
No Canadá, a verificação dos diplomas e certificados estrangeiros é chamada de Educational Credential Assessment (ECA). Ela servirá para provar a sua equivalência a um diploma canadense e é obrigatório para se inscrever em uma vaga profissional no Canadá – se você tiver interesse no programa Federal Skilled Worker Program (FSWP) por meio do Entry Express, por exemplo, com intuito de trabalhar no país, deverá ter sua ECA.
No entanto, algumas universidades do Canadá também exigem a comprovação de equivalência da educação prévia do estudante como parte do processo de admissão. No final do seu curso acadêmico canadense, a ECA servirá de revalidação do diploma estrangeiro.
Como conseguir a Educational Credential Assessment (ECA)?
O governo canadense tem uma lista de organizações aprovadas para avaliar o seu histórico educacional:
- Comparative Education Service: University of Toronto School of Continuing Studies;
- International Credential Assessment Service of Canada;
- World Education Services;
- International Qualifications Assessment Service;
- International Credential Evaluation Service.
O Canadá aceitará o relatório feito por qualquer uma destas agências indicando que a sua educação estrangeira é equivalente à Canadense. Este serviço é pago.
Após escolher a sua organização, você deve:
- Reunir todos os documentos que ela exigir;
- Seguir qualquer instrução de como enviá-los para a organização;
- Pagar pelo serviço.
Note que cada uma dessas organizações reconhecidas pelo governo canadense tem preços e regras diferentes, portanto, é importante visitar o seu site oficial.
Depois da avaliação, eles enviarão o seu relatório oficial, que deve ser incluso com os demais documentos do seu processo seletivo, seja acadêmico ou profissional, no Canadá.
Visite o site oficial do governo do Canadá para saber mais sobre a ECA.
Leia mais:
Conheça a University of Calgary, no Canadá