
O Hotcourses conversou com Dr. Paul Giles, presidente do departamento acadêmico de Inglês da University of Sydney e diretor do novo Master of English Studies, um mestrado de literatura em inglês, que une teorias críticas contemporâneas com narrativas literárias para analisar como e por que a literatura continua a desfrutar de uma especial ressonância no século 21. Leia a entrevista a seguir.
Quais aspectos dos cursos que você leciona mais lhe agradam e por quê?
Neste novo Mestrado em Inglês, nós esperamos reintroduzir os estudantes a trabalhos aos quais eles talvez já estejam familiarizados, convidando-os a, por exemplo, considerar a autora australiana Miles Franklin em um contexto europeu ou americano, ou até mesmo australiano, possibilitando assim diferentes horizontes intelectuais. Uma das metas do nosso curso é situar a literatura em inglês dentro de um contexto global, e, desse modo, oferecer aos estudantes a oportunidade de modernizar e melhorar suas habilidades de leitura crítica.
Conte-nos um pouco sobre os professores e a equipe do Departamento de Inglês.
O Departamento de Inglês tem atualmente 25 membros, fazendo dele, de longe, o maior departamento da área na Austrália. É também o único com especialistas mundiais em uma grande variedade de campos literários se comparado a outras instituições desta região: medieval, renascença, iluminismo, romance, Vitoriana, modernismo e contemporâneo, e também literatura americana, literatura australiana, teoria crítica, e escrita criativa. Muitos dos nossos professores já lecionaram no exterior (em instituições como Universidade de Washington, Oxford, Cambridge e Edimburgo) e em outras instituições da Austrália, e já ganharam prêmios nacionais e internacionais por trabalhos críticos e criativos.
Quais os benefícios de se fazer um Mestrado de Inglês na University of Sydney?
A University of Syney é uma das mais antigas universidades da Austrália, e a sua Biblioteca Fisher é uma das melhores bibliotecas de pesquisa do Hemisfério Sul. O Departamento de Inglês da Sydney tem uma das mais longas e notáveis histórias, e autores contemporâneos como Les Murray, Germaine Greer, Clive James, Delia Falconer, David Malouf, Kate Grenville, John Tranter e Howard Jacobson já lecionaram ou estudaram aqui. Está localizada na maior e mais dinâmica cidade da Austrália, com uma enorme oferta de atividades culturais (teatro, ópera, cinema, festivais literários) que complementam a missão acadêmica da universidade; Sydney é também a casa da Biblioteca Mitchell, com uma coleção única de materiais de arquivo relacionados à cultura australiana. Nosso novo Mestrado foi criado para atender aqueles que estiverem voltando aos estudos à procura do desenvolvimento de habilidades com propósitos profissionais e também aqueles que estiverem interessados em explorar novas perspectivas emergentes transpacíficas em relação à cultura literária global.
Em sua opinião, por quais razões a área de literatura em inglês é uma opção a ser considerada pelos estudantes internacionais?
Da mesma forma que o século 21 foi nomeado como o "século da América do Pacífico" pelo presidente Obama, o mundo dos estudos da literatura contemporânea tem se engajado cada vez mais com o tipo de perspectivas planetárias que levam a área além da sua costumeira órbita. A Unversity of Sydney – que, de acordo com o Ranking Universitário Mundial da QS de 2013, tem o 12º melhor Departamento de Inglês do mundo (e um dos melhores de toda a região Ásia-Pacífico) – está no primeiro plano destas iniciativas intelectuais.
Você pode dar alguns exemplos de posições e cargos que seus graduados conquistaram após o curso?
Os graduados dos nossos cursos, às vezes, continuam os estudos para conseguir um doutorado (Ph.D.), na Austrália ou em outro país. Outros trabalham em uma diversidade de carreiras, incluindo mídia, jornalismo, e outras áreas relacionadas à cultura. As aulas deste mestrado acontecem às 5 da tarde, um horário conveniente para aqueles que possuem outros compromissos durante o dia, como, por exemplo, para professores que gostariam de atualizar suas credenciais acadêmicas.
Pesquise:
Mestrados em literatura no exterior
Leia outras entrevistas:
Faculdade de Ciências da University of Technology, Sydney (UTS)
Tecnologia e sistemas: entrevista com professor da University of Southern Queensland
Mestrados em Sistemas de Informação da University of Melbourne