Essenciais
Canadá: Perspectivas profissionais

5 empregos mais populares entre graduados no Canadá

As áreas profissionais com mais oportunidades e perspectivas salariais entre os estudantes internacionais que se formam no Canadá

5 empregos mais populares entre graduados no Canadá

Os alunos internacionais estão muito interessados em estudar e trabalhar no Canadá. As principais razões para isso são a reputação do setor de ensino superior e a qualidade das instituições canadenses, combinadas à alta qualidade de vida e as perspectivas de trabalho.

 

O importante ao escolher o que estudar no país, ainda mais se você pretende trabalhar por lá, é quais são os empregos em alta demanda no Canadá, incluindo os melhores trabalhos para graduados, os mais bem pagos e como você pode se qualificar para trabalhar no Canadá como estudante internacional.

 

Estudar e trabalhar no Canadá

 

Oportunidades de trabalho no Canadá

 

Como ponto de partida, deixe-nos introduzir um panorama da economia canadense e do mercado de trabalho no país. No geral, a economia é forte e identificou uma taxa de desemprego relativamente baixa nos últimos cinco anos, geralmente caindo para pouco menos de 7%.

 

Isso mudou um pouco naturalmente nos últimos tempos, devido ao impacto da pandemia do coronavírus, mas ainda permanece um abaixo de 8%.

 

Vamos dar uma olhada em algumas das principais estatísticas:

 

  • Média salaria por hora – C$ 30
  • Salário-mínimo – C$ 11 por hora
  • Crescimento salarial (2020) - 5,9%
  • Idade média de aposentadoria – 65 anos
  • Taxa de emprego – 59%

 

Alguns dos setores da economia empregam um número maior de pessoas, entre eles:

 

  • Saúde e odontologia
  • Comércio e bancos
  • Tecnologia da informação
  • Educação
  • Indústria farmacêutica
  • Engenharia

 

Os salários e as oportunidades de emprego serão diferentes entre os vários setores da economia, bem como a localização geográfica. Por exemplo, há uma grande diferença entre as oportunidades de emprego na Colúmbia Britânica e na província mais ao norte do Canadá, Nunavut.

 

Quais são os melhores empregos para graduados no Canadá?

 

Carreira internacional: Empregos populares e bem remunerados no Canadá

 

Se você está procurando a melhor chance de encontrar emprego no Canadá depois de se formar, existem certas disciplinas que você definitivamente deve considerar. Algumas delas também estão no topo da lista de empregos bem remunerados no Canadá.

 

São as seguintes:

 

1. Médico

 

Se você é um aspirante profissional da saúde, o seu potencial de conseguir um emprego no Canadá aumenta significativamente (como em quase todas as partes do mundo). Na verdade, tornar-se médico está no primeiro lugar da lista dos melhores empregos para graduados no Canadá.

 

Você também recebe uma remuneração muito boa, com o salário médio entre C$ 120.000 e C$ 150,00 por ano.

 

2. Enfermeiro

 

Outra profissão no setor de saúde que é muito procurada no Canadá é a enfermagem, em especial no momento de crise sanitária em que o mundo está vivendo.

 

Hospitais e cuidados de saúde são uma parte muito significativa da economia canadense e, portanto, buscar uma qualificação em enfermagem resultará em boas perspectivas de graduação e um salário potencial de até C$ 100.000 por ano.

 

3. Dentista

 

Outra das cinco profissões mais cobiçadas no Canadá é a de dentista. Ela oferece boa segurança no emprego e é um trabalho orientado para serviços que traz suas próprias recompensas.

 

A referência salarial geral para dentistas no Canadá está entre C$ 85.000 e C$ 95.000 por ano.

 

4. Engenheiro

 

Como um país com muitos recursos naturais e necessidades de energia renovável, o Canadá certamente precisa e valoriza engenheiros. Ser capaz de resolver questões complexas e apresentar soluções inovadoras e práticas traz suas recompensas, incluindo um salário entre C$ 75.000 e C$ 100.000 por ano, dependendo do setor em que você trabalha e de sua experiência prévia.

