Essenciais
Austrália: informações de assunto

3 áreas de estudo na Austrália

Conheça algumas áreas de estudo que podem ser consideradas o forte da educação superior na Austrália.

O que estudar na Austrália?
1930

Além de um famoso destino turístico, a Austrália também é procurada por estudantes internacionais do mundo inteiro pela sua educação. As instituições australianas estão ganhando espaço nos rankings mundiais, e cidades como Melbourne e Sydney aparecem em listas das melhores cidades do planeta.

 

Mesmo com todo o potencial como destino de estudo, há algumas áreas que se destacam ainda mais no alto padrão educacional da Austrália. Conheça-as a seguir!

 

GEOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS

 

Com uma forte consciência ambiental, abundância de recursos naturais e uma geografia inigualável, a Austrália proporciona um conhecimento incomparável do mundo natural em cursos de geologia ou ciências ambientais. O país é um líder em questões ambientais e está em terceiro lugar geral do mundo em desempenho sustentável.

 

Quatro universidades australianas estão entre as 50 melhores do mundo nas áreas de ciências ambientais, e também de ciências da Terra, ciências marinhas e geografia. Do deserto a florestas tropicais, o país é rico em paisagens naturais das mais diversas, o que, com certeza, será mais um ponto a favor na educação acadêmica dos estudantes internacionais na Austrália, que poderão coletar dados e realizar trabalho de campo em uma variedade de ambientes encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

 

Os estudantes que se formarem em geologia e ciências ambientais podem trabalhar em diversas áreas, como planejamento ambiental, design e gestão ambientais e no setor de mineração – um nicho importante da Austrália, que deve crescer 41% nos próximos quatro anos.

 

MEDICINA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

Reconhecida pela qualidade de suas pesquisas em medicina, a Austrália, há muito tempo, é responsável por alguns dos principais avanços na tecnologia médica. O país tem um repertório respeitável de instituições, pesquisadores e cientistas renomados, responsáveis por desenvolvimentos como o ouvido biônico, a "pele em spray" para o tratamento de vítimas de queimaduras, e a produção de lentes de contato a baixo custo para países subdesenvolvidos. Sem mencionar pesquisas em andamento sobre células-tronco, câncer, sistema imunológico humano e vacinação. Em 1939, foi o vencedor australiano do prêmio Nobel quem contribuiu para a descoberta da penicilina.

 

Cinco universidades australianas estão entre as 50 melhores do mundo nas áreas de medicina e ciências biológicas. A admissão em escolas médicas na Austrália é extremamente competitiva e os cursos exigem uma grande carga teórica e prática (clínica e laboratorial) dos estudantes.

 

A University of Queensland tem a maior escola médica do país. Os cursos são oferecidos em todos os níveis de estudo e abrangem uma grande variedade de disciplinas da medicina. Os estudantes terão acesso a escolas clínicas e instalações de pesquisa nacionais e internacionais, além de ter contato com os principais hospitais universitários do país. Em 2011, a University of Melbourne introduziu um novo Doutorado de Medicina a seu catálogo de cursos: o único programa de estudos profissional na Austrália.

 

MÍDIA E COMUNICAÇÃO

 

O setor de mídias e comunicação da Austrália é bastante dinâmico. Com o aumento das taxas de consumo midiático nacional, principalmente dos meios digitais, os serviços de internet arrecadam aproximadamente AU$ 24 bilhões anuais. A Austrália está no 5º lugar mundial no quesito proteção de propriedade intelectual e oferece aos estudantes a chance de trabalhar em uma variedade de canais midiáticos existentes e de criar, distribuir e gerenciar conteúdos próprios.

 

Nesta área, o país também aparece com cinco universidades entre as 50 melhores do mundo: Monash University, Universidade de Melbourne, Universidade de Queensland, Queensland Universidade de Tecnologia e Universidade de Sydney. 

Estudar na Austrália

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que estudar na Austrália?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.