Essenciais
Canadá: Inscrevendo-se em uma universidade

Como ingressar em uma universidade do Canadá

Fontes confiáveis, informações importantes e passo a passo de como ingressar em uma universidade do Canadá

Como ingressar em uma universidade do Canadá
537

O Canadá foi eleito o destino de estudo mais popular entre os brasileiros nos últimos dois anos. E o que não falta são motivos para a atenção que o país tem recebido. O seu ensino superior é internacionalmente renomado, com universidades classificadas entre as melhores do mundo; o Canadá é uma nação bilíngue e oferece diversas opções de cursos tanto de inglês quanto de francês para os estrangeiros; o país tem uma política de multiculturalismo exemplar e recebe oficialmente refugiados do mundo todo para integrá-los à sociedade canadense; e também tem programas excelentes de trabalho para estudantes internacionais, tanto durante quanto após a conclusão dos estudos.

 

Clique aqui para ler sobre as principais razões para escolher o Canadá como seu destino de estudo.

 

Estas são apenas algumas das diversas razões de o Canadá ser um excelente destino para conquistar o seu diploma acadêmico internacional. Com certeza um bacharelado, mestrado, doutorado ou até mesmo certificado canadense fará a diferença na sua vida pessoal, educacional e, principalmente, profissional, sem contar a fluência no inglês ou no francês – ou, se você for muito dedicado, nos dois idiomas oficiais do Canadá.

 

A seguir, nós reunimos algumas das informações mais importantes para passar pelo processo seletivo e garantir a sua vaga em uma universidade do Canadá.

 

Compreender o ensino superior do Canadá

 

O primeiro passo para estudar no Canadá é compreender como funciona o ensino superior do país. Cada província e território canadense têm o seu próprio sistema educacional, com especificidades diferentes.

 

Existe uma série de sites oficiais para entender como funciona o ensino no país, dependendo da região que você pretende estudar:

 

 

Todos estes sites devem ser visitados antes do segundo passo para os seus estudos no Canadá: escolher a sua instituição.

 

Escolher a sua universidade

 

Primeiramente, decida que tipo de curso você gostaria de fazer. O Canadá tem opções de faculdades comunitárias e institutos técnicos com cursos mais profissionalizantes e de curta duração, além dos tradicionais bacharelados, mestrados e doutorados. Há também MBAs, pós-doutorados, programas de pesquisa, certificados de pós-graduação e muito mais.

 

Então o mais recomendável é compreender suas opções e escolher aquela que melhor atenda aos seus objetivos pessoais, educacionais e profissionais, além de caber em seu orçamento disponível para os estudos.

 

De maneira geral, as instituições do Canadá são divididas em quatro tipo:

 

  • Faculdades;
  • Universidades;
  • Faculdades privadas de carreiras;
  • Escolas vocacionais e técnicas.

 

Cada um desses tipos de instituição tem processos seletivos diferentes e também exige um nível diferente de proficiência no inglês ou no francês, dependendo do idioma oficial dos estudos. Lembrando que no Quebec, onde a maioria da população fala francês (79%), a duração dos cursos acadêmicos é diferente do restante do país.

 

Garantia de qualidade

 

Por não existir um sistema nacional de educação, o ensino superior do Canadá é responsabilidade do governo de cada província e território, que mantém o seu próprio padrão de qualidade e mecanismo de avaliação e regulação para garantir que o padrão está sem seguido pelas instituições provinciais.

 

Os seguintes termos são usados para identificar e garantir a qualidade das instituições, tanto públicas quanto particulares:

 

  • “Reconhecidas” ou “autorizadas”: significa que as instituições receberam do governo da província/território a autoridade para outorgar qualificações acadêmicas e a qualidade de seus cursos é aprovada;
  • “Registradas” ou “licenciadas”: instituições monitoradas pelo governo apenas como forma de proteção ao consumidor, e não como garantia de qualidade;
  • “Não-registradas” e “não-licenciadas”: são companhias comerciais privadas e os seus programas oferecidos por elas não são, de nenhuma forma, reguladas pelo governo da província/território.

 

Por isso, antes de se inscrever, você deve verificar sempre o status da instituição ao escolher um curso no Canadá, para garantir a qualidade dos estudos e da qualificação que receberá no final do curso.

 

Designated learning institutions

 

Para conseguir a sua autorização de estudos (chamada em inglês de study permit, o visto de estudo do Canadá), você precisa ter sido oficialmente admitido e recebido uma carta de oferta de vaga de uma universidade ou faculdade considerada uma “instituição de ensino designada”, o que significa que ela é aprovada pelo governo da província ou território a receber estudantes internacionais.

 

Você pode pesquisar entre todas as designated learning institutions aqui no banco de dados do site oficial do Canadá.

 

Quando se inscrever?

 

 

Uma vez escolhidas as instituições canadenses de seu interesse, certifique-se de começar o seu processo de inscrição o quanto antes possível em relação à data de início do curso. O ideal é que você tenha um ano completo para se candidatar a uma vaga em uma universidade ou faculdade canadense.