 

A qualificação em uma disciplina de engenharia, como engenharia elétrica, engenharia mecânica e engenharia civil, será uma boa opção para você.

 

5. Farmacêutico

 

A ciência farmacêutica tem visto um aumento no investimento no Canadá nos últimos dois anos. Como uma área intimamente ligada à saúde e medicina, estudar ciências farmacêuticas é uma boa opção se você planeja ficar no Canadá para trabalhar.

 

O setor é considerado um dos dez maiores do país e continua crescendo. O país também abriga algumas das grandes empresas farmacêuticas, como Pfizer e AstraZeneca. Os graduados em Farmácia desfrutam de uma taxa de emprego de 95% no Canadá e podem esperar ganhar em média C$ 95.000 por ano.

 

Posso trabalhar e estudar no Canadá?

 

A resposta sucinta para essa pergunta é sim, mas com requisitos muito claros:

 

Se você está estudando em uma universidade no Canadá, você pode trabalhar fora do campus como estudante internacional sem precisar de permissão de trabalho, desde que esteja registrado em uma instituição de ensino designada – designated learning institution (DLI).

 

Além disso, o seu curso deve ser superior a seis meses e resultar na obtenção de uma qualificação reconhecida.

 

Depois de se registrar e se inscrever como estudante no Canadá, você precisará obter um número de seguro social (SIN) para poder trabalhar. O SIN dá acesso às oportunidades de trabalho, programas governamentais e benefícios.

 

Muito importante, se tiver todos os itens acima em vigor, você só pode trabalhar 20 horas por semana durante o período letivo. No entanto, nas férias, é permitido trabalhar em tempo integral, contanto que seja um estudante permanente antes e depois desse período.

 

Saiba mais sobre como solicitar um visto de estudante canadense.

 

Como obter uma autorização de trabalho no Canadá

 

O primeiro critério que você deve cumprir para obter uma autorização de trabalho no Canadá, após se formar, é que seu diploma venha de uma instituição credenciada pelo governo. Certifique-se de que sua universidade e curso são elegíveis para a concessão de autorização de trabalho de pós-graduação (Post-Graduation Work Permit - PGWP).

 

Você também precisa atender aos seguintes critérios para se qualificar:

 

  • Ser estudante em tempo integral em uma DLI;
  • Poder trabalhar fora do campus, sem autorização de trabalho;
  • Não exceder as horas de trabalho permitidas;
  • Concluir um curso de mais de oito meses no Canadá.

 

Não se esqueça de certificar-se de que seu passaporte e autorização de estudo estão atualizados ao se inscrever para o PGWP. Esse visto lhe dará a chance de ficar no Canadá depois de se formar, mas isso também dependerá da duração do curso que você estudou:

 

  • No mínimo oito meses, mas menos de dois anos, qualifica você para o mesmo período que você estudou;
  • Um programa de estudo de dois anos ou mais lhe dará um PGWP de três anos;
  • Estudar mais de um programa pode permitir que você combine o tempo de estudo no Canadá para conseguir um período equivalente no PGWP, mas cada curso deve ter mais de oito meses.

 

Para uma análise mais aprofundada de como obter uma autorização de trabalho no Canadá, dê uma olhada em nosso guia do PGWP no Canadá.

 

Universidades com melhores perspectivas após a graduação no Canadá

 

Ao avaliar uma universidade em potencial, você provavelmente vai considerar que tipo de perspectivas de emprego existem para os seus graduados, especialmente quando você procura oportunidades de emprego no Canadá.

 

De acordo com o Times Higher Education World University Rankings 2020, as melhores universidades em questão de empregabilidade de graduados no Canadá são:

 

  • University of Toronto
  • McGill University
  • University of British Columbia
  • University of Montreal
  • McMaster University
  • University of Alberta
  • University of Victoria
  • Dalhousie University
  • University of Waterloo

 

Planejar os seus estudos no exterior exige muita pesquisa e boas perspectivas de emprego após a sua graduação são sempre importantes. Entender o que é oferecido no Canadá e os melhores empregos para graduados o ajudará a fazer melhores escolhas.

 

Saiba mais sobre estudar no Canadá:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA