Essenciais
Austrália: informações de assunto

Mestrados de Literatura em Inglês na University of Sydney

Mestrados de Literatura em Inglês na University of Sydney
1428

O Hotcourses conversou com Dr. Paul Giles, presidente do departamento acadêmico de Inglês da University of Sydney e diretor do novo Master of English Studies, um mestrado de literatura em inglês, que une teorias críticas contemporâneas com narrativas literárias para analisar como e por que a literatura continua a desfrutar de uma especial ressonância no século 21. Leia a entrevista a seguir.

 

Quais aspectos dos cursos que você leciona mais lhe agradam e por quê?

 

Neste novo Mestrado em Inglês, nós esperamos reintroduzir os estudantes a trabalhos aos quais eles talvez já estejam familiarizados, convidando-os a, por exemplo, considerar a autora australiana Miles Franklin em um contexto europeu ou americano, ou até mesmo australiano, possibilitando assim diferentes horizontes intelectuais. Uma das metas do nosso curso é situar a literatura em inglês dentro de um contexto global, e, desse modo, oferecer aos estudantes a oportunidade de modernizar e melhorar suas habilidades de leitura crítica.

 

Conte-nos um pouco sobre os professores e a equipe do Departamento de Inglês.

 

O Departamento de Inglês tem atualmente 25 membros, fazendo dele, de longe, o maior departamento da área na Austrália. É também o único com especialistas mundiais em uma grande variedade de campos literários se comparado a outras instituições desta região: medieval, renascença, iluminismo, romance, Vitoriana, modernismo e contemporâneo, e também literatura americana, literatura australiana, teoria crítica, e escrita criativa. Muitos dos nossos professores já lecionaram no exterior (em instituições como Universidade de Washington, Oxford, Cambridge e Edimburgo) e em outras instituições da Austrália, e já ganharam prêmios nacionais e internacionais por trabalhos críticos e criativos.

 

Quais os benefícios de se fazer um Mestrado de Inglês na University of Sydney?

 

A University of Syney é uma das mais antigas universidades da Austrália, e a sua Biblioteca Fisher é uma das melhores bibliotecas de pesquisa do Hemisfério Sul. O Departamento de Inglês da Sydney tem uma das mais longas e notáveis histórias, e autores contemporâneos como Les Murray, Germaine Greer, Clive James, Delia Falconer, David Malouf, Kate Grenville, John Tranter e Howard Jacobson já lecionaram ou estudaram aqui. Está localizada na maior e mais dinâmica cidade da Austrália, com uma enorme oferta de atividades culturais (teatro, ópera, cinema, festivais literários) que complementam a missão acadêmica da universidade; Sydney é também a casa da Biblioteca Mitchell, com uma coleção única de materiais de arquivo relacionados à cultura australiana. Nosso novo Mestrado foi criado para atender aqueles que estiverem voltando aos estudos à procura do desenvolvimento de habilidades com propósitos profissionais e também aqueles que estiverem interessados em explorar novas perspectivas emergentes transpacíficas em relação à cultura literária global.

 

Em sua opinião, por quais razões a área de literatura em inglês é uma opção a ser considerada pelos estudantes internacionais?

 

Da mesma forma que o século 21 foi nomeado como o "século da América do Pacífico" pelo presidente Obama, o mundo dos estudos da literatura contemporânea tem se engajado cada vez mais com o tipo de perspectivas planetárias que levam a área além da sua costumeira órbita. A Unversity of Sydney – que, de acordo com o Ranking Universitário Mundial da QS de 2013, tem o 12º melhor Departamento de Inglês do mundo (e um dos melhores de toda a região Ásia-Pacífico) – está no primeiro plano destas iniciativas intelectuais.

 

Você pode dar alguns exemplos de posições e cargos que seus graduados conquistaram após o curso?

 

Os graduados dos nossos cursos, às vezes, continuam os estudos para conseguir um doutorado (Ph.D.), na Austrália ou em outro país. Outros trabalham em uma diversidade de carreiras, incluindo mídia, jornalismo, e outras áreas relacionadas à cultura. As aulas deste mestrado acontecem às 5 da tarde, um horário conveniente para aqueles que possuem outros compromissos durante o dia, como, por exemplo, para professores que gostariam de atualizar suas credenciais acadêmicas.

 

Pesquise:

Mestrados em literatura no exterior

Cursos na Austrália

 

Leia outras entrevistas:

Faculdade de Ciências da University of Technology, Sydney (UTS)

Tecnologia e sistemas: entrevista com professor da University of Southern Queensland

Mestrados em Sistemas de Informação da University of Melbourne

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Mestrados de Literatura em Inglês na University of Sydney

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.