Essenciais
Austrália: informações de assunto

O que é TAFE?

Os cursos técnicos e vocacionais e os institutos TAFE do governo: conheça as vantagens para estudantes internacionais deste famoso setor educacional da Austrália.

O que é TAFE na Austrália?
11410

O termo TAFE pode interessar a quem procura um curso na Austrália. Sigla para Technical and Further Education, trata-se de qualificações educacionais oferecidas em instituições australianas. São cursos vocacionais e técnicos de ensino superior (que na Austrália tem o nome de tertiary education, diferente do termo americano higher education), e, normalmente, precisam ser reconhecidos oficialmente por alguma associação educacional (como, por exemplo, a Australian Qualifications Framework).

 

Encontre sua universidade

 

Atenção: Na Austrália, o ensino superior tem o nome de tertiary education, diferente do termo americano higher education.

 

O que são os cursos TAFE?

 

A TAFE – Educação Técnica e Continuada – foi a solução acessível financeiramente e flexível encontrada pelo governo australiano para fornecer treinamento e educação profissional aos estudantes. O seu público principal são pessoas que procuram adquirir alguma qualificação oficial e as habilidades necessárias para conquistar o primeiro emprego ou então profissionais que gostariam de dar um upgrade na carreira – ou até mesmo mudar de carreira.

 

Desta forma, os cursos são encontrados amplamente em universidades, faculdades e Institutos de TAFE públicos, estaduais ou financiados pelo governo por toda a Austrália.

 

Os cursos de VET enfatizam as habilidades práticas para carreiras específicas. Eles são indicados para os seguintes objetivos:

 

  • Entrar no mercado de trabalho pela primeira vez;
  • Voltar para o mercado de trabalho após um hiato;
  • Melhorar suas habilidades na sua área profissional;
  • Mudar de carreira;
  • Fazer um primeiro curso de ensino superior.

 

Quais áreas eu posso estudar na TAFE?

 

A principal diferença entre os cursos VET e os acadêmicos tradicionais, como as graduações, é que eles preparam os estudantes para ocupações específicas e duram apenas de um a dois anos, enquanto os bacharelados abrem diferentes caminhos profissionais ao estudante (e também possibilitam a admissão em um mestrado para quem quer seguir uma carreira acadêmica).

 

Em um instituto TAFE, você tem algumas opções de estudo:

 

  • Habilidades básicas como treinamento em alfabetização e aritmética (formação pré-vocacional e preparatórios);
  • Programas de aprendizes e trainees;
  • Habilidades vocacionais básicas para carreiras específicas (por exemplo, floricultura e mecânica);
  • Treinamento vocacional semiprofissional (por exemplo, publicidade ou enfermagem).

 

Com todas estas possibilidades, o governo australiano conseguiu abranger uma série de deficiências na educação da população, facilitando o acesso a cursos mais curtos e baratos em institutos do tipo espalhados pelo país inteiro.

 

Os treinamentos técnicos e vocacionais de TAFE são, geralmente, oferecidos nas mais diversas vertentes das áreas de:

 

  • Business e finanças;
  • Marketing;
  • Agricultura;
  • Turismo e hospitalidade;
  • Construção e engenharia;
  • Artes visuais;
  • Design;
  • Tecnologia da informação;
  • Educação e línguas;
  • Trabalhos comunitários;
  • Cabelo e estética;
  • Transporte.

 

Quais instituições oferecem cursos TAFE na Austrália?

 

Os cursos VET são ministrados pelos Instituto TAFE, provedores educacionais do governo australiano. No entanto, também são encontrados em Organizações de Treinamento Registradas (Registered Training Organizations – RTOs), normalmente conhecidas como faculdades particulares.

 

Algumas grandes universidades da Austrália também possuem uma divisão de TAFE com opções de cursos e treinamentos vocacionais.

 

Veja alguns exemplos de institutos TAFE e universidades com cursos de VET:

 

 

Vantagens de cursar um instituto TAFE como estudante internacional

 

A TAFE é o maior setor educacional e de treinamento da Austrália. Todos os anos, milhares de estudantes internacionais viajam ao país motivados pelas vantagens da extensa variedade de cursos e áreas de estudo que resultam em habilidades práticas e treinamentos vocacionais para uma enorme diversidade de carreiras.

 

Os cursos de TAFE na Austrália são atraentes aos estudantes internacionais por diferentes razões:

 

  • Ajudam a melhorar suas chances de serem admitidos em uma graduação ou pós-graduação em uma universidade da Austrália após a conclusão da TAFE;
  • Ganham habilidades práticas e diretamente relacionadas ao mercado de trabalho a fim de melhorar as perspectivas de empregabilidade;
  • A ampla variedade de opções de áreas de estudo disponíveis em institutos TAFE por toda a Austrália;
  • As salas de aulas dos cursos TAFE são tipicamente menores do que de universidades, o que significa que os estudantes recebem atenção individual dos professores;
  • Os institutos TAFE costumam ter taxas de ensino significativamente mais baratas do que as universidades;
  • Os institutos TAFE também são mais acessíveis por exigirem requisitos menos rígidos do que as universidades e, consequentemente, são menos concorridos.

 

Tipos de diplomas TAFE

 

Os estudos oferecidos pelos institutos TAFE resultam em Certificados I, II, III e IV, Diplomas ou Diplomas Avançados. Os certificados e diplomas de VET têm durações distintas e preparam os estudantes para diferentes funções ou cargos:

 

Qualificação

Duração

Carreira

Certificado I

4 – 6 meses

Operador Competente

Certificado II

Aproximadamente 1 ano

Operador Avançado

Certificado III

Aproximadamente 1 ano

Comerciante ou Técnico Qualificado

Certificado IV

12 – 18 meses

Supervisor

Diploma

18 – 24 meses

Paraprofissional

Diploma Avançado

24 – 36 meses

Gerente Junior

 

Os diplomas e certificados de TAFE custam, em média, de A$ 4.000 a S$ 22.000 por ano acadêmico. Alguns institutos e universidades possibilitam a admissão direta em um bacharelado após a conclusão bem-sucedida de um curso vocacional. Estas opções costumam ser mais caras. Os valores variam de acordo com a instituição, o curso e a localização que você escolher.

 

Reconhecimento oficial dos cursos TAFE e parceria com a indústria

 

O setor de Educação e Treinamento Vocacional (VET) da Austrália é uma parceria entre o governo e a indústria. Normalmente, as instituições outogadoras de diplomas e certificados TAFE precisam ser reconhecidas oficialmente por alguma associação educacional.

 

A acreditação mais comum é o Australian Qualifications Framework, uma política nacional para a regulamentação das qualificações de educação e treinamento na Austrália. Há também o regulador nacional Australian Skills Quality Authority (ASQA), que garante a qualidade da educação de mais de 230.000 estudantes de cursos VET.

 

O governo australiano financia, desenvolve políticas e contribui com a regulamentação e a garantia de qualidade deste setor, assim como a indústria e grupos de empregadores. Juntos, eles desenvolvem os cursos, políticas e prioridades de treinamento e as qualificações ministradas pelos institutos TAFE para atender à demanda do mercado de trabalho.

 

Esta parceria com a indústria significa que os cursos mantêm-se atuais e relevantes ao mercado e que, ao se formarem, os estudantes terão todas as habilidades e conhecimentos necessários para chamar a atenção de empregadores e adentrar o setor escolhido.

 

Leia Também:

O que é associate degree?

O que é educação vocacional no exterior?

Os estudantes internacionais têm mais facilidade de achar emprego na Austrália?

 

 

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é TAFE na Austrália?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.