.

 

As universidades também podem pedir que os candidatos selecionem um ou dois supervisores do corpo docente no momento da inscrição. Se isso for solicitado, você deve pesquisar sobre os acadêmicos e pesquisadores da instituição a fim de averiguar qual seria o supervisor mais adequado para sua pesquisa, de acordo com a área de estudo e especialização.

 

O sistema de honras no ensino superior da Austrália

 

A maioria das universidades australianas oferecem todos ou alguns dos quatro tipos de diplomas de mestrado e doutorado listados acima. Há também opções de pós-graduações que não são HDR e incluem grade curricular, como Certificados e Diplomas de Pós-Graduação e também Mestrados Profissionais.

 

No entanto, o ensino superior da Austrália tem sistema chamado de “honours” que permite aos estudantes adicionar um ano a mais ao bacharelado para realizar um projeto de pesquisa e finalizá-lo com uma dissertação. É praticamente como se concluíssem uma graduação e um mestrado emendados em quatro anos. Por isso, muitos estudantes conseguem partir de um bacharelado diretamente para um doutorado (PHD) sem passar por um mestrado.

 

Desta forma, é possível obter um Diploma de Doutorado na Austrália em sete anos consecutivos:

 

3 anos de bacharelado + 1 ano de Honours + 3 anos de doutorado.

 

Mesmo com essa possibilidade, também é normal começar um HDR mais tarde na vida acadêmica, sem precisar necessariamente emendar os estudos acadêmicos. Muitos estudantes recém-graduados do bacharelado ou do ano adicional de “honras” preferem adentrar o mercado de trabalho e dar início à carreira profissional.

 

Bolsas de estudo para Higher Degree by Research na Austrália

 

O governo australiano mantém bolsa de estudo integrais, cobrindo taxas de ensino e um estipêndio mensal, para estudantes nativos e residentes permanentes de Higher Degrees by Research. Há também versões de bolsas para estrangeiros, mas estas são especialmente concorridas.

 

Várias universidades da Austrália também oferecem opções de bolsas de estudo específicas para pós-graduações de Higher Degree by Research. Conheça três exemplos:

 

1. The University of Queensland

 

A Universidade de Queensland (UQ) tem várias oportunidades de bolsas de estudo disponíveis para candidatos a doutorados (PhD). Os selecionados recebem de A$ 28.092 a A$ 47.393 por ano para bancar pelas taxas de ensino e custo de vida no país.

 

Os requisitos e prazos de inscrição variam de acordo com a bolsa de estudo. Além dos PhDs e MPhil, a UQ também ministra cursos de Doutorado de Biotecnologia (DBiotech), Doutorado de Liderança Médica (DMedLead) e Doutorado de Ciência Clínica Veterinária (DVETClinSci).

 

Entre em contato com a University of Queensland.

 

2. James Cook University

 

A Universidade James Cook (JCU) concede Scharlarships for Higher Degree by Research (Bolsas de Estudo para Pós-Graduações de Pesquisa) todos os anos para estudantes que estiverem iniciando seus projetos de pesquisa em cursos de mestrado e doutorado da instituição.

 

A seleção costuma ser com base em mérito, ou seja, admite os candidatos com melhores desempenhos acadêmicos e potencial.

 

A International Research Training Program Scholarship (IRTPS) e a JCU Postgraduate Research Scholarship (JCUPRS), dois exemplos de bolsas de pesquisa disponíveis a todos os candidatos internacionais da JCU para cursos de pesquisa, têm o mesmo valor de A$ 27.596 por ano (incluindo estipêndio quinzenal para custos de vida) e duração de três anos e meio.

 

Os PhDs da JCU, por exemplo, são ministrados nas áreas de Educação, Agricultura, Arquitetura, Artes Criativas e Engenharia.

 

Entre em contato com a James Cook University.

 

3. Torrens University

 

A Universidade Torrens tem opções de Higher Degree by Research em três formatos: Mestrado de Filosofia; Doutorado de Filosofia (PhD); e Doutorado ou Mestrado de Filosofia (Medicina Translacional Clínica). Todos admitem estudantes internacionais e se enquadram nos requisitos para bolsas de estudo internacionais por mérito da Torrens.

 

A melhor notícia é que todos estes programas de pós-graduação também estão disponíveis no formato online. Isto significa que você pode cursá-los sem precisar se mudar de país.

 

Entre em contato com a Torrens University.

 

Leia também:

Austrália: Bolsas de estudo para pós-graduações na Universidade de Sydney

3 bolsas de estudo de pós-graduação no Reino Unido

As 8 universidades da Nova Zelândia

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA