Essenciais
Canadá: Destino de Estudo

10 razões para estudar no Canadá

Das universidades extraordinárias ao mercado de trabalho, conheça 10 das inúmeras razões para estudar no Canadá

10 razões para estudar no Canadá
85

O Canadá é o destino de estudo mais popular entre os brasileiros, segundo a Pesquisa Selo Belta. Sabe por que? Por diversas razões! A seguir, explicaremos dez delas.

 

estudar no Canadá

 

1. Universidades extraordinárias

 

Há três universidades canadenses entre as três melhores do mundo no ranking mais recente da Times Higher Education: a University of Toronto, na 18ª posição; a University of British Columbia, 34ª; e a McGuill University, 42ª. As três subiram de classificação em relação ao ano anterior.

 

Mas não vai pensando que estas são as suas únicas escolhas de universidades canadenses de alta qualidade, não. A oferta é enorme! São mais de 250 instituições, divididas entre universidades, faculdades, institutos tecnológicos, escolas técnicas e politécnicas.

 

Você pode escolher entre mais de 15 mil cursos oferecidos por universidades e mais de 8 mil pelas demais instituições.

 

Conheça algumas opções excelentes:

 

Centennial College

 

 

Inaugurada em 1966, a Centennial College é uma faculdade da comunidade local, com um ambiente acolhedor, e, ao mesmo tempo, é uma instituição internacionalmente reconhecida, recebendo mais de 9.000 estudantes estrangeiros de 134 países diferentes – não é à toa que 80 idiomas são falados no campus e a faculdade foi eleita a escolha número um dos alunos internacionais nos últimos dez anos.

 

Entre em contato com a Centennial College.

 

Trent University

 

 

Especializada no aprendizado interativo, a Trent University é uma das cinco melhores universidades de todo o Canadá, com dois campi próximos a Toronto e estudantes vindos de mais de 70 países diferentes. A Trent enfatiza a liderança e a transformação social: os seus alunos são incentivados a colaborar, inovar e se envolver com a vida estudantil. Além de tudo isso, há bolsas de estudo disponíveis para cidadãos globais de C$ 2.000 a C$ 24.000 por ano.

 

Baixe o catálogo da Trent University gratuitamente.

 

Humber College

 

 

Com uma comunidade acolhedora de mais de 6.500 estudantes internacionais de 130 países, você se sentirá em casa na Humber College, mesmo em uma população discente de 33.000 integrantes. São mais de 180 cursos em dois campi localizados em Toronto! Mesmo com o número de estudantes, a Universidade mantém salas de aulas pequenas para que cada um deles receba atenção personalizada de professores e tutores especializados em suas respectivas áreas de estudo.

 

Baixe o catálogo da Humber College gratuitamente.

 

2. Um destino financeiramente acessível

 

De maneira geral, o Canadá é um país mais acessível no âmbito financeiro em comparação a outros grandes destinos de estudo, como Estados Unidos e Reino Unido.

 

Os estudantes internacionais precisam investir, em média, US$ 20.600 por ano acadêmico nas graduações canadenses (com exceção das áreas de Medicina e Enegenharia), quando nos Estados Unidos o investimento é estimado em US$ 26.290 anuais.

 

Sem contar que o dólar canadense é mais barato que o dólar americano, o euro e a libra esterlina. Assim, além de taxas de ensino mais baixas, o seu custo de vida será mais em conta.

 

3. Multiculturalismo

 

Como um país bilíngue, o Canadá é um destino de estudo atraente para estudantes internacionais que gostariam de se sentir parte de uma sociedade acolhedora.

 

O inglês e o francês são os dois idiomas oficiais do país, portanto, você pode escolher aprender uma ou as duas línguas em um curso de idioma no Canadá; ou, caso faça uma graduação ou pós-graduação, escolher o idioma oficial de instrução da sua universidade.

 

Além disso, por ser um país multicultural por natureza, que valoriza as diferenças da sua população, você se sentirá menos receoso em relação à sua proficiência para se comunicar com os locais.

 

4. Belezas naturais

 

intercâmbio canadá

 

O Canadá é reconhecido mundialmente pelas suas belezas naturais de tirar o fôlego. Sabemos que você precisará se focar nos estudos enquanto estiver por lá, no entanto, também haverá tempo livre para viajar pelo país e explorar todas as paisagens que ele tem a oferecer.

 

Na hora de escolher a sua cidade no Canadá, considere a região que você irá morar e se ela atende às suas preferências de lazer – por exemplo, se fica perto de montanhas, para você fazer trilhas ou continuar a sua prática de corrida.

 

Manter atividades físicas e momentos de distração tem um impacto grande no seu bem-estar e no sucesso dos estudos. O Canadá é especialmente interessante para quem gosta de atividades ao ar livre, com todas as opções de caminhadas, trilhas, canoagem, escalada, esqui, snowboarding, remo, entre várias outras.

 

5. Áreas de estudo populares

 

Se você estiver interessado em cursar uma destas três áreas de estudo a seguir, o Canadá é a escolha certa para você:

 

cursos no Canadá

 

Estas foram as áreas mais procuradas no Canadá na nossa mais recente pesquisa (2018-219). O país também é líder em campos como tecnologia da informação, high-tech, engenharia, MBA, entre outros.

 

6. Estudantes internacionais

 

Havia mais de 570.000 estudantes internacionais de 186 países no Canadá em 2018. Desde 2010, o crescimento desse número foi de 154% -os brasileiros representaram 2%. Isso é só mais uma prova da receptividade do Canadá!

 

estudantes internacionais no Canadá

 

Atenção: com o aumento do interesse pelo país como destino de estudo, as regras para obtenção de visto estão ficando mais rígidas. Leias nossas 3 dicas essenciais para tirar o visto de estudante para o Canadá!

 

7. Qualidade de vida

 

O Canadá tem três cidades entre as dez melhores do mundo para se viver, na lista anual da Economist Intellegence Unit, e esse resultado é recorrente.

 

qualidade de vida no Canadá

 

O ranking, chamado Global Liveability Index, avalia 140 grandes cidades do mundo em cinco métricas de qualidade:

 

  • Estabilidade/Segurança
  • Saúde Pública
  • Cultura e Meio Ambiente
  • Educação
  • Infraestrutura

 

8. Segurança

 

Falando em segurança, o Canadá é um dos dez países mais seguros do mundo, segundo diferentes ranking confiáveis, como o World Population Review (6º lugar), World Atlas (6º), Safe Around (7º) e Global Peace Index (6º).

 

Este fator deve ser, com certeza, avaliado na sua escolha de destino de estudo, considerando que você se mudará sozinho para um novo país. É importante saber que você estará seguro e amparado no seu novo lar – sem contar que esse fator deixará a sua família muito mais tranquila em relação à sua viagem.

 

9. Trabalho após os estudos

 

Pelas regras atuais, os estudantes internacionais podem solicitar a troca do visto de estudante por uma permissão de trabalho após a graduação (post-graduation work permit), que permite uma estadia adicional de três anos no Canadá para encontrar um trabalho ou tentar a admissão em uma pós-graduação. Esse também é o primeiro passo para conseguir uma residência permanente.

 

De acordo com a pesquisa da CBIE com estudantes estrangeiros no Canadá, 60% deles planejam se inscrever para uma residência permanente ao concluírem os estudos. Além disso, 75% responderam que estavam interessados em continuar os estudos acadêmicos no país.

 

Estes dados comprovam que os estudantes estão escolhendo o Canadá como destino por uma combinação de fatores, incluindo a facilidade de permanecer no país após a conclusão dos estudos para, entre tantos motivos, dar início a uma carreira internacional.

 

10. Mercado de trabalho aberto a estrangeiros

 

Para finalizar, o mercado de trabalho do Canada vive uma escassez de mão de obra qualificada em uma série de setores, como explicamos aqui. Com isso, as suas chances de conquistar uma vaga profissional no país se potencializam, em especial se você tiver um diploma acadêmico de uma instituição de ensino superior canadense e a fluência no inglês e/ou no francês.

 

10 razões para estudar no Canadá

 

Leia também:

Canadá enfatiza diversidade na nova estratégia educacional internacional

A experiência bilíngue de estudar em Montreal e morar com uma família canadense

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

10 razões para estudar no Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

Destino de estudo: Toronto

Toronto está localizada na costa norte do Lago Ontário e é a maior cidade e a capital da província de Ontário. Originalmente chamada de York quando fundada pelos britânicos no século 18, atualmente, seis milhões de pessoas residem na região metropolitana de Toronto. Não é de se espantar que a maior cidade do Canadá – o primeiro país a desenvolver uma política nacional de multiculturalismo – tenha três Chinatowns diferentes, uma Little Italy e uma Greektown

3487