 

Os cursos acadêmicos no Canadá sao divdidos em três trimestes

 

  • Outono: de setembro a dezembro;
  • Primavera: de janeiro a março;
  • Verão: de maio a agosto.

 

O mais comum é o ano letivo começar em setembro, terminar em abril ou maio e ter todo o período de verão de férias, assim como nos Estados Unidos.

 

Durante todo o processo, é essencial que você se mantenha em contato com a instituição para receber informações direto da fonte, tirar todas as suas dúvidas e também demonstrar interesse pela admissão.

 

A instituição deve fornecer os detalhes em relação aos passos para a sua inscrição e também sobre os documentos que você deve providenciar para a seleção. As seguintes informações dependem de cada instituição e devem ser verificadas diretamente com a sua universidade ou faculdade do Canadá:

 

  • Taxa de inscrição: algumas instituições cobram uma taxa padrão para a inscrição;
  • Taxas de ensino (tuition fees): o valor do curso, geralmente pago por ano;
  • Seguro de saúde: obrigatório no Canadá para estudantes internacionais;
  • Custo de vida na cidade onde a instituição está localizada;
  • Nota mínima obrigatória no exame de proficiência na língua inglesa ou francesa.

 

Elegibilidade

 

O site Canada.ca tem um programa online para verificar a elegibilidade dos estrangeiros que gostariam de estudar, trabalhar ou estender o visto no Canadá. Tudo o que você precisa fazer é clicar aqui e depois em Check your eligibility. Você será direcionado a uma página com uma série de perguntas, como o seu objetivo para ir ao Canadá, quanto tempo pretende permanecer, qual é sua nacionalidade, onde você mora no momento, entre outras.

 

Todo o processo dura entre dez a 15 minutos. No final, o site informará se você tem todas as qualificações necessárias para o programa do seu interesse. Esta é a melhor forma de conhecer as suas chances de ser admitido no Canadá.

 

No entanto, vale salientar novamente, todos os sites oficiais da educação do país orientam entrar em contato direto com a sua universidade ou faculdade para receber as informações sobre os requisitos de seleção, uma vez que o processo varia de acordo com a instituição.

 

A inscrição

 

O Canadá não tem um serviço de inscrição e processo de seleção centralizado (como o UCAS do Reino Unido ou o Common Application dos Estados Unidos). Por isso, a sua inscrição deve ser feita diretamente pela sua instituição de ensino superior canadense.

 

Documentos necessários

 

De maneira geral, você precisará obrigatoriamente de três tipos diferentes de documentos para a sua inscrição no ensino superior do Canadá:

 

1. Critérios educacionais

 

A admissão em uma universidade do Canadá leva em consideração o histórico educacional do estudante internacional. Isto significa que você precisará ter um certificado de conclusão do ensino médio com um bom desempenho – normalmente, a sua média geral deve ser no mínimo B ou equivalente para ter chances de conseguir uma vaga. Ou, no caso do interesse em uma pós-graduação, você precisa de um bacharelado ou mestrado, dependendo do curso no qual você estiver se inscrevendo.

 

É importante verificar a equivalência de diplomas para o Canadá e se a sua universidade exige que o seu histórico escolar passe por uma avaliação oficial feita por uma agência – ou Educational Credential Assesment. Saiba mais sobre isso aqui.

 

Para atender a esse critério, você deverá providenciar o seu diploma ou certificado de ensino médio ou de qualquer instituição de ensino previamente cursada. Algumas instituições acadêmicas aceitam um diploma de Bacharelado Internacional como pré-requisito também.

 

2. Testes de proficiência no idioma estrangeiro

 

Este requisito varia amplamente entre as universidades, dependendo do idioma de instrução e também dos exames reconhecidos por elas. Algumas inclusive oferecem exames preparatórios e cursos de inglês prévios para que os estudantes atinjam o nível de fluência e conquistem as habilidades acadêmicas necessárias para um programa de nível superior.

 

No geral, o Canadá aceita o teste geral do CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) ou do IELTS (Treinamento Geral) como prova de fluência em inglês; e o TEF (Test d’évaluation de français) para o francês.

 

3. Critérios financeiros

 

Os estudantes internacionais precisam comprovar ter fundos suficientes para bancar pelos estudos e custo de vida no Canadá por toda a duração do curso. Atualmente, o governo canadense exige que os candidatos comprovem a quantia de C$ 10.000 à disposição para cada ano de seus estudos no país, além das taxas de ensino – esse valor aumenta para C$ 11.000 se a sua instituição estiver localizada em Quebec.

 

Seguro de saúde

 

O governo do Canadá exige que estudantes internacionais tenham um seguro de saúde por toda a duração dos estudos no país. As especificidades desta exigência varia de região para região, por isso você deve entrar em contato com a sua instituição para verificar como deve ser o seu seguro de saúde.

 

Encontre o seu curso no Canadá agora mesmo:

 

Agora que você já sabe os pontos principais da seleção universitária do Canadá, use o banco de dados e as ferramentas gratuitas do Hotcourses Brasil:

 

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como ingressar em uma universidade do Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.