Essenciais
Canadá: Inscrevendo-se em uma universidade

CAEL CE: conheça o teste de inglês oficial do Canadá

Conheça o teste de inglês computadorizado aceito em mais de 180 universidades do Canadá; o CAEL CE oferece bolsas de estudo, mas só é conduzido em um centro no Brasil

CAEL CE: conheça o teste de inglês oficial do Canadá

CAEL é a sigla para Canadian Academic English Language, o teste de inglês acadêmico oficial do Canadá. Se você tem interesse em estudar em alguma universidade canadense que ministra aulas oficialmente na língua inglesa, com certeza ouvirá esse nome durante o processo de seleção.

 

 O CAEL CE, a edição computadorizada da prova, mede a proficiência no idioma dos estudantes internacionais que estão planejando estudar no Canadá. A nota será usada no processo seletivo universitário, com o mesmo papel que um resultado no TOEFL ou IELTS: identificar se os candidatos têm as habilidades linguísticas adequadas para fazer uma graduação, pós-graduação ou outro tipo de curso acadêmico no Canadá.

 

O CAEL é específico do Canadá. A prova é voltada para o idioma da maneira que ele é falado e escrito no país, dentro do contexto acadêmico canadense. Mais de 180 universidades e faculdades aceitam o CAEL CE. Como o país é bilíngue e algumas universidades lecionam em francês, esse número representa cem por cento de todas as instituições de ensino superior do Canadá que usam o inglês como língua oficial de instrução.

 

Como o CAEL CE funciona?

 

O CAEL CE é totalmente computadorizado e realizado em um dia só. Ele tem três horas e meia de duração e testa as habilidades dos estudantes em quatro habilidades: Conversação, Leitura, Compreensão Oral e Escrita.

 

A prova é dividida em cinco seções:

 

SEÇÃO

DESCRIÇÃO

DURAÇÃO

Speaking

Responder em voz alta às questões que aparecem na tela.

7 a 10 minutos

Integrated Reading

Ler trechos e passagens na tela e responder às questões sobre o conteúdo lido.

35 a 50 minutos

Integrated Listening

Escutar trechos e passagens e responder às questões sobre o conteúdo escutado.

25 a 35 minutos

Academic Unit A

Escrever respostas longas e abrangentes a perguntas de compreensão com passagens e áudios longos sobre algum tema específico.

60 a 70 minutos

Academic Unit B

Escrever respostas mais curtas a perguntas de compreensão com passagens e áudios longos sobre algum tema específico.

40 a 45 minutos

 

Valor do CAEL CE

 

A prova CAEL CE custa C$ 280, mais taxas extras, embora o preço varie de acordo com o país onde a prova estiver sendo conduzida.

 

O seu resultado oficial da prova é enviado diretamente a até cinco universidades ou faculdades nas quais você estiver se inscrevendo sem custo adicional.

 

Onde prestar o CAEL CE?

 

Atualmente, há 40 centros oficiais do CAEL CE apenas no Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes, Índia, China e Filipinas. No Brasil, há apenas um representante do exame, o Canada Intercambio, que mantém um centro oficial em São Paulo.

 

No entanto, a empresa responsável pelo teste está investindo na expansão dos centros e espera introduzir a prova a mais locais pelo mundo nos próximos anos.

 

Os resultados do CAEL CE

 

O estudante recebe uma nota para cada seção da prova e uma nota geral de 10 a 90. A pontuação geral, uma média com peso igual dos quatro componentes da prova (Listening, Reading, Speaking e Writing) arredondada para o intervalo de dez pontos mais próximos, vem acompanhada da descrição sobre o desempenho do candidato.

 

PONTUAÇÃO

DESCRIÇÃO

80-90

Expert - Fluente: Demonstra um alto nível de competência, precisão e eficácia em ambientes acadêmicos e profissionais.

70

Adepto: Usa a linguagem precisa na maioria das circunstâncias; há algumas limitações evidentes na flexibilidade.

60

Avançado: Demonstra competência em contextos acadêmicos ou profissionais.

50

Intermediário Superior: Mostra alguma competência em ambiente acadêmicos ou profissionais; a comunicação pode falhar em alguns momentos.

40

Intermediário: Demonstra alguma habilidade para compreender e articular ideias complexas e argumentos típicos de ambientes acadêmicos ou profissionais.

30

Iniciante Superior: Expressa ideias básicas sobre temas familiares em ambientes cotidianos.

10-20

Iniciante Inferior: Comunica-se com habilidade limitada.

 

 

A mesma pontuação e descrição valem para as notas em cada seção da prova.

 

O resultado é divulgado em até oito dias úteis após a realização da prova. O estudante recebe uma notificação por email quando a nota estiver disponível no site.

 

Se você quiser que o resultado seja enviado às universidades canadenses para o seu processo seletivo, precisa informar todos os detalhes de cada instituição ao se registrar online na prova.

 

Equivalência com o IELTS Acadêmico

 

O IELTS é um dos testes mais importantes de inglês do mundo. Caso você queira concorrer no exterior com a sua nota no CAEL CE, talvez possa fazer a equivalência com a tabela oficial de resultados do IELTS:

 

Nota geral no CAEL CE

Nota geral no IELTS

90

(A nota não tem equivalência)

80

8.0

70

7.0

60

6.5

50

6.0

40

5.5

30

4.5

20

(A nota não tem equivalência)

10

(A nota não tem equivalência)

 

Como me preparar para o CEAL CE?

 

O site oficial do exame CAEL CE disponibiliza recursos gratuitos, como simulados online, vídeos com dicas, curso e webinários.

 

Visite o site oficial.

 

Bolsas de Estudo CAEL

 

O CAEL CE oferece duas bolsas de estudo de C$ 5.000 cada para estudantes internacionais:

 

  • Uma delas é para um aluno estrangeiro que estiver atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior do Canadá;
  • Outra é para um aluno estrangeiro que estiver atualmente matriculado em uma instituição no exterior, mas tem interesse em estudar no Canadá.

 

Os interessados precisam prestar o CAEL CE e:

 

  • Enviar ou ter enviado o resultado do teste para o processo seletivo em uma universidade ou faculdade canadense como comprovação de proficiência na língua inglesa;
  • Tirar ou ter tirado um resultado mínimo de 70 no teste;
  • Concluir o envio da declaração pessoal (essay);
  • Ser admitido ou estar matriculado em uma instituição de ensino superior do Canadá.

 

As inscrições são feitas diretamente pela conta de cada candidato no site oficial do CEAL e vão até o dia 1º de julho de 2020.

 

Leia mais:

IELTS Indicator: faça o teste oficial de inglês em casa

Canadá e Covid-19: restrições de viagem, vistos, trabalhos e extensão de estadia

Como revalidar diplomas

10 coisas para fazer durante a quarentena pelos seus estudos no exterior

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA