Essenciais
Canadá: Destino de Estudo

35 fatos e curiosidades sobre o Canadá

35 fatos e curiosidades sobre o Canadá: geografia, cultura, história, comida, esportes e aleatoriedades canadenses.

35 fatos e curiosidades sobre o Canadá

Você já conhece as várias razões para estudar no Canadá. Agora, trouxemos a seguir alguns fatos e curiosidades sobre o país que te deixarão com ainda mais vontade de conhecê-lo!

 

Fatos e curiosidades sobre o Canadá

 

1. Mais da metade da população do Canadá tem um diploma acadêmico. Isso faz com que ele seja um dos países mais instruídos do mundo, juntamente com Finlândia, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros países.

 

2. Além disso, a taxa de alfabetização do Canadá é superior a 99%.

 

3. Só em 2010, o Canadá acolheu 280.681 novos residentes – e isso não inclui trabalhadores temporários e estudantes internacionais. Essa é só mais um aprova de como o país é multicultural e tem uma política de acolhimento de imigrantes.

 

Geografia do Canadá

 

4. Com 9,984 milhões de km², o Canadá é o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia. (O Brasil é o quinto!)

 

5. A menor temperatura já identificada no Canadá foi de -63 °C em 1947 em Snag, em Yukon. De fato, esse marco fez com que a vila ganhasse o título do “lugar mais frio da América do Norte”, invicto até hoje.

 

6. O Canadá contém 9% do suprimento de água renovável do mundo. Só em Ontário, há mais de 250.000 lagos – aproximadamente um quinto de toda a água doce do planeta!

 

Lagos em Ontário, no Canadá

 

7. O Canadá tem a costa litorânea mais longa do mundo, são mais de 240.000 quilômetros. A segunda maior é da Noruega de 58.000.

 

8. A fronteira entre Canadá e Estados Unidos, oficialmente chamada de Fronteira Internacional, é a maior do mundo com 8.891 quilômetros, contando inclusive com o Alasca, que fica ao oeste do Canadá, separado dos EUA continentais.

 

9. De acordo com um senso de 2001, 42,6% dos canadenses são católicos romanos; 23,3% são protestantes; e 16% afirmam não ter religião.

 

10. Alert, no território de Nunavut, é o assentamento permanente mais ao norte do mundo.

 

11. Montreal é a segunda maior cidade francófona do mundo (que tem o francês como idioma oficial), atrás apenas de Paris, na França.

 

12. Ottawa, a capital canadense, é a segunda capital mais fria no mundo, perdendo só de Moscou, na Rússia.

 

13. Seis cidades canadenses tem população de mais de 1 milhão de habitantes: Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary, Edmonton e Ottawa.

 

14. A rodovia mais longa do mundo é a Trans-Canada Highway, de 7.604 quilômetros de comprimento, unindo as dez províncias do país.

 

Trans-Canada Highway, no Canadá

Trecho da Trans-Canada Highway no Parque Nacional Banff, em Alberta.

 

15. Metade de todo o território do Canadá é coberto por florestas. Isso significa que o país tem um décimo de todas as florestas do mundo.

 

História do Canadá

 

16. Acredita-se que a costa leste do Canadá tenha sido colonizada por vikings por volta de 1.000 a.C. com base em evidências arqueológicas de um assentamento encontrado em L’anse aux Meadows, em Terra Nova.

 

17. A primeira pessoa a explorar o Canadá foi Giovanni Cabot (conhecido como John Cabot), um navegador italiano. Há até uma instituição nomeada em sua homenagem, a John Cabot University, uma pequena universidade americana de artes liberais localizada em Roma, na Itália.

 

18. O Canadá se tornou país oficialmente em 1º de julho de 1867, quando o Ato constitucional de 1867 (antigamente chamado de Ato da América do Norte Britânica) foi aprovado pelo Parlamento Britânico.

 

19. O lema canadense é a frase em latim A Mari Usque ad Mare, que significa “De mar a mar”.

 

Cultura do Canadá

 

20. Os canadenses são responsáveis por algumas das invenções mais importantes do mundo, como o querosene, o microscópico eletrônico, o órgão eletrônico, a insulina, o sistema de filmes IMAX, o snowmobile (veículo para viajar pela neve) e o fogão elétrico.

 

inverno no Canadá - snowmobile

Snowmobile no Canadá.

 

21. Várias escritoras famosas nasceram no Canadá. Alguns exemplos: Lucy Maud Montgomery, autora de Anne de Green Gables, que resultou na fofíssima série Anne with na E, da Netflix; Margaret Atwood, autora da distopia O conto da Aia, que originou a série The Handmaid’s Tale; e a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, Alice Munro.

 

22. E há também os músicos, cantores, atores e atrizes: Paul Anka, Neil Young, Avril Lavigne, Rush, Bryan Adams, Drake, Celine Dion, Shania Twain, Justin Bieber, Sandra Oh, Ryan Gosling, Ryan Reynolds, Seth Rogen, Jim Carrey, Michael J. Fox, Rachel McAdams, Ellen page, Michael Cera, Donal Sutherland, Keanu Reeves, Anna Paquin, Kiefer Sutherland, Mathew Perry, entre váaaarios outros.

 

23. O poeta canadense Charles Fenerty inventou o papel produzido a partir da madeira. Em 1839, ele começou suas experiências e em 1841 surgiu o primeiro papel da polpa da madeira.

 

24. O shopping chamado West Edmonton Mall, em Edmonton, na Alberta, já foi o maior do mundo. Atualmente, ele é o quinto, mas ainda contém o maior parque de diversos indoor do mundo.

 

West Edmonton Mall, no Canadá

Parque de diversões e parque aquático do West Edmonton Mall.

 

Esportes no Canadá

 

25. O Canadá já sediou os Jogos Olímpicos três vezes: 1976 em Montreal; 1988 em Calgary; e 2010 em Vancouver.

 

26. Foi um canadense quem inventou o basquete! O esporte nasceu em 1891, quando o professor James Naismith queria que seus alunos na escola YMCA Training School, em Springfield, Massachusetts, praticassem uma atividade coletiva indoor durante os meses de inverno.

 

27. Mesmo com a invenção do basquete (e da luva de basebol também), hóquei e lacrosse são os esportes nacionais do Canadá. Com o inverno rigoroso, as pessoas podem praticar o hóquei no gel em lagos e rios congelados.

 

Esportes no Canadá - hóquei, esporte nacional

 

Comida do Canadá

 

28. Apesar de não ser muito conhecido por isso, o Canadá é um dos maiores produtores de queijo do mundo. São mais de 350.000 toneladas de mais de 30 variedades. O cheddar é o mais popular no país: acredita-se que cada canadense consuma 10,6 quilos por ano!

 

29. A folha de bordô (ou maple) é considerada um símbolo do país – tanto que é até representada na bandeira nacional. O bordô é uma árvore muito comum em todo o território canadense. Por causa disso, o Canadá também é um dos principais produtores de maple syrup – ou xarope de bordô: aquela calda açucarada que se joga por cima de panquecas.

 

xarope de bordo do Canadá - maple syrup

A folha símbolo do Canadá e uma garrafa de xarope de bordô (maple syrup).

 

30. A cervejaria Mossehead Brewery, em Saint John, na província de Nova Brunswick, produz 1.642 garrafas por minuto.

 

31. Apesar de também não ser tão conhecido pelos seus vinhos, há vinícolas na Colúmbia Britânica, Ontário, Quebec e Nova Escócia. Além disso, o Canadá produz um tipo diferente da bebida: o icewine a partir de uvas congeladas. Ele tem consistência licorosa e normalmente é servido para acompanhar a sobremesa.

 

Aleatoriedades sobre o Canadá

 

32. Os canadenses podem deduzir várias coisas do imposto de renda, inclusive os gastos com comida de cachorro.

 

33. Os canadenses têm o costume linguístico de terminar as frases com “eh”. É quase como o nosso “né” ou “viu”. É uma característica só deles e, inclusive, é alvo de piadinhas dos americanos.

 

cultura do Canadá

 

34. Falando nisso, o Canadá e os Estados Unidos têm uma rixa histórica parecida com a do Brasil e Argentina. Os canadenses são mundialmente conhecidos por serem acolhedores, simpáticos e até educados demais, característica cujos americanos – mais famosos pela competitividade e arrogância – gostam de tirar sarro.

 

35. Há 630 espécies de pássaros no Canadá. Mas o urso-pardo é símbolo nacional.

 

Fontes: Facts Slides, Fact Retriever e Hike Bike Travel.

 

Leia também:

Canadá: 3 dicas essenciais para tirar o seu visto de estudante

A experiência bilíngue de estudar em Montreal

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação

Leitura recomendada

Destino de estudo: Toronto

Toronto está localizada na costa norte do Lago Ontário e é a maior cidade e a capital da província de Ontário. Originalmente chamada de York quando fundada pelos britânicos no século 18, atualmente, seis milhões de pessoas residem na região metropolitana de Toronto. Não é de se espantar que a maior cidade do Canadá – o primeiro país a desenvolver uma política nacional de multiculturalismo – tenha três Chinatowns diferentes, uma Little Italy e uma Greektown

3.5K